http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5316929-EI8139,00-vc+reporter+trapamedicos+antecipam+Dia+do+Voluntario+em+SC.html
Quem compareceu na manhã deste sábado no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), em Blumenau, para realizar exames, passar por consulta médica e doar ou receber sangue, foi surpreendido com a ação dos Trapamédicos, um grupo de voluntários que atuam como palhaços em hospitais do município desde 2006.
Foto de Jaime Batista da Silva
O grupo antecipou a comemoração ao Dia do Voluntário, celebrado neste domingo, 28 de agosto. A ação começou por volta das 10h30 e, além de animar o público, os integrantes do grupo ajudaram a fortalecer a campanha de cadastro de doação de medula óssea, se cadastrando como possíveis doadores. "Esse tipo de ação é muito importante para nós, porque acaba motivando as pessoas a realizarem o cadastro. Elas geralmente não o fazem por falta de conhecimento", afirma Crislaine Ebel, assistente de captação de doadores do Hemosc. Qualquer pessoa, com idade entre 18 e 55 anos, com boa saúde pode ser doador de medula óssea. Para isso, é feito um cadastro e é retirada uma pequena quantidade de sangue - 5 ml - para identificação da característica genética. Os dados ficam disponíveis em um banco nacional e, caso haja compatibilidade com algum paciente, o possível doador é contatado para a realização de novos exames.
Foto de Jaime Batista da Silva
Os Trapamédicos, cidadãos comuns que trajam jalecos, nariz de palhaço e maquiagem colorida, realizam ações com frequência nos hospitais Santa Isabel, Santa Catarina e Santo Antônio. O objetivo do grupo é levar alegria aos pacientes e seus acompanhantes pelas unidades de saúde em que passam. Uma das ações de destaque do grupo é um baile promovido com o auxílio de um músico, também voluntário, na área de hemodiálise Renal Vida e Radioterapia do Hospital Santa Isabel.
Foto de Jaime Batista da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário