Dados mostram que 1,9% da população brasileira é doadora de sangue. Mesmo estando dentro do parâmetro da OMS (Organização Mundial da Saúde) -entre 1% e 3% da população-, o Ministério da Saúde considera que é urgente e possível aumentar o número de doadores. "Se cada pessoa doasse duas vezes ao ano, não faltaria sangue para transfusão no país", diz a nota divulgada pelo órgão.
Gilbram Westarb Borgonovo diretor de marketing, acredita que a força e a união coletiva pode salvar vidas. Uma novidade que certamente aumentará o número de doadores e de famílias presentes nos hemocentros é a inserção de divulgação internas nos estabelecimentos parceiros e a ampliação da faixa etária para a doação de sangue no país. Agora a idade mínima para a doação de sangue é de 16 anos, com a apresentação de uma autorização dos pais. O limite máximo também foi ampliado para até 68 anos.
VEJA QUEM PODE DOAR SANGUE:
Você deve ter mais de 16 e menos de 60 anos; Seu peso deve ser superior a 50 kg; Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias; Se mulher deve ter doado há mais de 90 dias; não estar grávida; não estar amamentando; já terem se passado pelo menos 3 meses de parto ou aborto; Se você não teve Hepatite após os 10 anos de idade; Se você não teve contato com o inseto barbeiro, transmissor da Doença de Chagas; Se você não teve malária ou esteve em região de malária nos últimos 6 meses; Se você não sofre de Epilepsia; Se você não tem ou teve Sífilis; Se você não é diabético; Se você não tem tatuagens recentes (menos de 1 ano); Se você não recebeu transfusão de sangue ou hemoderivados nos últimos 10 anos; Se você não ingerir bebidas alcoólicas nas 24hs que antecedem a doação; Se você estiver alimentado e com intervalo mínimo de 2 horas do almoço; Se você dormiu pelo menos 6 horas nas 24hs que antecedem a doação; Se você não se expõe ao risco de contrair o vírus da AIDS, tendo comportamentos como:* não usar preservativos em relações sexuais* Ter tido mais de dois parceiros sexuais nos últimos 3 meses* usar drogas injetáveis.
Por1sangue será na primeira semana de Dezembro, com objetivo é suprir o estoque para o Natal e Ano Novo, datas em que ocorrem aumento na demanda da necessidade de sangue nos hospitais.
Gilbram Westarb Borgonovo - Diretor de Marketing (47) 9157-1164 www.por1real.com
oi jaime.... linda essa divulgação... eu acabei de voltar da minha doação, foi o maximo.... o pessoal do Hemosc é maravilhoso e nos trata com muita atenção
ResponderExcluirparabéns