Eleitora idosa de Blumenau não conseguiu votar pois a sua seção mudou para o piso superior.
Ela foi obrigada a justificar o voto. Veja as fotos:
A Dona Valéria Scharf teve que justificar o voto, pois sua seção mudou para o piso superior da Escola Max Tavares do Amaral no bairro Itoupava Norte e o único acesso é pela escada ou pela rampa, mas ela não tem condições de se locomover até a seção. Dona Valéria estava com sua filha que ajudou ela a preencher a Justificativa Eleitoral. Ela foi embora sem votar.
Foto de Jaime Batista da Silva
Foto de Jaime Batista da Silva
Foto de Jaime Batista da Silva
Apenas complementando...Essa senhora é a minha avó e esta é a segunda vez que isto ocorre, pois no primeiro turno o mesmo problema aconteceu...
ResponderExcluirUma falta de respeito!
É preciso estar mais sensível e readequar a seções eleitorais. Por exemplo, esta senhora com dificuldade deslocou-se a sua seção para exercer sua cidadania, e.... impedida por mudanças impensadas. Na Escola Machado de Assis, várias seções também foram para o segundo andar. Num pequeno degrau de elevação de pois, três pessoas caíram, sendo que uma era uma senhora de mais idade, machucou-se, necessitando chamar os socorristas para avaliação de fratura, ou não.... por sorte, não.
ResponderExcluirJaime, essa matéria é capa de jornal...Esta senhora é minha avó e esta desolada e muito triste por não poder ter exercido seu direito de cidadã da qual é obrigada.Logo, onde esta a democracia??
ResponderExcluirOs locais de votação com diferença de nível, deveriam ter uma cadeira de rodas a disposição para utilizar nestes casos, principalmente em edificações que possuem rampa, como a escola citada.
ResponderExcluirE se é caso recorrente, no 1 turno já aconteceu no segundo era sabido o problema.
Mas não entendi como chegou até esse ponto da foto, pois da rua também tem rampa e a distancia do estacionamento é igual ou maior que a distancia da rampa para o piso superior.
O ideal também é entrar em contato com o cartório eleitoral de Blumenau a respeito disto. Mas fiquei com uma dúvida: Até onde sei não é possível justificar o voto estando dentro do domicilio eleitoral (Uma pessoa com título de Blumenau não consegue justificar o voto em nenhuma seção de Blumenau)
ResponderExcluirE o voto aínda é obrigatório. Dizem que é direito do cidadão exercer a cidadania. Direito ou Dever ou Obrigação? Palhaçada!
ResponderExcluir