sexta-feira, 23 de junho de 2017

Praça do Empreendedor de Blumenau completa dois anos com mais de 7 mil empresas abertas. Fotos #BlogdoJaime.

Praça do Empreendedor de Blumenau completa dois anos com mais de 7 mil empresas abertas.
Fotos #BlogdoJaime.


Praça do Empreendedor completa dois anos com mais de 7 mil empresas abertas.

Nesta sexta-feira, dia 23, a Praça do Empreendedor completa dois anos de atividades. O aniversário foi comemorado com um café para autoridades, entidades de classe e imprensa, no Shopping Park Europeu. Considerado um case de sucesso em gestão da atual administração municipal, a Praça possibilitou a abertura de mais de 7.700 estabelecimentos em Blumenau neste período.

O prefeito Napoleão Bernardes destacou a importância da desburocratização gerada pelo órgão e a agilidade no atendimento aos empreendedores blumenauenses. "Centralizamos diversos serviços em um só local, facilitando o processo de aberturas de empresas, porque acreditamos que é pelo desenvolvimento econômico que podemos desenvolver todas as demais áreas, com a consequente geração de emprego e renda". As empresas abertas na Praça do Empreendedor nesses dois anos representam um potencial de geração de pelo menos 18 mil novos empregos.

Nesse mesmo período, cerca de 70 mil pessoas acessou os serviços presencialmente, o que representa uma média de 200 atendimentos por dia, sendo que o público principal são as Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e os Microempreendedores Individuais (MEIS). "São índices bem expressivos levando em conta a crise econômica que o país atravessa nesse período", avalia o diretor da Praça, Rafael Phillipe de Oliveira.

O tempo de resposta nesses atendimentos é o grande diferencial da Praça, que serve de modelo para muitos municípios. O alto nível de qualificação do quadro pessoal contribui para que o atendimento seja otimizado, com a ajuda de plataformas eletrônicas que permitem a emissão de documentos no ato do atendimento, acabando com a demora burocrática. Desde a consulta de viabilidade, até a obtenção de alvará de funcionamento, a empresa fica pronta no mesmo dia para emitir nota fiscal, a depender da complexidade da atividade.

Vários serviços também podem ser acessados via online, como solicitação de alvará sanitário, alteração de pessoa jurídica, inscrição e registro de pessoa jurídica. O empreendedor tem ainda a possibilidade de fazer a consulta de viabilidade do estabelecimento pela internet, pode fazer a inscrição e o registro de pessoa jurídica e solicitar o alvará sanitário, sem a necessidade de deslocamento. Segundo levantamento da Praça do Empreendedor, o número de atendimentos realizados online é quase três vezes maior do que o presencial.

Durante as comemorações também foi anunciada a ampliação do espaço da Praça em 60m², o que possibilitará a inserção de novos serviços, em parcerias com outras entidades. A Praça do Empreendedor está localizada no Shopping Park Europeu, na Via Expressa, 1.600, no pavimento térreo, sala 1006.

Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith
Fotos #BlogdoJaime.







Nenhum comentário: