Novas mudanças na Rua das Palmeiras em Blumenau a partir desta segunda-feira dia 18/03. Entre as mudanças está o corredor de ônibus que volta para o mesmo lugar de antes.
Veja as mudanças que estão orçadas em R$ 100 mil.:
Foto de Jaime Batista da Silva
Começam as mudanças na Alameda Duque de Caxias.
A Prefeitura de Blumenau começa a colocar em prática segunda-feira, 18, as melhorias no trânsito da Alameda Duque de Caxias, mais conhecida como rua das Palmeiras. O corredor exclusivo de ônibus volta para o lado direito da pista e o trecho em frente à Celesc será reaberto para o fluxo de veículos, sentido Amazonas/Duque de Caxias/centro.
O objetivo é dar mais fluidez ao tráfego de veículos, uma vez que as modificações feitas no final do ano passado pioraram o trânsito no local. Durante as obras, o trânsito de veículos será parcialmente interditado. A correção na área, que inclui reforço do pavimento e mudança do corredor de ônibus, está orçada em R$ 100 mil.
Foto de Jaime Batista da Silva
Já nesta segunda-feira será interditado o trecho entre a Via Projetada 72 (antigo campo do BEC) e a rua XV de Novembro. Os trabalhos iniciam com a remoção de dois terços da pista do primeiro trecho (entre a XV e a Via Projetada) e preparação da estrutura para receber o corredor de ônibus, que passará para a pista defronte à Celesc e Câmara de Vereadores. Esse trecho será interrompido ao trânsito durante as obras. O fluxo de veículos que vem da Amazonas será desviado para a rua Alwin Schrader, sentido ruas XV e Itajaí. A rua Ceará ficará provisoriamente em mão-dupla, com saída apenas pela Alwin Schrader.
Em seguida será feita a recuperação da capa asfáltica no trecho entre a Via Projetada 72, que corta o antigo campo do BEC, e a Praça da Fonte Luminosa. Para esse percurso está previsto tráfego em meia pista, durante a execução das obras. Não há previsão para o término dos serviços. "Depende do que encontrarmos de dificuldades no terreno onde removeremos a pista", disse o secretário de Obras, Paulo França.
Segundo o projeto de melhorias, o corredor de ônibus voltará para o outro lado da rua, junto à calçada, com faixa exclusiva do Hospital Santa Catarina até a nova Câmara de Vereadores. Também será reaberta a passagem dos ônibus e demais veículos no trecho hoje invertido (Câmara de Vereadores). Com essa transferência há necessidade de alteração da sinalização e do alargamento do raio de curva da rua Amazonas, no trecho de acesso ao Ribeirão Fresco. O estacionamento de veículos defronte à Câmara será transferido para a frente da Biblioteca Municipal Fritz Müller e será reaberto o estacionamento nos dois lados da rua Ceará. Há necessidade da remoção de postes e colocação de nova capa asfáltica, própria para ônibus.
Com os ônibus no fluxo normal, que vem da Amazonas sentido centro, além da retirada do canteiro vai ser possível novamente efetuar o retorno para a região do Garcia e também acesso à rua Ceará, bem como, com a nova abertura, efetuar a conversão no final da Alameda Duque de Caxias, junto à Via Projetada 72, sentido ruas Alwin Schrader e Pastor Osvaldo Hesse, no Ribeirão Fresco.
Cento e tantos mil reais para voltar como era antes e botar o busto do ex-prefeito novamente no lugar (se o bronze de que é feito já não foi vendido). Deviam cobrar esta quantia de um certo Mettido que foi o principal promotor da espetacular e estúpida mudança.
ResponderExcluirE não vai dar certo. O único jeito de resolver o trânsito nessa região é eliminar o "X" de quem vem da rua Itajaí pro Garcia com quem vem do Garcia pro Centro. E a forma de fazer isso é com um elevado. Basta fazer a Alwin Schrader ser mão dupla até a rua projetada 72, e esta rua projetada também ser mão dupla. Fazer um elevado pra quem vem da rua Itajaí subir na rua amazonas e passar defronte ao Angeloni. Quem vem do Garcia e desejar ir pro Centro passará por debaixo do elevado. Ai vão dizer que essa área é centro centro histórico, que uma ponte não combina, que um elevado não combina. Blumenau não tem mais jeito, ou se faz elevado integrado com as demais arquiteturas ou estamos fadados a ficar no trânsito. Se querem centro histórico de verdade, façam como Pomerode, retirem o asfalto e deixem tudo no barro. Centro histórico com via principal de tráfego não combinam.
ResponderExcluir