Veja a nota oficial da reunião agora à noite na Prefeitura de Blumenau sobre as fortes chuvas que estão previstas pela Defesa Civil para este domingo.
Foto de Jaime Batista da Silva
RIO DESCE, MAS ALERTA CONTINUA.
Na reunião do GRAC, o Grupo de Ação Coordenada de Blumenau que atua durante eventos de intempéries climáticas, realizada agora à noite, a Defesa civil de Blumenau anunciou que mantém o "estado de alerta" embora o nível do rio tenha baixado dos 6 metros. A razão de não recuar para o estado de atenção é devido à quantidade de chuva que está prevista para a madrugada deste domingo: 40mm. Outros 40mm podem cair durante o dia de domingo. Foram registradas 55 ocorrências sem gravidade até o momento. "Às 23 horas diremos se a comunidade pode dormir tranquila, com a certeza de que não terá enchente até acordar", acentuou o secretário de Defesa do Cidadão Marcelo Schrubbe. Os boletins são divulgados de hora em hora pela Defesa Civil através da Secretaria de Comunicação, porém o das 23 horas terá recomendações específicas em relação à situação da madrugada.
O prefeito Napoleão Bernardes abriu a reunião explanando a situação geral do evento. A previsão é de mais chuva, mas o cenário já é melhor do que o anunciado pelos meteorologistas no meio da semana. Ele falou sobre as barragens do Alto Vale. Disse que a de Taió tem 60% de ocupação e está com as sete comportas fechadas. Em Ituporanga, 57% de ocupação, com duas comportas abertas e três fechadas. Já na maior delas, a barragem de José Boiteux, apenas 22% de ocupação com água represada e as duas comportas estão fechadas.
Lembrou que durante este domingo, quatro ambulatórios gerais do município estarão abertos das 7h às 24h nos bairros Garcia, Velha, Escola Agrícola e Itoupava Central, além do ambulatório do Hospital Universitário. Máquinas da Secretaria de Serviços Urbanos e URB foram descentralizadas e colocadas em pontos estratégicos para evitar que tenham dificuldade de transpor alagamentos para atender ocorrências. Além disso, 19 abrigos estão abertos em regiões consideradas de alto risco geológico. Ao reforçar o que o prefeito comunicou, Schrubbe ressaltou que "o poder público tomou todas as medidas para enfrentar a situação que já se colocava mais grave".
Obrigadoordem todas as informações.
ResponderExcluirOBRIGADA;POR NOS DEIXAR BEM INFORMADOS PELA AS SITUAÇÕES DAS CHEIAS.
ResponderExcluir