quarta-feira, 4 de maio de 2011

Igreja Matriz São Pedro Apóstolo de Gaspar completou 150 anos de História. Veja as fotos:

Igreja Matriz São Pedro Apóstolo de Gaspar completou 150 anos de História.

Veja as fotos:Foto de Jaime Batista da Silva

Quem chega na cidade catarinense de Gaspar, situada no Vale do Itajaí, não tem como escapar do encantamento que provoca a sua Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, no alto da colina ou “morro da igreja”, como a chamam os gasparenses. Majestosa, imponente e bela, essa construção é o cartão postal da cidade e o orgulho dos seus cidadãos. Foto de Jaime Batista da Silva

A história da igreja e da cidade caminham juntas. Neste ano, a Paróquia de São Pedro Apóstolo comemora 150 anos de sua criação, data que também foi criada a Freguesia de São Pedro Apóstolo de Gaspar. Desses anos, 110 são de presença franciscana. Segundo Frei Elzeário Schmitt, de saudosa memória, “a verdadeira presença permanente dos franciscanos em Gaspar começou em 17 de setembro de 1900, festa das Chagas de São Francisco, quando Frei Pedro Sinzig e o irmão leigo Wigberto Birk vieram residir em Gaspar”. Essa presença resultou num número expressivo de vocações: 26 filhos de São Francisco.

Foto de Jaime Batista da Silva


Com a criação da Paróquia, em 1861, veio o primeiro vigário, o Pe. Alberto Francisco Gattone. Em 2 de abril de 1857, o Dr. Hermann Blumenau doa o terreno, no alto da colina da margem direita, para a construção da segunda igreja, que foi inaugurada em 29 de junho de 1867, festa de São Pedro e São Paulo. Esse templo ainda não agradou a comunidade, que se mobilizou para construir um novo. Segundo a historiadora Leda M. Baptista, essa igreja é ainda descrita com saudades pelos gasparenses mais antigos: “Representava uma verdadeira obra de arte, tanto pelo estilo arquitetônico, como pela pintura artística de seu interior”. A 10 de dezembro de 1942, D. Daniel Hostin, celebrou a última missa na matriz que ia ser demolida. Ele é um dos quatros bispos que a cidade deu para a Igreja, sendo o último neste ano, Dom Frei Jaime Spengler. Foto de Jaime Batista da Silva

A pedra fundamental da atual matriz foi colocada no dia 1º de abril de 1944 e o projeto coube ao arquiteto Simão Grämlich. Precedida de um tríduo, a festa de inauguração aconteceu no dia 3 de maio de 1956, com a bênção do Bispo de Joinville, D. Inácio Krause. Frei Godofredo Sieber é a principal figura de destaque na construção desta igreja. "De doença em doença, de sacrifício em sacrifício, de desdobramento em desdobramento, de dificuldade em dificuldade, Frei Godofredo assumiu e completou a obra de sua vida: a atual igreja matriz de Gaspar", escreve Frei Elzeário no seu livro. Foto de Jaime Batista da Silva

Já em 1880, as freguesias de São Paulo Apóstolo de Blumenau e São Pedro Apóstolo de Gaspar (pertencentes até então ao município de Itajaí) passaram a formar um município, chamado Blumenau. Nessa data, o número de habitantes do então município, com 11 mil quilômetros quadrados, era de 16.308 pessoas. Apenas em 18 de março de 1934, o município tornou-se emancipado e seu primeiro prefeito foi Leopoldo Schramm. Em 1983, foram realizadas obras de pintura e reforma da Matriz: o piso foi consertado e lixado, os bancos foram envernizados e o bispo local, D. Carlos Schmitt doou a via-sacra esculpida em madeira. Ele mesmo celebrou 40 anos de sacerdócio e fez a inauguração interna da matriz.


Foto de Jaime Batista da Silva

Hoje, 150 anos depois, a Matriz São Pedro Apóstolo exibe uma nova pintura, assim como toda a estrutura paroquial. Frei Germano Guesser comandou esta nova empreitada.

Abaixo na foto, a homenagem no centro de Gaspar com o outdoor e o muro com fotos e a história dos 150 anos da Igreja de Gaspar.


Foto de Jaime Batista da Silva
O grande momento celebrativo aconteceu dia 25/04/11 às 19 horas, com a presença de um grande público e autoridades políticas e religiosas, como o bispo Dom José Negri, de Blumenau, e o bispo Dom Jaime Spengler, gasparense, nomeado recentemente pelo Papa Bento 16 para o ministério em Porto Alegre. A celebração lembrou a história da freguesia e a sua contribuição para a sociedade de Gaspar e do Médio Vale do Itajaí. Após a missa, uma nova queima de fogos de artifício embelezou o cartão postal de Gaspar. A festa continuou com um bolo gigante servido para a comunidade presente.


Um comentário:

Dinah Lunardelli Salomon disse...

Felizmente, conheço a Matriz SÃO pEDRO aPÓSTOLO DE GASPAR.
TODAS AS VEZES QUE PASSÁVAMOS EM GASPAR, PARÁVAMOS O CARRO E ENTRÁVAMOS NA iGREJA PARA REZAR, AGRADECENDO A BOA VIAGEM QUE TIVEMOS E AINDA QUE TERÍAMOS DE PROSSEGUIR.
PARABENIZO A TODOS OS GASPARENSES, PELA BELÍSSIMA MATRIZ.
dINAH lUNARDELLI sALOMON
E-MAIL Dinah salomon @terra.com.br