Wurstwagen apresenta melhorias no carro para a Oktoberfest 2010. Foto de Jaime Batista da Silva (Desfile Oktoberfest 2009)
Novo banco confeccionado artesanalmente é o destaque
O Wurstwagen (ou carro da linguiça) possui como característica as inovações que traz a cada edição da Oktoberfest. Este ano, a novidade está no banco da moto. Ao invés do banco convencional, agora é um banco em estilo colonial, especialmente forjado em ferro e madeira para o grupo, que comporta duas pessoas. O grande responsável por essa obra foi o ferreiro Toni, da Toni Ferraria Artística. Foto de Jaime Batista da Silva (Desfile Oktoberfest 2009)
Alegria e tradição: marca registrada do Wurstwagen que completa 5 anos de desfiles.
O carro da linguiça é fruto dos esforços do grupo de Stammtisch “Direktorium” pela preservação da cultura de Blumenau. Para homenagear as tradições germânicas, o grupo criou em 2006 um veículo que representa um armazém típico da região, que traz como produto principal a linguiça defumada. Seja do tipo “schimer“ (patê) ou do tipo “Blumenau”, as linguiças defumadas são um dos elementos singulares da gastronomia germânica.
No primeiro ano, o grupo era composto por 16 integrantes que acompanhavam a atração e o Wurstwagen era composto por uma casa de madeira construída por um antigo marceneiro da região do Fidélis, Sr. Gerth, que era puxada por uma moto Honda Dax 1966. Foto de Jaime Batista da Silva (Desfile Oktoberfest 2009)
Para a Oktoberfest 2007, o Wurstwagen inovou com a ampliação do carro. O grupo adquiriu uma moto rara, a Muravey, um modelo de triciclo de carga da antiga União Soviética, popularmente conhecido como “A formiga russa”. Já com 34 integrantes, o grupo foi uma das principais atrações da Oktoberfest com grande destaque na mídia.
Em 2008, em homenagem aos 25 anos da Oktoberfest, o Wurstwagen realizou um de seus mais ambiciosos projetos. Com o apoio da Knop Alimentos, Senior Sistemas e Zehn Bier, o grupo apresentou ao público da Oktoberfest o segundo vagão do Wurstwagen, dedicado ao produto símbolo da festa: o chopp. A realização do projeto ficou a cargo dos integrantes do Wurstwagen, com a execução técnica de Richard Radloff da Motos Richard e, de Wilson Oeschler.
Em 2009, a novidade ficou por conta dos trajes típicos masculinos, que foram reformulados e inspirados nos trajes alemães utilizados na Oktoberfest de Munique, na Alemanha. Confeccionado pelo alfaiate José Garcia, o novo uniforme trouxe mais destaque à ala masculina do grupo.
O Wurstwagen no seu quinto ano de desfiles, conta em 2010 com 50 integrantes e promete grandes surpresas para os desfiles oficiais da 27ª Oktoberfest. O grupo agradece seus patrocinadores, à organização da Oktoberfest e à Imprensa pelo apoio e crescimento do grupo.
O Wurstwagen (ou carro da linguiça) possui como característica as inovações que traz a cada edição da Oktoberfest. Este ano, a novidade está no banco da moto. Ao invés do banco convencional, agora é um banco em estilo colonial, especialmente forjado em ferro e madeira para o grupo, que comporta duas pessoas. O grande responsável por essa obra foi o ferreiro Toni, da Toni Ferraria Artística. Foto de Jaime Batista da Silva (Desfile Oktoberfest 2009)
Alegria e tradição: marca registrada do Wurstwagen que completa 5 anos de desfiles.
O carro da linguiça é fruto dos esforços do grupo de Stammtisch “Direktorium” pela preservação da cultura de Blumenau. Para homenagear as tradições germânicas, o grupo criou em 2006 um veículo que representa um armazém típico da região, que traz como produto principal a linguiça defumada. Seja do tipo “schimer“ (patê) ou do tipo “Blumenau”, as linguiças defumadas são um dos elementos singulares da gastronomia germânica.
No primeiro ano, o grupo era composto por 16 integrantes que acompanhavam a atração e o Wurstwagen era composto por uma casa de madeira construída por um antigo marceneiro da região do Fidélis, Sr. Gerth, que era puxada por uma moto Honda Dax 1966. Foto de Jaime Batista da Silva (Desfile Oktoberfest 2009)
Para a Oktoberfest 2007, o Wurstwagen inovou com a ampliação do carro. O grupo adquiriu uma moto rara, a Muravey, um modelo de triciclo de carga da antiga União Soviética, popularmente conhecido como “A formiga russa”. Já com 34 integrantes, o grupo foi uma das principais atrações da Oktoberfest com grande destaque na mídia.
Em 2008, em homenagem aos 25 anos da Oktoberfest, o Wurstwagen realizou um de seus mais ambiciosos projetos. Com o apoio da Knop Alimentos, Senior Sistemas e Zehn Bier, o grupo apresentou ao público da Oktoberfest o segundo vagão do Wurstwagen, dedicado ao produto símbolo da festa: o chopp. A realização do projeto ficou a cargo dos integrantes do Wurstwagen, com a execução técnica de Richard Radloff da Motos Richard e, de Wilson Oeschler.
Em 2009, a novidade ficou por conta dos trajes típicos masculinos, que foram reformulados e inspirados nos trajes alemães utilizados na Oktoberfest de Munique, na Alemanha. Confeccionado pelo alfaiate José Garcia, o novo uniforme trouxe mais destaque à ala masculina do grupo.
O Wurstwagen no seu quinto ano de desfiles, conta em 2010 com 50 integrantes e promete grandes surpresas para os desfiles oficiais da 27ª Oktoberfest. O grupo agradece seus patrocinadores, à organização da Oktoberfest e à Imprensa pelo apoio e crescimento do grupo.
Fonte: Tatiane Deschamps
Parabéns ao Wurstwagen. É um grupo que representa bem a alegria de ser blumenauense!
ResponderExcluirUm grupo jovem, que mantém parte da cultura germânica em Blumenau com muito descontração. Vida longa ao Wurstwagen.
ResponderExcluirVamos fazer bonito em mais um ano de Oktoberfest! Ein prosit!
ResponderExcluir