CEGOS na Oktober e seus cães guias...É o Projeto Novo Olhar que levou um grupo de amigos a conhecer um pouco mais da Oktoberfest.
Muita emoção e alegria, conta a madrinha Soraia Vasselai.
Na foto abaixo a Yara com seu cão guia Faiol e no lado direito a Luana e seu cão guia o Mambo.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)
A Sociedade Cultural Amigos do Centro Braille lança em parceria com a empresária Soraia Vasselai o Projeto Novo Olhar. A iniciativa consiste em oferecer passeios ciclísticos a deficientes visuais pelo Centro de Blumenau. A já está em prática aos domingos, com a utilização de uma bicicleta especial projetada para dois ocupantes, montada na Tertau Bike da Itoupava Central.
Segundo Soraia, a proposta já existe em Florianópolis. Foi lá que ela observou passeios orientados que permitem aos cegos transitar com segurança pelas ciclovias. Em Blumenau, a proposta poderá aproveitar interdições aos domingos da rua XV de Novembro e também os corredores de ônibus. "O passeio ciclístico sairia inicialmente do Terminal Garcia, passaria pelo Centro até a Vila Germânica, retornando pela rua 7 de Setembro", comenta. "Queremos pedalar em horários de pouco fluxo de ônibus nos corredores, das 9h às 11h".
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)
Mas foi em uma mesa pequena, com pouco mais de dez pessoas, que a verdadeira inclusão se fez presente, mostrando que a Oktoberfest é uma festa para todos, e principalmente para a família blumenauense. Deficientes visuais, participantes do Centro Braille e do Projeto Novo Olhar, ambos desenvolvidos com apoio da Fundação Cultural de Blumenau, ganharam as entradas da secretaria do Parque Vila Germânica e vieram experimentar a 32ª Oktoberfest.
Um dos presentes, Gilberto, perdeu a visão há um ano e tem recordações na memória de tudo que já viu pelos setores. Hoje vivenciou a festa de outra forma, mas garante que é melhor do que ficar em casa e que a falta da visão não o impediu de estar aqui nessa noite. Luana também já esteve outras vezes aproveitando a música da Oktoberfest, mas hoje veio com o parceiro, debutante da Oktober, o golden retriever Mambo, seu cão guia. Sem a visão, mas com os demais sentidos aguçados, todos aproveitaram o momento para interação e descontração, entre um chope e outro.
A madrinha do Projeto Novo Olhar, Soraia Vasselai, incentivadora da ação, ressaltou que é a força de vontade dos portadores da deficiência que faz a diferença e que a ideia foi promover a integração. "Os deficientes visuais podem vir para a festa como qualquer cidadão e ver a vida com um novo olhar. Sentir o espírito da festa", observou Soraia.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)
Puta que pariu!
ResponderExcluirQue imagens lindas. Isso sim é Inclusão Social.
Isso devia ser praticado 365 dias por ano, e não só em festividades.
Eu os vi no domingo.
ResponderExcluirChega ser emocionante!
Parabéns pela iniciativa, e sucesso no projeto!
Jaime... Apenas uma retificação! Por questão de nomenclatura utilize mais a terminologia deficiente visual.
ResponderExcluirOutra questão o cão da nossa amiga Yara é Fayal.