sábado, 7 de dezembro de 2013

Conheça a academia ao ar livre que foi montada no Pontal Norte da Praia de Balneário Camboriú. Veja as fotos:

Conheça a academia ao ar livre que foi montada no Pontal Norte da Praia de Balneário Camboriú. Veja as fotos:

 Foto de Jaime Batista da Silva
A Academia Municipal Pontal Norte foi inaugurada no final de outubro e abriu as portas para a comunidade. O equipamento é administrado pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FMEBC) e o serviço é gratuito para toda a comunidade.



O prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, foi o primeiro a preencher a ficha de adesão e realizar o exame físico. Ele aproveitou a oportunidade para salientar que o objetivo da Academia é proporcionar à comunidade uma estrutura diferenciada e auxiliar na promoção da saúde e da qualidade de vida. “Nós temos uma atenção especial com a saúde pública. Ninguém nasce para ser triste, uma pessoa ativa, que pratica atividade física, é uma pessoa feliz e uma pessoa feliz é saudável”, disse.

A Academia do Pontal Norte foi constituída nos moldes de outros equipamentos pioneiros nos Estados Unidos. Esta é a terceira no Brasil e a primeira do Sul do país com aparelhos profissionais em aço inoxidável, pensados para suportar as ações do tempo ao ar livre e próximo ao mar. “Não vamos cobrir esta estrutura, pois o conceito de academias ao ar livre é justamente este, para que as pessoas saiam do enclausuramento e respirem o ar puro e apreciem a vista”, lembra o prefeito. Nos dias de chuva os aparelhos não poderão ser utilizados, porém ela permanece aberta com instrutores e administrativo a disposição da comunidade.

 Foto de Jaime Batista da Silva

Para participar
Qualquer pessoa acima de 15 anos de idade pode utilizar o equipamento, basta seguir o regulamento. O professor de Educação Física e instrutor da Academia do Pontal Norte, Charles Silva, salienta que as atividades serão desenvolvidas de acordo com a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Cada pessoa poderá frequentar a academia até três vezes por semana, por até 50 minutos, com três séries de 12 a 15 repetições. Essa é a orientação da OMS para considerar indivíduo ativo e para garantir a melhora da qualidade de vida”, explica.

O regulamento rege que, para fazer a matrícula, é necessário apresentar um documento e identidade e atestado médico comprovando a aptidão física. É preciso preencher a ficha de cadastro, fazer a avaliação física e agendar os horários. A academia é gratuita e a frequência será controlada, caso haja faltas o horário pode ser cedidos para outros interessados.

Nenhum comentário: