sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Procon de Blumenau suspende medida que proibia vendas de produtos Mabe Brasil. Agora os produtos das marcas GE, DAKO, Continental e Bosch estão liberados para vendas.

Procon de Blumenau suspende medida que proibia vendas de produtos Mabe Brasil. Agora os produtos das marcas GE, DAKO, Continental e Bosch estão liberados para vendas.
*

Procon suspende medida que proibia vendas de produtos Mabe Brasil.

A partir da tarde desta quinta-feira, dia 30, está suspensa a medida cautelar que proibia a venda de produtos do grupo Mabe Brasil em Blumenau. Comisso, os estabelecimentos comerciais ficam liberados para vender os itens das marcas GE, Dako, Continental e Bosch. A decisão foi tomada após reunião realizada na manhã de hoje no Procon de Blumenau com a presença de representantes legais da empresa e também de coordenadores de órgãos de defesa do consumidor das cidades de Indaial, Brusque e Timbó.
Segundo o coordenador geral do Procon de Blumenau, Alexandre Caminha, o grupo Mabe Brasil apresentou um plano de ações e melhorias que serão implantadas em breve com o objetivo de solucionar as demandas dos consumidores registradas junto aos órgãos municipais. "Eles estão cientes dos problemas que vêm ocorrendo. Por isso, nos esclareceram as dificuldades enfrentadas pela empresa nos últimos meses e se comprometeram a iniciar melhorias no serviço de pós-venda o mais breve possível", explica.
O grupo Mabe Brasil possui atualmente 49 processos tramitando no Procon de Blumenau. Eles tratam de vícios apresentados nos produtos, que pela má qualidade da assistência técnica oferecida ultrapassam o período de resolução previsto pelo Código de Defesa do Consumidor. Para resolver este problema, a empresa se comprometeu em visitar, ainda esta semana, os pontos de assistência técnica e solucionar os impasses que estão gerando a falta de atendimento aos consumidores. Ainda, segundo Caminha, a empresa afirmou que trabalha para implantar já no mês de fevereiro um SAC-Jurídico, para contato direto com os Procons.

"Eles se comprometeram em implantar imediatamente um sistema eletrônico de reclamações e resolver as demandas antes que elas se tornem processos administrativos", conta o coordenador. Neste sentido, Caminha destaca a importância da aplicação da medida cautelar para chamar a atenção do grupo para a necessidade urgente de mudanças na forma como os consumidores são tratados. "Com certeza a partir de agora veremos grandes avanços que serão refletidos não só na região, mas em muitos outros locais que têm problemas com estas marcas", conclui Caminha.

A aplicação da medida cautelar proibindo a venda de produtos das marcas GE, Dako, Continental e Bosch foi realizada na terça-feira, dia 29. A medida aconteceu de forma simultânea nas cidades de Indaial, Brusque, Timbó e São Bento do Sul, integrantes da Associação de Defesa do Consumidor do Vale do Itajaí (Adeconvi).

Fonte: Alexandre Caminha, coordenador do Procon
Assessora de Comunicação: Talita Catie

Casa fica destruída por um incêndio na Rua Pará no bairro Itoupava Seca em Blumenau. A casa estava vazia e não houve feridos. Foto enviada pelo internauta Gilson Nunes

Casa fica destruída por um incêndio na Rua Pará no bairro Itoupava Seca em Blumenau. A casa estava vazia e não houve feridos. 
Foto enviada pelo internauta Gilson Nunes
 Foto enviada pelo internauta Gilson Nunes

ONTEM DIA 30/01/2014 ÀS 19h32min, NA RUA PARÁ, Nº 939-FUNDOS, BAIRRO ITOUPAVA SECA, OCORREU INCÊNDIO EM UMA RESIDÊNCIA DE MADEIRA COM APROXIMADAMENTE 70 METROS QUADRADOS, QUE FOI TOTALMENTE CONSUMIDA PELAS CHAMAS. 
FORAM GASTOS APROXIMADAMENTE 6.000 LITROS DE ÁGUA NO RESCALDO. IDENTIFICOU-SE COMO PROPRIETÁRIO DA RESIDÊNCIA O SR. LUIZ CARLOS DA SILVA, 47 ANOS, E RELATOU QUE A RESIDÊNCIA ENCONTRAVA-SE VAZIA E A ENERGIA ELÉTRICA TINHA SIDO DESLIGADA. NÃO FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A CAUSA DO INCÊNDIO. NÃO HOUVE VÍTIMAS.
*
Fonte: Bombeiros de Blumenau.
Foto enviada pelo internauta Gilson Nunes

Grave acidente ontem na BR 470 no bairro Fortaleza em Blumenau entre uma carreta de Videira um Pálio de Blumenau. A motorista Elaine Manke de 41 anos ficou presa nas ferragens e foi conduzida em estado grave ao hospital.

Grave acidente ontem na BR 470 no bairro Fortaleza em Blumenau entre uma carreta de Videira um Pálio de Blumenau. A motorista Elaine Manke de 41 anos ficou presa nas ferragens e foi conduzida em estado grave ao hospital. 
*
ONTEM DIA 30/01/2014 ÁS 19h41min, NA BR 470, BAIRRO FORTALEZA, OCORREU UM ACIDENTE DE TRÂNSITO ENVOLVENDO UMA CARRETA, CONDUZIDA POR SANDRO TURCATTO, 40 ANOS, QUE NADA SOFREU; E O VEÍCULO FIAT PÁLIO DE COR VERDE, DE BLUMENAU, CONDUZIDO POR ELIANE MANKE, 41 ANOS, QUE ENCONTRAVA-SE PRESA ÀS FERRAGENS E ESTAVA COM FERIMENTOS NA CABEÇA, SUSPEITA DE TRAUMA CRÂNIO (TCE), SUSPEITA DE TRAUMA DE TÓRAX, FERIMENTO LACERANTE NO MEMBRO INFERIOR ESQUERDO, ESCORIAÇÕES GENERALIZADAS. PACIENTE FOI CONDUZIDA AO HOSPITAL POR UMA UNIDADE DO SAMU.
*
Fonte: Bombeiros de Blumenau.

Nova rotatória do Trevo da Rua da Coca começa a ser construída. Será instalada mais uma faixa para veículos no sentido de quem vem do centro para o bairro Itoupava Norte e com isso termina com aquele estreitamento da pista. Veja as fotos:

Nova rotatória do Trevo da Rua da Coca começa a ser construída. 
Será instalada mais uma faixa para veículos no sentido de quem vem do centro para o bairro Itoupava Norte e com isso termina com aquele estreitamento da pista. 
Veja as fotos:
Foto de Jaime Batista da Silva

Obras na rotatória da Rua Fritz Spernau com 2 de setembro seguem durante as próximas semanas.
Uma obra fundamental para melhorar o fluxo veículos na Rua 2 de Setembro foi iniciada nesta semana pela Secretaria de Obras de Blumenau. Trata-se da rotatória no entroncamento com a Rua Fritz Spernau, na Itoupava Norte, que garante mais uma faixa para trânsito sentido centro-bairro. Os trabalhos, conforme estimativas da empresa responsável, seguem durante as próximas semanas.
“As obras são executadas neste mês de janeiro em função do número reduzido de veículos”, ressalta o Secretário de Obras e De Serviços Urbanos, Paulo França.
Os motoristas devem redobrar a atenção no local devido à movimentação de maquinário e operários. Com a alteração na rotatória, os veículos que trafegam em direção ao Bairro Itoupava Norte terão mais uma pista, acabando o antigo estreitamento da via que existia até agora.
 Foto de Jaime Batista da Silva 


As obras na rotatória da Rua 2 de Setembro compõe uma série de intervenções que a Secretaria de Obras executa para revitalizar as ruas Fritz Spernau e Gustavo Luerdes. Para atender a um antigo pedido da comunidade, o Governo de Blumenau está aplicado R$ 1,5 milhão. Recurso pago pelo contribuinte da cidade por meio de um financiamento com o Badesc. No local são executados os serviços de drenagem, pavimentação, passeios nos dois lados das vias e implantação de ciclofaixa/ciclovia.

O Secretário Paulo França também argumenta que o Samae está implementando melhorias na rede de água nas vias e, em seguida, outra equipe atuará na construção das calçadas, sinalização e ciclovia. Trabalhando de maneira integrada e evitando o retrabalho e o desperdício. Todos os serviços serão concluídos nos próximos meses.
Foto de Jaime Batista da Silva


As intervenções são executadas em 1.384,22 metros de extensão das duas vias, ligando, com pavimento asfáltico, as ruas 2 de Setembro, no bairro Itoupava Norte, e Júlio Michel, no Fortaleza. Assim, a comunidade ganhará mais um acesso asfaltado desde a BR 470 até o centro da cidade.

Confira a programação dos trabalhos na Rua Fritz Spernau:
Remoção e Reforço - quinta (30/01) e sexta (31/01);
Imprimação - sexta (31/01);
Reperfilagem - segunda (03/02);
Meiofio - segunda (03/02) até quinta (06/02).
A capa asfáltica final deve ser executada na semana do dia 10 de fevereiro. Ainda haverá o preenchimento dos canteiros com barro e o plantio de grama. 


Fonte: Paulo França, secretário Municipal de Obras
Assessor de Comunicação: Tarciso Souza

Tribunal de Justiça de SC informa que o Estádio do Sesi em Blumenau precisa de reparos, mas pode sediar os jogos. Então quem interditou o estádio?

Tribunal de Justiça de SC informa que o Estádio do Sesi em Blumenau precisa de reparos, mas pode sediar os jogos. 
Então quem interditou o estádio?
Foto de Jaime Batista da Silva

O Tribunal de Justiça vem a público esclarecer que a decisão do desembargador Gaspar Rubick, ao confirmar liminar do juízo da comarca de Blumenau, em ação civil pública promovida pelo Ministério Público em busca da regularização das dependências do Complexo Esportivo do Sesi, naquela cidade, envolve a obrigatoriedade daquela entidade em promover as adequações apontadas como necessárias em laudos anteriormente emitidos pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros. 

Eventual descumprimento de prazos ou mesmo insurgência contra tal desiderato poderá acarretar multas e até mesmo a interdição física do estabelecimento esportivo, conforme consta na decisão da Justiça de 1º grau. 
Embora o Sesi tenha interposto agravo de instrumento no TJ com pedido de liberação de seu estádio, para poder negociar sua cessão ao Clube Atlético Metropolitano, não havia e não há – até este momento - comando judicial que determine a interdição do estádio (Agravo de Instrumento n. 2013.064421-1).

Metropolitano vence o jogo contra o Joinville em 2 a 1 e se mantém na liderança do Campeonato Catarinense. O jogo era para acontecer no Sesi em Blumenau e a Justiça interditou, e o jogo foi em Itajaí.

Metropolitano vence o jogo contra o Joinville em 2 a 1 e se mantém na liderança do Campeonato Catarinense. 
O jogo era para acontecer no Sesi em Blumenau e a Justiça interditou, e o jogo foi em Itajaí.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

VERGONHA: A Construvias garantiu ao blog que iria recomeçar as obras da Ponte da Rua Erich Belz nesta quarta-feira dia 29 de janeiro. Até agora nada. A prefeitura de Blumenau informa que a empresa já foi notificada e aguarda resposta até nesta sexta-feira. Veja o comunicado da Secretaria de Obras:

VERGONHA: A Construvias garantiu ao blog que iria recomeçar as obras da Ponte da Rua Erich Belz nesta quarta-feira dia 29 de janeiro. Até agora nada. 
A prefeitura de Blumenau informa que a empresa já foi notificada e aguarda resposta até nesta sexta-feira. Veja o comunicado da Secretaria de Obras:
 Foto de Jaime Batista da Silva
*
VEJA AGORA O COMUNICADO DA SECRETARIA DE OBRAS DE BLUMENAU:
A Secretaria de Obras esclarece que está, dentro da legalidade, exigindo o reinício imediato dos trabalhos na Rua Erich Belz. Na última semana a empresa foi notificada sobre as exigências da Prefeitura de Blumenau e, conforme os prazos legais, o poder público aguarda a manifestação da contratada para executar os serviços.

- Na semana passada o Secretário de Obras, Paulo França, esteve reunido com a comunidade e Vereadores tratando deste assunto. Uma nova audiência ficou agendada para a próxima semana.

- A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, já estuda medidas para amenizar os transtornos vividos pelos moradores da região, inclusive abrindo um diálogo com o Ministério Público para que reforce o pedido de reinício dos trabalhos a empresa contratada.

- Cabe salientar que a Secretaria de Obras concorda com a indignação dos moradores e também compreende que a empresa contratada não está agindo de maneira respeitosa e correta com os contribuintes e com a cidade. Por isso, o Governo está buscando todas as formas legais para garantir execução dos serviços.

- A Ponte da Rua Erich Belz possui os recursos garantidos, na ordem de R$ 625 mil. E a obra foi contratada ainda em 2012.
  Foto de Jaime Batista da Silva

- A situação da Ponte da Rua Erich Belz é a mesma identificada em todas as outras obras contratadas com a empresa executora (e contratada por licitação de menor preço). Também é de responsabilidade da contratada (Construvias) as obras: Ponte da Rua Selma Volles; Ponte Jacob Ineichen; Galeria E Ponte Rua Julio Rudiger Sênior; Pavimentação das Ruas Arnoldo Beck e Jacob Ineichen. Todas estão paradas. Em todas a Prefeitura está legalmente notificando e cobrando o reinício dos trabalhos.

- Caso a empresa não cumpra com o estabelecido em contrato ou deixe de atender as exigências da Prefeitura após as notificações, o contrato pode ser rescindido.
Fonte: Secretaria de Obras de Blumenau (Dia 30/01/2014)
 Foto de Jaime Batista da Silva

Veja as fotos do ator da Rede Globo Júlio Rocha ( o Dr. Jaques da novela Amor à Vida) que esteve em Blumenau durante a inauguração da 1ª Loja LG no Neumarkt Shopping.

Veja as fotos do ator da Rede Globo Júlio Rocha ( o Dr. Jaques da novela Amor à Vida) que esteve em Blumenau durante a inauguração da 1ª Loja LG no Neumarkt Shopping.
*
Ele atendeu os fãs e distribuiu abraços, deu autógrafos, tirou fotos e também dançou com as fãs.
Foto de Jaime Batista da Silva
 Foto de Jaime Batista da Silva
 Foto de Jaime Batista da Silva
 Foto de Jaime Batista da Silva 
Foto de Jaime Batista da Silva 
Foto de Jaime Batista da Silva 
 Foto de Jaime Batista da Silva
 Foto de Jaime Batista da Silva
 Foto de Jaime Batista da Silva
Foto de Jaime Batista da Silva

Sem ar condicionado: Sindicato dos bancários promove paralisação na Agência do Santander no início da Rua XV de Novembro de Blumenau por falta de funcionamento do ar condicionado. A agência está fechada e somente os caixas eletrônicos e o setor de pessoa jurídica estão aberto ao público.

Sem ar condicionado: Sindicato dos bancários promove paralisação na Agência do Santander no início da Rua XV de Novembro de Blumenau por falta de funcionamento do ar condicionado. 
A agência está fechada desde ontem e somente os caixas eletrônicos e o setor de pessoa jurídica estão aberto ao público.
 Foto de Jaime Batista da Silva

Sindicato promove paralisação na Agência do Santander de Blumenau por falta de ar condicionado.

O SEEB Blumenau e Região promove paralisação na Agência do Santander, no início da Rua 15 de Novembro, em Blumenau, nesta quarta-feira 29/1 e nesta quainta-feira 30/01, por falta de funcionamento de ar condicionado, com a permanência de todos os empregados fora da Agência, com exceção da administração. 
Às 7 horas da manhã, os dirigentes do SEEB instalaram alguns ventiladores velhos na entrada da Agência para denunciar aos clientes, usuários, e à população em geral, a precariedade do sistema de ar condicionado que o Banco Santander tem. Simplesmente os empregados reclamam que não há refrigeração na agência por problemas no sistema de ar condicionado. A temperatura neste Verão em Blumenau se apresenta como uma das mais elevadas do País e é inadmissível que um Banco, como o Santander, que lucra exorbitantemente, com o trabalho de seus empregados, não tenha, minimamente, um sistema de ar condicionado condizente às necessidades do prédio, não somente para os bancários como também para os clientes e usuários que frequentam a principal agência da cidade. E como a Agência já tem um histórico no SEEB, com assédio moral, inclusive, cartazes da Campanha Salarial 2013 sobre Assédio Moral também foram afixados! Até o início da tarde, houve movimentação para solucionar os problemas, sob pena de que o SEEB manteria a paralisação no dia seguinte, até a efetivação do conserto. É o velho ditado: “Só com pressão as coisas são resolvidas!” Outras agências também foram notificadas pelo Sindicato nos últimos dias, como agências do Banco do Brasil do centro e da Itoupava Norte, agência do Bradesco Centro, Itaú do centro (antigo Banestado), e o Banco Safra. Se os problemas nos sistemas de ar condicionado dessas agências não forem solucionados, o Sindicato irá promover mais paralisações.
Fonte: SEEB BLUMENAU E REGIÃO
 Foto de Jaime Batista da Silva

Justiça interdita o Estádio do Sesi em Blumenau por falta de segurança. O jogo de hoje entre Metropolitano e Joinville foi transferido para Itajaí às 19h30. Mas durante este dia, poderá haver novas alterações: Veja no santa.com.br

Justiça interdita o Estádio do Sesi em Blumenau por falta de segurança.
 O jogo de hoje entre Metropolitano e Joinville foi transferido para Itajaí às 19h30. Mas durante este dia, poderá haver novas alterações:
*

Veja no santa.com.br a cobertura completa:
Entenda a polêmica que afasta por tempo indeterminado o Campeonato Catarinense do Estádio do Sesi:

Foto de Jaime Batista da Silva

Hoje dia 30/01 tem Sommerfest - Oktoberfest de Verão no Parque Vila Germânica em Blumenau. Show dos Velhos Kamaradas será às 19h30. Terá também a Banda XV Show e Lino Orquestra.

Hoje dia 30/01 tem Sommerfest - Oktoberfest de Verão no Parque Vila Germânica em Blumenau. Show dos Velhos Kamaradas será às 19h30. Terá também a Banda XV Show e Lino Orquestra.
Ingressos*:
Inteira: R$10,00
Meia: R$ 5,00
*Os visitantes que forem trajados tipicamente têm direito ao benefício da meia-entrada, conforme regulamenta a lei ordinária municipal 7.886.

Foto de Jaime Batista da Silva

Show dos Velhos Kamaradas abrirá a quarta noite da Sommerfest 2014.
Cantando uma música que fala sobre amigos que há muito não se viam, sobre o momento feliz do reencontro e fazendo uma saudação à vida, no bom e docemente nostálgico alemão bavariano. É assim que o Show dos Velhos Kamaradas receberá os sommerfesteiros nesta quinta-feira, dia 30 de janeiro. A já popular atração, que a cada apresentação conquista mais admiradores, sobe ao palco do Biergarten da Sommerfest Blumenau 2014, às 19h30.

O grupo é composto pelos tão experientes quanto alegres senhores do Coral Männerchor Liederkranz e pela Banda Kneipen Musikanten. O Coro Masculino Liederkranz surgiu em 1907, como um movimento natural dos grupos de primeiros imigrantes alemães da região do Vale do Itajaí, que nos momentos de lazer se encontravam para entoar as canções e hinos do folclore germânico. Em 1937, os senhores se uniram a outros grupos, formando um grande coro misto que deu origem à Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes.
Foto de Jaime Batista da Silva

Após 25 anos, em 1962, o coro masculino voltou a se reunir no Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau, local em que se encontra até hoje para os ensaios. Em 2010, o Liederkranz, juntamente com a Banda Kneipen Musicanten, montou o Show dos Velhos Kamaradas. Naquele mesmo ano, o show foi ovacionado pelo público da Oktoberfest Blumenau e considerado umas das atrações de maior destaque daquela edição da festa de outubro. A apresentação, desde então, tem como cenário mesas imitando as dos bares tipicamente alemães e seu repertório é permeado de canções folclóricas internacionais, cantadas em alemão.

Na Oktoberfest de verão, o Show dos Velhos Kamaradas também foi tratado em sua primeira apresentação, no dia 16 de janeiro, com deferência pelo público. “Ver pessoas de certa idade, chegando acomodadas em cadeira de rodas para assistir nossa bagunça organizada no palco; a receptividade do público e seu entusiasmo durante o show, são motivos de alegria, satisfação, que lavam e engrandecem nossa alma”, declara emocionado Haraldo Krieger, um componente do coral.

Grupo Folclórico
Além do Show dos Velhos Kamaradas, o Biergarten recebe também a apresentação do Grupo Folclórico Germânia e tem sua noite fechada pela animação da Banda Kneipen Musikanten. No setor 1, quem dá início à programação musical é a Banda XV Show. Às 22h a música cede a vez ao Concurso de Bebedores de Chope em Metro Sem Álcool. Quem segue animando os visitantes naquele espaço serão Lino e Orquestra. Nos fundos do setor 1, o público poderá também participar das competições do Rei do Tiro, organizadas pela Sociedade de Atiradores de Blumenau, Schützenvereine.

A Sommerfest 2014 acontece todas as quintas-feiras, a partir das 19h, até o dia 13 de fevereiro, no Parque Vila Germânica. Os ingressos da Oktoberfest de Verão custam R$10,00. Os visitantes trajados tipicamente têm direito ao benefício da meia-entrada, conforme regulamenta a lei ordinária municipal 7.886.

Assessora de Comunicação: Ana Matesco

Atenção meninas: Veja quem estará na abertura da 1ª Loja LG em Blumenau no Neumarkt Shopping nesta quinta-feira dia 30 de janeiro às 19h30. O ator Global Júlio Rocha da novela Amor à Vida - "Dr. Jacques".

Atenção meninas: Veja quem estará na abertura da 1ª Loja LG em Blumenau no Neumarkt Shopping nesta quinta-feira dia 30 de janeiro às 19h30. 
O ator Global Júlio Rocha da novela Amor à Vida - "Dr. Jacques". 


LG inaugura primeira loja em Blumenau no Neumarkt Shopping.

Foto divulgação

Protesto em outdoor: Sintraseb (Sindicato Único dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Blumenau) espalharam 8 outdoors para protestar contra o prefeito e 11 vereadores que aprovaram a Lei Orçamentária sem uma política de reposição salarial aos servidores.

Protesto em outdoor: Sintraseb (Sindicato Único dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Blumenau) espalharam 8 outdoors para protestar contra o prefeito e 11 vereadores que aprovaram a Lei Orçamentária sem uma política de reposição salarial aos servidores.
Foto de Jaime Batista da Silva (Foto outdoor no bairro Fortaleza perto do Terminal de ônibus)

Defesa Civil de SC emite alerta para forte onda de calor e o alto índice dos raios ultravioletas do sol. No Vale do Itajaí (Blumenau) a sensação de calor deve chegar à 50ºC. Veja algumas recomendações: Veja as fotos do Sol nesta manhã quente em Blumenau:

Defesa Civil de SC emite alerta para forte onda de calor e o alto índice dos raios ultravioletas do sol. No Vale do Itajaí (Blumenau) a sensação de calor deve chegar à 50ºC. 
Veja algumas recomendações:
Foto de Jaime Batista da Silva (Foto dia 29/01/2014)


Aviso para onda de calor intenso e UV extremo: 
Uma nova massa de ar quente e desta vez mais duradoura vai influenciar SC no fim de janeiro e primeira semana de fevereiro. Os dias serão de sol entre algumas nuvens com chance de chuva rápida de verão entre a tarde e noite, por vezes acompanhadas de temporais localizados. As temperaturas passam rapidamente dos 30°C já no final da manhã e se aproximam dos 40°C à tarde, especialmente no Litoral e Vale do Itajaí, regiões que a sensação de calor pode alcançar 50ºC. Neste período o índice ultravioleta segue extremo, sendo de fundamental importância os cuidados com a pele. Fonte: Epagri/Ciram. 
*
 Veja as fotos do Sol nesta manhã quente em Blumenau:
Foto de Jaime Batista da Silva

Recomendações da Defesa Civil
Onda de calor intenso:
*
Faça
Use ar condicionado ou permaneça em locais com ar condicionado tais como shoppings e bibliotecas
Use ventiladores portáteis para ventilar ambientes, mas para temperaturas mais altas que 35 graus podem não evitar problemas de saúde relacionados ao calor
Procure manter os ambientes com temperaturas mais baixas do que 32 graus, especialmente naqueles com idosos ou com condições crônicas de saúde
Tome banho frio
Minimize exposições diretas ao sol
Hidrate, bebendo água regularmente e outros líquidos não alcoólicos
Coma alimentos leves, frescos e de fácil digestão tais como frutas e saladas
Vista roupas folgadas e de cores mais claras
Tenha cuidados especiais com mais idosos, doentes ou pessoas frágeis que podem precisar de ajuda para responder ao calor 

*
Foto de Jaime Batista da Silva 

Não faça
Direcionar ventiladores portáteis para si quando as temperaturas no ambiente estiverem mais altas do que 32 graus
Deixar crianças e animais sozinhas nos carros durante qualquer período de tempo
Beber álcool para manter fresco
Comer alimentos quentes, pesados ou de difícil digestão
Vestir roupas pesadas e escuras 
*

Foto de Jaime Batista da Silva 

Indices UV Extremos
Para Índices UV maiores que 11 significa risco extremamente prejudicial à exposição desprotegida ao sol. Tome precauções porque a pele e olhos desprotegidos podem queimar em minutos. 
*
Procure evitar exposição ao sol entre às 10 a.m. (manhã) e 4h p.m (tarde).
Se permanecer ao ar livre, procure sombras e use roupas protetoras adequadas, bonés e chapéus e óculos de sol com bloquador UV.
Aplique generosamente filtros solares com espectro amplo SPF 30+ a cada duas horas, mesmo em dias nublados e após nadar ou suar
Cuidado com superfícies brilhosas, tais como areia e água que podem refletir os raios UV e aumentar a exposição

Foto de Jaime Batista da Silva

Previsão Voltada para Defesa Civil: 
Fonte: Epagri/Ciram


PREVISÃO DO TEMPO:

Quinta-feira (30/01): Predomínio de sol e muito calor em SC. Entre a tarde e noite ocorrem pancadas isoladas de chuva, típicas de verão, especialmente no Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Temperatura em rápida elevação. Aviso: calor intenso e índices UV extremo.Observação: descarga elétrica isolada. Sistema Meteorológico: massa de ar quente e formação de núcleos de instabilidade à tarde devido ao forte calor.


Entre sexta-feira (31) e o domingo (02), sol entre algumas nuvens e muito calor em SC. Chuva, se ocorrer, somente em forma de pancadas isoladas entre a tarde e noite, típicas de verão. Aviso: calor intenso e índices UV extremo. Atenção: descarga elétrica (raios) e risco de temporal isolado.


Foto de Jaime Batista da Silva
Foto de Jaime Batista da Silva


Foto de Jaime Batista da Silva

Fogo destruiu parte do prédio do antigo Supermercado Mini Preço no bairro Garcia nesta tarde de quarta-feira. Veja as fotos enviadas por internautas:

Fogo destruiu parte do prédio do antigo Supermercado Mini Preço no bairro Garcia nesta tarde de quarta-feira. 
Veja as fotos enviadas por internautas:
 Fotos enviadas pelos internautas Rafael Cé e Natália De Lucca Schneider.
 Foto enviada pelo internauta Rafael Cé.

O incêndio aconteceu por volta das 17h30 desta quarta-feira na Rua Amazonas, antes da Artex (Coteminas), no antigo prédio do Supermercado Mini Preço.
O lugar estava vazio e não houve feridos. Os bombeiros foram rápidos e conseguiram controlar o incêndio.
Foto enviada pelo internauta Rafael Cé.
*
Foto enviada pela internauta Natália De Lucca Schneider.
 Foto enviada pela internauta Natália De Lucca Schneider.
 Foto enviada pela internauta Natália De Lucca Schneider.
 Foto enviada pela internauta Natália De Lucca Schneider.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Sem luz na Rua Floriano Peixoto no centro de Blumenau nesta quarta-feira. Ontem, comerciantes fizeram um protesto que durou 40 minutos por causa da falta de energia. A CELESC está instalando um novo transformador.

Sem luz na Rua Floriano Peixoto no centro de Blumenau nesta quarta-feira. 
Ontem, comerciantes fizeram um protesto que durou 40 minutos por causa da falta de energia. A CELESC está instalando um novo transformador.
*
Foto envida pela internauta Elaine Fernandes

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

SUSTO: Veja as fotos do carro da URB de Blumenau que capotou no trevo da Rua Hermann Hering na frente da IOT no bairro Bom Retiro. Fotos do internauta Lucas Sotoriva.

SUSTO: Veja as fotos do carro da URB de Blumenau que capotou no trevo da Rua Hermann Hering na frente da IOT  no bairro Bom Retiro
Fotos do internauta Lucas Sotoriva.
Foto enviada pelo internauta Lucas Sotoriva

O acidente foi nesta terça-feira dia 28/01/2014 às 10h30.

O acidente foi entre um Corsa e um Celta da URB - Companhia Urbanizadora de Blumenau.

Conforme o internauta, o motorista do Corsa não se feriu e os ocupantes do Celta, que estavam a serviço, tiveram ferimentos leves e foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros e Samu
.
 Foto enviada pelo internauta Lucas Sotoriva
 Foto enviada pelo internauta Lucas Sotoriva

Bombeiros foram chamados para apagar um pequeno incêndio em entulhos no bairro Valparaíso em Blumenau. Foto do fotógrafo Denner William.

Bombeiros foram chamados para apagar um pequeno incêndio em entulhos no bairro Valparaíso em Blumenau. Foto do fotógrafo Denner William.

Foto enviada pelo internauta e fotógrafo Denner William

A guarnição Garcia do Corpo de Bombeiros atendeu uma ocorrência por volta das 21h13 desta terça-feira dia 28/01/2014 na rua Hans Sattler, bairro Valparaiso, para apagar fogo em entulho.

Segundo o bombeiro é necessário solicitar o órgão em situações como estas para que o fogo não se alastre, onde o calor e a vegetação seca podem ocasionar uma situação ainda mais pior. 

Fotos: Blumenau 40ºC - Muito calor em Blumenau nesta terça-feira. E o forte calor continua nesta quarta-feira onde está previsto a máxima de 38ºC. Veja a previsão do tempo.

Fotos: Blumenau 40ºC - Muito calor em Blumenau nesta terça-feira. 
E o forte calor continua nesta quarta-feira onde está previsto a máxima de 38ºC. 
Veja a previsão do tempo.

 Foto de Jaime Batista da Silva

Previsão das condições do tempo para Blumenau nos próximos dias:

Quarta-feira (29/01): O tempo permanece estável, com predomínio de sol


em Blumenau, ainda por influência da massa de ar quente. As temperaturas
ficam elevadas, com mínimas de 24 a 26°C e máximas de 36 a 38°C. Vento de
W a NE fraco a moderado.

Quinta-feira (30/01): O tempo estável predomina em Blumenau,
favorecendo um dia ensolarado e com temperaturas elevadas. À tarde em
função do forte calor a nebulosidade aumenta, mas sem indicativos para chuva.
Temperaturas elevadas, com mínimas de 24 a 26°C e máximas de 36 a 38°C.
Vento de W a NE fraco a moderado.

Sexta-feira e Sábado (31/01 e 01/02): O forte calor continua em
Blumenau, associado à atuação de uma massa de ar quente. Com o incremento
da umidade, retornam as condições para pancadas de chuva com trovoadas no
final dos dias. Temperaturas elevadas, com mínimas de 23 a 26°C e máximas
de 35 a 38°C. Vento predominante de NE fraco.

Francine Gomes Sacco
Meteorologista - AlertaBlu

  Foto de Jaime Batista da Silva
  Foto de Jaime Batista da Silva
  Foto de Jaime Batista da Silva
 Foto de Jaime Batista da Silva