segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Começa o Corredor de Ônibus em Blumenau na Rua Sete de Setembro. Veja as principais perguntas e dúvidas sobre o corredor:

Começa o Corredor de Ônibus em Blumenau na Rua Sete de Setembro.
Veja as principais perguntas e dúvidas sobre o corredor:

Foto de Jaime Batista da Silva

Neste domingo, dia 16, entra em funcionamento o primeiro corredor de ônibus da cidade, na rua Sete de Setembro. Confira abaixo as principais perguntas referentes ao funcionamento do corredor e tire suas dúvidas sobre assunto.
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Perguntas freqüentes sobre os corredores de ônibus

Foto de Jaime Batista da Silva
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• O que são os corredores de ônibus?
São faixas especiais nas principais ruas da cidade, sempre à direita da pista, reservada de forma exclusiva ou preferencial para o tráfego dos ônibus do transporte coletivo municipal.

Onde e quando será implantado o primeiro corredor de ônibus?
O primeiro corredor de ônibus da cidade entrará em funcionamento neste domingo, dia 16, na rua Sete de Setembro. O trecho começará no cruzamento da rua Sete com a rua Amadeu da Luz até o Angeloni da Fonte.

• Como vou saber onde devo circular com meu veículo particular?
Desde o primeiro dia de implantação do corredor até 21 de fevereiro, a Guarda Municipal de Trânsito estará no local para orientar os motoristas. Durante o período, também serão exibidas faixas de orientação na rua Sete de Setembro e distribuídos folders educativos dentro dos terminais urbanos. Além disso, todo o trecho dedicado ao corredor estará sinalizado com tachões de separação, placas verticais e pintura na pista.

• Quem poderá circular no corredor?
Até o dia 10 de abril, poderão circular no local os veículos do transporte coletivo urbano de Blumenau e os ônibus intermunicipais com características urbanas. Após essa data, o corredor fica restrito ao transporte coletivo de Blumenau e os ônibus intermunicipais estarão sujeitos a penalidade prevista no Código de Trânsito Brasileiro, com fiscalização do Seterb. Vans escolares, caminhões de carga e ônibus de excursão também não poderão utilizar o corredor.

• Onde os carros poderão trafegar?
Os veículos que não fazem parte do transporte coletivo poderão utilizar todas as pistas da rua Sete, exceto a pista da extrema direita da via, que será a reservada para aos ônibus.

• Se por engano eu cometer uma infração no corredor de ônibus, serei multado?
Somente a partir do dia 21 de fevereiro é que as infrações no corredor serão aplicadas. Até então, haverá orientação local dos motoristas para que os usuários se habituem ao novo sistema.

• Com os ônibus na via da direita, como poderei fazer a conversão (entrar em ruas) nessa direção?
Na maior parte do trecho, o corredor de ônibus será exclusivo, ou seja, permitirá a circulação somente do transporte coletivo. No entanto, nos pontos de intersecção da Sete com as transversais à sua direita, o corredor se torna preferencial, com áreas livres para conversão onde será permitida a circulação de ônibus e dos demais veículos. Caso um ônibus esteja vindo, o veículo terá de parar na pista onde está e esperar o ônibus passando para fazer a conversão.

• No acesso ao Shopping e aos colégios, como devo fazer?
Permaneça na pista mais próxima à pista do corredor e faça a conversão à direita na área destinada para esses acessos. Áreas em que o motorista poderá entrar à direita estarão sinalizadas e sem os tachões ou separações físicas do corredor. Caso não seja possível fazer a conversão por conta de trânsito de ônibus, mantenha-se parado na pista com a seta liga, aguardando a passagem do coletivo para fazer a conversão assim que possível.

• Que benefícios os corredores de ônibus trarão para a cidade?
Com uma via destinada aos ônibus, o trânsito fica mais organizado, ganha mais agilidade e eficiência. Mesmo com o sistema parcialmente implantado, os benefícios já serão sentidos.

Segundo pesquisa do Consórcio Siga, somente a retirada das baias de ônibus no Shopping Neumarkt e no Colégio Sagrada Família em preparação da via para o corredor já resultou em ganho operacional do transporte coletivo de 1min20s por viagem, o que significa cerca de 20 horas a menos de operação por dia. Se considerada a velocidade operacional atual do sistema, a medida resultou numa economia de 41 mil litros de óleo diesel, ou seja, R$ 75 mil ao ano.

Para obter mais informações sobre o assunto, consulte o site dos corredores de ônibus - mais uma ação do Projeto Blumenau 2050.
http://www.corredorbnu.com.br/

Fontes: Walfredo Balistieri, secretário municipal de Planejamento Urbano (3326-6971) e Rudolf Clebsch, presidente do Seterb (3323-2155) .

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