quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Novo ônibus em teste: Seterb testa novo modelo de ônibus nas linhas troncais em Blumenau. O ônibus é da Scania e o objetivo é avaliar o sistema integrado. O teste será de 2 semanas.

Novo ônibus em teste: Seterb testa novo modelo de ônibus nas linhas troncais em Blumenau. 
O ônibus é da Scania e o objetivo é avaliar o sistema integrado. 
O teste será de 2 semanas.

 Foto de Jaime Batista da Silva

Seterb testa modelo de ônibus nas linhas troncais.
A partir desta quinta-feira, dia 17, o Seterb irá testar um ônibus protótipo da Scania. A empresa disponibilizou o veículo ao Consórcio Siga com o objetivo de avaliar se é possível que o mesmo atue no sistema integrado de transporte coletivo de Blumenau. 
O ônibus é sem articulação, com a terceiro eixo Guia. O maior ônibus com uma articulação são os famosos articulado que tem cerca de 18 metros e os maiores sem articulação são os de 13,20.
  Foto de Jaime Batista da Silva

O ônibus será testado por duas semanas nas linhas troncais do sistema. A avaliação ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e no pára-brisa do ônibus terá a informação de veículo em teste. Durante o período, quem determinará a linha e o horário em que o veículo irá operar serão os fiscais do Seterb e o ônibus circulará em horários independentes, não sendo permitido o uso em horários da escala normal das linhas. O usuário que utilizar o ônibus pagará o valor normal da tarifa, R$2,75. Entre os principais itens avaliados estarão: trafegabilidade e dirigibilidade nas vias públicas, estações e terminais urbanos; nível de ruído; abertura e fechamento das portas; temperatura interna; raio de giro nos terminais e entroncamentos semafóricos; e consumo de combustível nas viagens.
O layout do ônibus não é o padrão utilizado no sistema do município. Caso o protótipo da Scania seja aprovado no teste e alguma empresa do Consórcio Siga queira adquirir o modelo, será preciso modificar o posicionamento dos bancos e da catraca, alterar a cor interna e externa, bem como criar bancos preferenciais, por exemplo, para que fique no padrão dos demais ônibus do transporte coletivo de Blumenau.
Fonte: Sérgio Chisté, Presidente do Seterb (3381-7012)
Assessora de Comunicação: Juliana Damian Silva (9629-1991)
 Foto de Jaime Batista da Silva

5 comentários:

  1. só pra inglês ver, os ônibus de Blumenau são péssimos, fedorentos e insuficientes para atender a população, consórcio siga tomem vergonha na cara

    ResponderExcluir
  2. mais importante, ele tem porta dos dois lados, poderia resolver o problema dos corredores de ônibus da 2 de setembro e beira rio invertendo o lado deles

    ResponderExcluir
  3. Olá Jaime. Estas informações que você colocou são do site do Seterb. Tem muita coisa errada. Pra começar eles dizem que é articulado. O que na verdade não é. E o comprimento dos articulados existentes não é de apenas 13,20m.

    ResponderExcluir
  4. Olá Jaime. Estas informações que você colocou são do site do Seterb. Tem muita coisa errada. Pra começar eles dizem que é articulado. O que na verdade não é. E o comprimento dos articulados existentes não é de apenas 13,20m.

    ResponderExcluir
  5. Testa ele no morro da companhia Hering! Se conseguir passar lá tá aprovado.

    ResponderExcluir