quarta-feira, 21 de outubro de 2015

CEGOS na Oktober e seus cães guias...É o Projeto Novo Olhar que levou um grupo de amigos a conhecer um pouco mais da Oktoberfest. Muita emoção e alegria, conta a madrinha Soraia Vasselai.

CEGOS na Oktober e seus cães guias...É o Projeto Novo Olhar que levou um grupo de amigos a conhecer um pouco mais da Oktoberfest. 
Muita emoção e alegria, conta a madrinha Soraia Vasselai.
Na foto abaixo a Yara com seu cão guia Faiol e no lado direito a Luana e seu cão guia o Mambo.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)


A Sociedade Cultural Amigos do Centro Braille lança em parceria com a empresária Soraia Vasselai o Projeto Novo Olhar. A iniciativa consiste em oferecer passeios ciclísticos a deficientes visuais pelo Centro de Blumenau. A já está em prática aos domingos, com a utilização de uma bicicleta especial projetada para dois ocupantes, montada na Tertau Bike da Itoupava Central.

Segundo Soraia, a proposta já existe em Florianópolis. Foi lá que ela observou passeios orientados que permitem aos cegos transitar com segurança pelas ciclovias. Em Blumenau, a proposta poderá aproveitar interdições aos domingos da rua XV de Novembro e também os corredores de ônibus. "O passeio ciclístico sairia inicialmente do Terminal Garcia, passaria pelo Centro até a Vila Germânica, retornando pela rua 7 de Setembro", comenta. "Queremos pedalar em horários de pouco fluxo de ônibus nos corredores, das 9h às 11h".
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

Mas foi em uma mesa pequena, com pouco mais de dez pessoas, que a verdadeira inclusão se fez presente, mostrando que a Oktoberfest é uma festa para todos, e principalmente para a família blumenauense. Deficientes visuais, participantes do Centro Braille e do Projeto Novo Olhar, ambos desenvolvidos com apoio da Fundação Cultural de Blumenau, ganharam as entradas da secretaria do Parque Vila Germânica e vieram experimentar a 32ª Oktoberfest.

Um dos presentes, Gilberto, perdeu a visão há um ano e tem recordações na memória de tudo que já viu pelos setores. Hoje vivenciou a festa de outra forma, mas garante que é melhor do que ficar em casa e que a falta da visão não o impediu de estar aqui nessa noite. Luana também já esteve outras vezes aproveitando a música da Oktoberfest, mas hoje veio com o parceiro, debutante da Oktober, o golden retriever Mambo, seu cão guia. Sem a visão, mas com os demais sentidos aguçados, todos aproveitaram o momento para interação e descontração, entre um chope e outro.


A madrinha do Projeto Novo Olhar, Soraia Vasselai, incentivadora da ação, ressaltou que é a força de vontade dos portadores da deficiência que faz a diferença e que a ideia foi promover a integração. "Os deficientes visuais podem vir para a festa como qualquer cidadão e ver a vida com um novo olhar. Sentir o espírito da festa", observou Soraia.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime) 
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime) 
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

3 comentários:

Anônimo disse...

Puta que pariu!
Que imagens lindas. Isso sim é Inclusão Social.
Isso devia ser praticado 365 dias por ano, e não só em festividades.

Lorena disse...

Eu os vi no domingo.
Chega ser emocionante!
Parabéns pela iniciativa, e sucesso no projeto!

Anônimo disse...

Jaime... Apenas uma retificação! Por questão de nomenclatura utilize mais a terminologia deficiente visual.


Outra questão o cão da nossa amiga Yara é Fayal.