Foto de Jaime Batista da Silva
A Prefeitura, por meio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), solicita que a comunidade economize água nas próximas horas. Os técnicos estão encontrando dificuldades no tratamento devido à turbidez (material suspenso) das águas, que vem do Alto Vale do Itajaí, assolado pela chuva e por deslizamentos de terra neste fim de semana.
Fontes: Evandro Luiz Schüler, presidente do Samae (9936-4061) e Moisés Lazzari, diretor de Operações (3331-8417 / 9609-0401)
O chafariz da Prefeitura está desligado. Foto de Jaime Batista da Silva
O Rio Itajaí-Açú no centro de Blumenau está com suas águas barrentas.
A primeira medida será a ampliação na produção de água nas Estações de Tratamento de Água (ETA) III e IV, localizadas nos bairros Progresso e na Vila Itoupava, respectivamente. Estas são as únicas estações onde está sendo possível realizar a captação.
Outra medida será abastecer, com caminhões pipa, os equipamentos públicos que atendem a comunidade, como hospitais, creches, postos de saúde e escolas. Ainda assim, a Prefeitura solicita às pessoas que economizem água, pois a produção está restrita a um terço.
De acordo com as novas medições do Samae, a turbidez da água está baixando consideravelmente, fazendo com que até o final da tarde a ETA II, na rua Bahia, volte a operar, mesmo que em ritmo lento. Se a projeção se confirmar, a captação e o abastecimento devem estar totalmente normalizados na quinta-feira, dia 27.
Outras cidades da região, como Apiúna, Ascurra, Gaspar e Indaial, também estão com problemas na captação e no abastecimento.
Foto de Jaime Batista da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário