Curso de Jornalismo da FURB convida para a abertura da
Exposição "O Nascimento da IMPRENSA em Blumenau".
*
Dia 14 de agosto às 20h no Neumarkt Shopping (2º Piso).
De 15 a 31 de agosto.
Entrada gratuita.
Exposição traz história da imprensa de Blumenau.
O curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau (FURB) prepara para agosto uma volta ao passado pioneiro da imprensa blumenauense. De 15 a 31 de agosto acontece no segundo piso do Shopping Neumarkt a primeira exposição dos estudantes do curso, trazendo como temática os primórdios da atividade jornalística na cidade, desde os tempos da colônia ate a atualidade.
A iniciativa é resultado do trabalho conjunto das disciplinas de História do Jornalismo, lecionada pelo professor Evandro de Assis, e Mídia Regional, ministrada pela professora Magali Moser. A mostra propõe uma volta ao passado por meio de um rico material que conta com exemplares dos três primeiros jornais da cidade (Blumenauer-Zeitung, Der Urwaldsbote e Immigrant), além de fotos históricas e equipamentos antigos, como máquinas de escrever.
Um novo olhar
Uma das responsáveis pelas pesquisas, a professora Magali Moser, ressalta a importância do evento, não apenas como resgate histórico de parte do pioneirismo da imprensa blumenauense. Segundo ela, “o trabalho desenvolvido é um pontapé inicial para futuros projetos dos acadêmicos e mostra ainda mais para a FURB a importância do curso de Jornalismo para a Universidade”.
Magali também apontou a relevância da pesquisa, especialmente no que diz respeito ao estudo de muitos materiais que, até então, nunca haviam sido analisados com o olhar jornalístico. “Pela primeira vez, estes arquivos tem a visão de pesquisa vinda do jornalismo. Assim, busca-se uma análise da história através do que era importante na sociedade da época”, diz.
Professor na disciplina de História do Jornalismo, Evandro de Assis enalteceu os resultados que a mostra traz para o curso e também para a cidade. Para ele, “o fato de ser uma pesquisa inédita e de analisar documentos que nunca foram estudados sob o olhar jornalístico trazem uma nova contribuição para a história de nossa comunicação”, afirma.
Assis também ressaltou a carga histórica que um estudo deste porte traz aos alunos. “Exemplo melhor disto é ler os jornais antigos e perceber nas notícias nomes de personalidades de nossa cidade que dão nome a ruas de Blumenau atualmente”, afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário