Veja os locais já definido das 21 lombadas eletrônicas que serão instaladas em 2014 em Blumenau. É o programa de combate à violência no trânsito criado pelo Seterb.
Foto de Jaime Batista da Silva
Lombadas eletrônicas
A escolha dos locais onde serão instaladas as 21 lombadas eletrônicas que cobrirão 36 pistas de rolamento da via pública obedeceram a critérios técnicos. Elas serão colocadas nos pontos considerados críticos, onde foi verificado número maior de acidentes, também onde se constatou acidentes com mortes ou onde é iminente o risco de atropelamentos.
Confira o cronograma de instalação das lombadas eletrônicas, com início
em 20 de janeiro de 2014:
30 dias
Rua Bahia, 4350 - Salto Weissbach - ambos os sentidos.
Rua Paul Fritz Kuenrich - Via Expressa - Fort Atacadista, sentido BR-470.
Rua Paul Fritz Kuenrich - Via Expressa - Casep, sentido Centro.
Rua República Argentina,1590 - Ponta Aguda - ambos os sentidos.
60 dias
Rua Bahia, 5771 - Salto Weissbach - ambos os sentidos.
Rua Theodoro Houltrup, 470 - Vila Nova - sentido único.
Rua das Missões - Unimed - Ponta Aguda - sentido bairro.
Rua das Missões, 845 - sentido centro.
90 dias
Rua Amazonas, 868 - Garcia - sentido bairro.
Rua Amazonas, 1119 - Garcia - sentido centro.
Rua Antonio Treis,140 - Vorstardt - sentido centro.
Rua Antonio Treis, 30 - Vorstardt - sentido Gaspar.
Rua Bahia, 7151 - Salto Weissbach - ambos os sentidos.
Rua São Paulo, 3191 - sentido único.
120 dias
Rua Johann Ohf, 1642 - sentido rua Gal. Osório.
Rua Johann Ohf, 2621 - sentido rua José Reuter.
Rua Hermann Huscher, 855 - sentido bairro.
Rua Hermann Huscher, 935 - sentido centro.
Rua Gustavo Zimmermann, 4099 - ambos os sentidos.
Rua Gustavo Zimmermann, 1992 - ambos os sentidos.
Rua Frei Estanislau Schaette, 1305 - ambos os sentidos.
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Seterb lança programa de combate à violência no trânsito
Embora os números de acidentes e vítimas fatais ocorridos em Blumenau sejam semelhantes aos dos países de primeiro mundo, o Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb) elaborou um plano de segurança no trânsito para ser executado nos próximos anos na cidade. Intitulado "Blumenau Segura - Trânsito do Bem", o programa foi lançado agora pela manhã e consiste em medidas que serão adotadas pelo governo municipal para tentar diminuir os acidentes e coibir as infrações de trânsito em Blumenau. "Ainda que as estatísticas digam que estamos no primeiro mundo, cada vida tem um valor incalculável e precisamos tentar diminuir as perdas", justificou o presidente da autarquia, Sérgio Chisté. O programa prevê quatro etapas: instalação de lombadas eletrônicas, aquisição de radares móveis, controle de avanço de sinal e compra de displays controladores de velocidade.
Neste primeiro momento, a prefeitura desenvolve o edital de licitação para a instalação de lombadas eletrônicas. Serão 36 faixas distribuídas em 21 vias críticas da cidade. As ruas Bahia, Paul Fritz Kuenrich (Via Expressa), República Argentina, Theodoro Holtrup, Das Missões, Amazonas, Antonio Treiss, São Paulo, Johann Ohf, Hermann Huscher, Gustavo Zimmermann e Frei Estanislau Schaette terão os fiscalizadores de velocidade. O edital deverá ser lançado até 18 de novembro, com as aberturas dos envelopes em 20 de dezembro de 2013. Se tudo ocorrer dentro do planejado, a instalação dos equipamentos iniciará em 20 de janeiro de 2014 com término previsto para 30 de maio de 2014.
A segunda etapa do plano prevê a compra de três radares móveis no segundo semestre de 2014. As vias a serem monitoradas pelos equipamentos serão divulgadas com antecedência pelo Seterb, tendo em vista que os locais em que ficarão posicionados os aparelhos mudarão constantemente. Após a aquisição destes equipamentos, a autarquia irá locar equipamentos para controle de avanço de sinal. Os locais, bem como a quantidade, ainda serão definidos. O prazo estipulado no plano para a instalação destes equipamentos é o primeiro semestre de 2015.
A última etapa do plano determina a compra de 80 displays de velocidade em 2016. Os locais onde serão instalados os equipamentos ainda serão definidos, mas a prioridade será para as proximidades de escolas e hospitais. Os displays têm funcionamento semelhante ao da lombada eletrônica, com mostrador de velocidade, porém não há como saber ao certo se um determinado display está programado para multar. Tal programação é itinerante nesses equipamentos. "Estamos tomando essas medidas para dar mais segurança às pessoas. Nosso objetivo é diminuir a violência no trânsito. Porém, ela depende - e muito - da atitude de cada cidadão, de cada motorista, de cada pedestre", ressaltou o prefeito Napoleão Bernardes, que emendou: "A prefeitura está fazendo a sua parte".
Aliado a essas medidas, o Seterb prevê, ainda, campanhas de conscientização. Quatro já estão programadas: para pedestres, motociclistas, em bares e restaurantes (lei seca) e em empresas. Com isso, a administração municipal espera diminuir os acidentes de trânsito em Blumenau possibilitando um cotidiano mais seguro para todos os blumenauenses.
Fonte: Sérgio Chiste, presidente do Seterb
Assessora de Comunicação: Juliana Damian Silva
Robalheira!!!!
ResponderExcluirRobalheira!!!!
ResponderExcluirA administração municipal arrumou um jeitinho de receber 'um por fora'. A cada vez que Blumenau coloca estes equipamentos logo na sequência descobre-se irregularidades nos contratos. Vamos ser feitos de palhaços novamente.
ResponderExcluirE com o dinheiro que será arrecadado, poderiam colocar uma Sinaleira no início da rua Gustavo Zimermmann, pois a região norte está esquecida pelo prefeito!!!!
ResponderExcluirJaime você não tem foto dos ônibus que estão em teste pelo Seterb???
ResponderExcluir(Quinta-feira,17/10/2013 )
SETERB TESTA MODELO DE ÔNIBUS NAS LINHAS TRONCAIS
A partir desta quinta-feira, dia 17, o Seterb irá testar um ônibus protótipo da Scania. A empresa disponibilizou o veículo ao Consórcio Siga com o objetivo de avaliar se é possível que o mesmo atue no sistema integrado de transporte coletivo de Blumenau. Este veículo, de apenas uma articulação, possui um chassi de 15 metros de comprimento, diferente dos ônibus que já circulam no município, onde o de maior tamanho, com somente uma articulação, é de 13 metros e 20 centímetros.
O ônibus será testado por duas semanas nas linhas troncais do sistema. A avaliação ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e no pára-brisa do ônibus terá a informação de veículo em teste. Durante o período, quem determinará a linha e o horário em que o veículo irá operar serão os fiscais do Seterb e o ônibus circulará em horários independentes, não sendo permitido o uso em horários da escala normal das linhas. O usuário que utilizar o ônibus pagará o valor normal da tarifa, R$2,75. Entre os principais itens avaliados estarão: trafegabilidade e dirigibilidade nas vias públicas, estações e terminais urbanos; nível de ruído; abertura e fechamento das portas; temperatura interna; raio de giro nos terminais e entroncamentos semafóricos; e consumo de combustível nas viagens.
O layout do ônibus não é o padrão utilizado no sistema do município. Caso o protótipo da Scania seja aprovado no teste e alguma empresa do Consórcio Siga queira adquirir o modelo, será preciso modificar o posicionamento dos bancos e da catraca, alterar a cor interna e externa, bem como criar bancos preferenciais, por exemplo, para que fique no padrão dos demais ônibus do transporte coletivo de Blumenau.
Assessora de Comunicação: Juliana Damian Silva
SR. PREFEITO NAPOLEÃO, antes teríamos de ARRUMAR as ruas de BLUMENAU, pq muitos destes "ACIDENTES" são causados pelos BURACOS sem fim nas ruas de BLUMENAU.. o POVO pede que a prefeitura FAÇA a sua parte neste quesito TAMBÉM!
ResponderExcluiro bairro Itoupazinha esquecido de novo, o prefeito so querer vir ganhar voto mas nada que vergonha a rua Frederico jensen mais de dois meses para fechar os buracos na via principal uma vergonha
ResponderExcluirPor que lambada eletrônica? lambadas físicas não enche o bolso de ninguém e funciona melhor que a eletrônica pois rico ou pobre vai ter que reduzir a velocidade
ResponderExcluirNada para a Escola Agrícola? Ruas Benjamim Constant, José Deeke? É o fim! Mais um bairro na lista de abandono do gov.municipal... Sem dizer que o que precisamos não são sinaleiras mas sim de policia na rua para notificar e punir os irresponsáveis! Guarda de trânsito aqui só serve pra atender acidente e fazer saída de Escola... vez ou outra montam uma blitz programada e de fácil escape para os maus elementos. Na real? Blumenau está igual o resto do pais, uma desgraça generalizada!
ResponderExcluirpow lombada eletronica na via expressa???? imagina o transito que isso vai formar ali durante os horario de pico? lombada de 50km/h o povo passa a 20 numa via que foi projetada pra andar a 80......
ResponderExcluirAs lombadas não seriam necessárias se não houvessem tantas maluquices no trânsito. Pediram né? Agora não adianta reclamar.
ResponderExcluirE rodovia Pedro Zimmermann?
ResponderExcluiro que vai acontecer com aquelas que já existem?
Sou a favor de lombadas físicas!
ResponderExcluirbom dia tambem tem que começar ARRUMAR as ruas pq nao so temmm muitos buracos ......
ResponderExcluirBURRO SÓ FICA ESPERTO QUANDO MEXEM NO SEU BOLSO.
ResponderExcluirMais uma vez foi esquecido o trecho da Gustavo Zimmermann, na Itoupava Central próximo a Rua Heinrich Wruck,a escola Lore Sita Bollman, é um trecho prá lá de crítico, acontecem muitos acidentes fatais, quantos mais ainda terão que morrer para que algo seja feito naquele local, a curva é perigosa e os motoristas infelizmente abusam da velocidade, lombadas físicas já solucionariam o problema pois obrigariam as pessoas a reduzir a velocidade...
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