Escutas revelam megaesquema de corrupção que teria desviado pelo menos R$ 100 mi em SC.
Foto de Jaime Batista da Silva
Um megaesquema de corrupção com o objetivo de desviar dinheiro público, instalado na administração do município de Blumenau (130 km de Florianópolis), está sendo investigado pelo MPE (Ministério Público Estadual), em Santa Catarina. O grupo já teria desviado pelo menos R$ 100 milhões dos cofres públicos , valor equivalente a 7% do orçamento de 2012 da cidade.
O esquema, que teria começado em Blumenau em 2005, teria atuado também em pelo menos mais cinco cidades do Estado. Integrariam o grupo funcionários de carreira da Prefeitura de Blumenau, empresários que contratam com o poder público, vereadores, secretários municipais e até o ex-prefeito (2005-2012) João Paulo Kleinubing (PSD) (foto abaixo), que foi nomeado presidente do Badesc (Banco de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina) pelo governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), em fevereiro deste ano.
Foto arquivo de Jaime Batista da Silva
Interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça mostram indícios de práticas criminosas como fraudes em licitações, contratação de funcionários fantasmas, desvio de recursos e equipamentos do poder municipal e uso de cargo público para o favorecimento de particulares. Os diálogos constam em investigação do MPE que gerou um documento de mais de 3.500 páginas ao qual o UOL teve acesso.
Leia mais:
Olha, está para nascer político honesto neste país. Eu colocava fé no JPK, enganei-me novamente.
ResponderExcluirEsse JPK só engana os trouxas. Pelo amor de Deus... Quem não via que ele fazia obras só próximo as eleições? Tinha gente que dizia que o coitado não fez mais por causa das tragédias... Por favor gente, Blumenau nunca recebeu tanto dinheiro como nas épocas das tragédias.
ResponderExcluirEu nunca fui e nunca serei partidário, mas não entendo como o atual deputado Décio Lima perdeu as eleições para este JPK. Eu sempre falei que um dia teríamos saudade do governo Décio. O povo merece os políticos que tem, pois todos já sabiam que o partido deste cidadão é parte da oligarquia...
Esse JPK só engana os trouxas. Pelo amor de Deus... Quem não via que ele fazia obras só próximo as eleições? Tinha gente que dizia que o coitado não fez mais por causa das tragédias... Por favor gente, Blumenau nunca recebeu tanto dinheiro como nas épocas das tragédias.
ResponderExcluirEu nunca fui e nunca serei partidário, mas não entendo como o atual deputado Décio Lima perdeu as eleições para este JPK. Eu sempre falei que um dia teríamos saudade do governo Décio. O povo merece os políticos que tem, pois todos já sabiam que o partido deste cidadão é parte da oligarquia...
O maior cego é aquele que não quer ver. Eu não acredito até hoje que o "inteligente" povo de Blumenau reelegeu o JPK.
ResponderExcluirTudo que está estourando de bombas não é nenhuma novidade.
Como assim postava fé no JPK? O cara é um bosta! Olha o estado da cidade. O pai dele também foi um grande bosta.
ResponderExcluirSinto que meu voto foi para a lata de lixo...
ResponderExcluirVergonhoso!
OK, podemos ate dizer que JPK nao fez porcaria nenhuma pela cidade, isso é fato. Mas agora Décio Lima, da licença né pessoal, se não foi uma administração igual, foi pior, e fazia a mesma coisa, ano de eleição, cheio de obras na cidade, e ainda por cima com dinheiro de terceiros, tudo emprestado, encheu a cidade de dívidas e passou para o JPK. Antes de falarem, tomem ciência de tudo. E ainda tem coragem de dizer que não é partidário. Da licença. FORA PT!!!
ResponderExcluirQue vergonha, logo eu que sou descendente de Alemaes, na cidade mais Alema do Brasil acontecer isso.... Sera um "prato cheio" para a mídia amestrada
ResponderExcluirEDUZAO
Na verdade todos que entram na POlÍTICA querem guanhar um dinheirinho facil, facil, só para ter todas as frescurinhas de dondoquinhas com carros novos, imóveis para alugar e outras coisas.
ResponderExcluirEstas inverdades é tudo intriga da oposição.
ResponderExcluirJPK futuro deputado federal, depois governador e finalmente senador com polpudas aposentadorias por todos os cargos públicos que já passou.
Confio em ti salafrário.
Com a palavra o Governador Colombo que nomeou JPK como presidente do BADESC.
ResponderExcluirA cidade tá falida , o comércio e o turismo acabou gente !!!! cade os turistas pra colocar dinheiro no comércio , e a Oktoberfest gente cada vez tá pior menos gente e depois dizem que beberam demais e que foi recorde de vendas de chopp , tudo mentira!!! tenho comércio na XV e sei o que estou dizendo. Tudo ILUSÃO..Essas administrações acabaram com a cidade , agora vou colocar minha fé toda no novo prefeito , vamos fazer um trabalho digno ai , pelo amor de Deus , a cidade merece e seus moradores também.
ResponderExcluir