terça-feira, 10 de novembro de 2009

Nesta quarta-feira dia 11 de novembro, tem o Concerto Comemorativo aos 180 anos Imigração Alemã em SC.

Concerto Comemorativo pelos 180 Anos de Imigração Alemã em SC
***
Dia 11 de novembro às 19h30min
Igreja Luterana da Itoupava Seca
***
A Fundação Cultural de Blumenau, através do Fundo Municipal de Apoio à Cultura convida a comunidade a prestigiar o Concerto Comemorativo pelos 180 Anos de Imigração Alemã em Santa Catarina, com hinos em língua alemã e narrativa histórica.
A apresentação acontece na próxima quarta-feira, 11, às 19h30min, na Igreja Luterana da Itoupava Seca. Este é um dos projetos aprovados pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura neste ano de 2009 e é de autoria de Hanny Taeschner Hopfer.
Na oportunidade também será feita a divulgação do cd Gott ist die Liebe, que quer dizer Deus é amor.

Em 2009 o Estado de Santa Catarina comemora 180 anos de Imigração Alemã, um movimento que se iniciou em 1829, em área relativamente próxima à capital Desterro – hoje Florianópolis – com a denominação de São Pedro de Alcântara. Nesse mesmo período, colonos alemães instalaram–se em Mafra, região próxima do Paraná. Essas e outras iniciativas de colonização na primeira metade do século XIX não surtiram os resultados esperados, pois nem todos os imigrantes assentados permaneceram nas colônias.
Em 1835 o governo provincial promoveu o reassentamento de algumas famílias alemãs vindas de São Pedro de Alcântara, em dois núcleos – Pocinho e Belchior – localizados no baixo Rio Itajaí – Açu – hoje área do município de Gaspar. Essa foi a primeira tentativa de colonização no Vale do Itajaí. A intensificação da imigração passa a acontecer após 1850, ano de instalação da colônia Blumenau.

O canto marcava todas as fases da vida do imigrante, do nascimento até a morte. Festas familiares eram celebradas com canto, música instrumental e danças. A música, desde a Reforma no século XVI, desempenhou papel de extraordinária importância na espiritualidade desse povo. O cultivo do canto em alemão representava uma tradição enraizada na vida religiosa e servia não apenas ao culto como também à manutenção do idioma alemão entre as gerações já nascidas no Brasil.

Um dos campos das atividades dos mais importantes na história da ação alemã na música no Brasil foi o canto coral. Pode–se até mesmo dizer que a contribuição mais valiosa dada pelos imigrantes alemães para a vida musical no Brasil consistiu na criação de uma rede de associações de canto coral. Pretendemos assim, com a realização de um concerto em língua alemã, comemorar os 180 anos de imigração daqueles que contribuíram fundamentalmente para a formação cultural do nosso Estado.
Fontes: Dagmar Marla Zimmermann (advogada FCB) e Hanny Taeschner Hopfer, beneficiada - Jornalista: Marilí Martendal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário