quarta-feira, 25 de junho de 2014

Filas e mais filas na Ciretran (Detran) que fica no prédio da Delegacia Regional de Polícia perto da Vila Germânica. O internauta Claudio Bretzke reclama do atendimento e da demora para retirar e entregar documentos de veículos em Blumenau. Veja o que diz o Ciretran:

Filas e mais filas na Ciretran (Detran) que fica no prédio da Delegacia Regional de Polícia perto da Vila Germânica. O internauta Claudio Bretzke reclama do atendimento e da demora para retirar e entregar documentos de veículos em Blumenau. 
Veja o que diz o Ciretran:
Foto enviada pelo internauta Claudio J Bretzke

Veja o e-mail que recebemos do internauta Claudio Bretke:

"Podes colocar no teu blog sobre a vergonha que está o atendimento no DETRAN de Blumenau para entrega e retirada de documentos de veículos? A fila está imensa, e parece que sempre está assim. Muito pior do que antes quando estava no centro."
Claudio J Bretzke
  
Foto arquivo de Jaime Batista (Blog do Jaime)


Veja a resposta da Ciretran Blumenau Delegacia Regional de Polícia. 

"Prezado Jaime:



Para te responder busquei conversar com o Marcos Kurth, Supervisor da 3ª CIRETRAN de Blumenau e ele me explicou o que segue:
Realmente há momentos de picos de atendimento e há formação de filas, só para teres uma ideia, a média de atendimento diário é de mais de 800 pessoas, e quando há sazonalidade, ou seja, últimos dias do mês, chegasse ao pico de mais de 1.500 atendimentos em um único dia, há também o problema do horário do fim da manhã e início da tarde, onde há uma procura maior mas, é horário de troca de atendentes e, como estes são estagiários (estudantes), não podemos obrigá-los a deixar de fazer suas refeições e continuar no atendimento, visto que têm direito à alimentação e em seguida com compromisso com sua formação na faculdade.
Some-se a isso a falta de efetivo, problema crônico do serviço público em geral, mas que na CIRETRAN está bastante problemático em razão da necessidade de contratação imediata e o número excessivo de documentos a serem emitidos, mas, que esbarra ainda em questões burocráticas, mas, um alento, foi autorizado a contratação de mais 5 funcionários e estamos na fase de seleção destes e em breve vamos minorar esse problema de filas, mas como disse, há dias em que com toda a celeridade dos atendimentos ainda assim haverá a formação de filas, devido à grande procura e a rotatividade de funcionários, visto que pelo excesso de trabalho e por não ter perfil de atendimento ao público muitos entram no serviço e logo pedem para sair, causando um defasagem no número de atendentes.
Queríamos ainda informar que há horários e dias em que não há tanto problemas de filas (para teres uma ideia, ao conversar com o Marcos notei que havia apenas uma pessoa sendo atendida com quatro funcionários esperando por usuários do serviço), portanto no início da manhã e no final da tarde há uma menor procura e e o atendimento flui com maior celeridade, assim como, buscar se programar para fazer os documentos no início de mês também vai ter um menor número de usuários, buscando os serviços do CIRETRAN.
Espero ter atendido ao nobre colega e fico a disposição para esclarecimentos."
Antônio Fernando das Neves Filho  
Agente de Polícia Civil 
Delegacia Regional de Polícia de Blumenau/SC
*

VEJA ONDE FAZER O DOCUMENTO DO SEU VEÍCULO (CARRO, MOTO, CAMINHÃO, ÔNIBUS): LICENCIAMENTO, EMPLACAMENTO E TRANSFERÊNCIA:
*
CIRETRAN BLUMENAU - Telefone, endereço e horário de atendimento:
Endereço: Rua Humberto de Campos, 242 - Velha - Blumenau/SC 
Cep: 89.036-050 
Fone: (47) 3378-8440 
Atende: das 8 às 12 e das 13 às 18 horas (senhas até 17 horas, para atendimento até às 18)
Vistoria: das 8 às 12 e das 13h30 às 17h30
*
CITRAN GASPAR
Endereço: Rua Ver. Augusto Beduschi, 257 - Centro - Gaspar/SC
Cep: 89.110-000 
Fone: (47) 3332-3963
Atende: das 8 às 12 e das 14 às 16 horas
*
Ilhota (47) 3343-1182
*
CITRAN INDAIAL
Endereço: Rua Pref. Victor Peters, 44 - Bairro das Nações - Indaial/SC
Fones: (47) 3333-2899/0190/3788
Atende: das 9 às 12 e das 14 às 17h30
*
Apiuna (47) 3353-1190
Ascurra (47) 3383-0145
Rodeio (47) 3384-0004
*
CITRAN POMERODE
Endereço: Rua dos Atiradores, 344 - Centro - Pomerode/SC
CEP: 89.107-000
Fone: (47) 3387-4368
Atende: das 8 às 12 e das 14 às 17 horas
*
CITRAN TIMBÓ
Endereço: Rua Wilhelm Butzke Senior, 312 - Centro - Timbó/SC
Cep: 89.120-000
Fone: (47) 3382-1933
Atende: das 8 às 12 e das 14 às 17 horas
*
Benedito Novo (47) 3385-0488
Doutor Pedrinho (47) 3388-0302
Rio dos Cedros (47) 3386-1190

13 comentários:

Unknown disse...

as vezes filas são estressantes o povo não se toca, o tempo que eles levam pra fazer o doc. particular não consideram que as despesas com combustível, estacionamento, stress tempo, era muito mais fácil encaminhar pelo despachante sedo que, uma diferença de 50.00 ou 70.00 reais o pessoal insiste em fazer particular dando todo esse tumulto reclamando se stressando e deixando toda vida pra ultima hora

Anônimo disse...

Por que nao fazem a entrega pelos correios como já é feito em diversas cidades?

silvio ricardo disse...

É facil resolver esta situação, se imprimimos e pagamos os documentos diretos no banco, PORQUE NÃO RECEBER O DOCUMENTO EM CASA. VAMOS ACORDAR GOVERNANTES, pra que fazer o povo sofrer a toa. Vamos ser mais inteligentes e fazer o que o POVO deseja. sigam o exemplo do PARANÁ.
E tenho dito. Silvio

Unknown disse...

Desculpa, mais eu acho muito caro pagar R$ 50,00 ou R$ 70,00 só para não pegar uma fila. Nada sai de graça, pagamos IPVA, Tx licenciamento, Seguro. Temos o direito de fazer sozinhos e temos o direito de sermos bem atendidos. Agora eu quero saber para onde vai o nosso dinheiro?

Rodrigo disse...

Sujeito aí sugerindo fazer com despachante... Por que quanto mais intermediários cobrando taxas é melhor não é? Sinceramente.

O que precisa ser feito é proporcionar mais serviços que possamos fazer remotamente sem precisar se deslocar até lá. Emitir guias, paga-las e receber os documentos via correio. Em outros estados funciona, por que aqui não funcionaria? Simples desburocratização.

Sem mais.

Anônimo disse...

Em muitos estados, como RS, PR, MG e outros a entrega é feita pelos correios. Fica tudo certo sem filas absurdas e excesso de trabalho para os servidores. Vamos mudar esse atraso.

Anônimo disse...

POIS É MEU AMIGO, EXISTE UMA MAFIA ENTRE OS DESPACHANTES QUE IMPEDEM QUE FAZEM O DETRAN DE ENTREGAR OS DOCUMENTOS EM CASA, SE FOR FEITO POR ELES, FATURAM MUITO NA NOSSAS COSTAS, SENDO QUE TEMOS QUE PAGAR DUAS VEZES PARA EMITIR UM DOCUMENTO, EU SEI DE EX CANDITADO A PREFEITO DE BLUMENAU, QUE ESTAVA TENTANDO FAZER IGUAL O SISTEMA DE CURITIBA, MAS FOI IMPEDIDO DE FAZER, POIS OS DESPACHANTES CAIRAM DE PAU EM CIMA DELE... OU SEJA QUEM PAGA A MAIS É SEMPRE O POVO, TAXAS TAXAS IMPOSTOS TRABALHAMOS PARA ELES...

Anônimo disse...

Concordo com os posts acima. Pagar pra não ter que passar por fila? Que é isso? Nós temos que prestar mais atenção a essas questões... Se continuarmos a pagar, quem fatura fica feliz $$$ e eles não melhoram este problema do excesso de fila! Assim como as guias podem ser feitas e pagas on-line, o documento tb deveria ser encaminhado automaticamente assim que o sistema recebesse o pagamento. O novo documento seria emitido e entregue no endereço informado. Deste jeito o Ciretran iria garantir que o cadastro está atualizado e o usuário recebe o documento em casa. Claro que com as devidas preocupações com segurança no site e na garantia de entrega ( serviço próprio de entrega). Basta de coisas de terceiro mundo!!!!! Avança Brasil!!!!

Anônimo disse...

EU nunca precisei do serviço deles até o mimento, mas toda manhã passo na frente e vejo a fila, sempre grande. Minha indignação fica no caso de terem gasto com certeza uma verba bem alta na construção desse prédio. Não podiam ter gasto um pouco mais e feito uma cobertura para o cidadão que ali aguarda, no Sol, no frio, na chuva pelo atendimento? Qual a consideração pela pessoa que é quem paga taxas absurdas, impostos injustos e nunca recebe o minimo necessário por isso?

ROTTA disse...

Sou crítico do DETRAN de SC há muito tempo, pois essa conversa de "grande volume e falta de efetivo" só mascara a verdadeira causa: processos arcaicos e com pouca automação. A extensa maioria das pessoas que estão lá na fila não precisariam estar se o DETRAN/SC investisse em processos mais ágeis e automação. Vide exemplo do PR e SP...

Anônimo disse...

Faz assim: Despachante fica nesta mesma fila!!! que tal!!!

Que injustiça, ganha um monte $$$$$, tem regalias e ainda passa a frente na fila, pq tem guichê especial.

Fora despachantes!!!!

Anônimo disse...

Paguei o IPVA e seguro através dos boletos do site do Detran. Me informei por telefone que precisava levar apenas cópia do RG/CPF e documento do veículo e retirar no Citran.
Para minha surpresa tive de fazer um protocolo e esperar 4 dias para retirar o documento. O mais impressionante é que se o serviço é feito para o despachante, teria o documento em menos de 24h.
Por que fazer o contribuinte se deslocar duas vezes até o Citran? Hoje tudo é feito pela internet, em São Paulo é dada a opção inclusive de pagar uma taxa extra e recebe o documento em casa pelos correios.
O serviço de despachante é um trabalho digno, principalmente para as transferências de veículos, gravames, e outros. Mas apenas quitar o IPVA é ridículo.
A impressão que dá é que o Citran recebe um "por fora" dos despachantes, para complicar a vida do contribuinte, que precisa trabalhar para pagar o IPVA.
Além disso, ao questionar o procedimento, a atendente me informa que se eu tinha pressa, deveria fazer com o despachante. Isso daria uma bela reportagem para o Diário de Notícias e o Diário Catarinense.

Anônimo disse...

Amigos não é questão de impressão que o Ciretran recebe "um por fora" dos despachantes é certeza!Te garanto que até mesmo os(as) atendentes recebem um "agradinho".Sem contar os sangue -sugas da Vistoria veicular,que dificultam a vida dos proprietários na esperança de receber algum.