Mostrando postagens com marcador trem. passeio. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador trem. passeio. Mostrar todas as postagens

domingo, 15 de janeiro de 2012

Foto do novo deslizamento de terra que atingiu a ferrovia em Apiúna-SC onde o trem está desativado desde Setembro 2011.

Foto do novo deslizamento de terra que atingiu a ferrovia em Apiúna-SC onde o trem está desativado desde Setembro 2011. Foto e texto enviados por Johnny S. Henschel. Foto de Johnny S. Henschel (Trem de Apiúna-SC)

COMUNICADO OFICIAL DO NURVI.
Como já é de conhecimento da maioria aqui do CLUBE AMANTES DA FERROVIA, venho a presença deste blog, comunicar que:

1 – Os passeios da Locomotiva 232, aqui em Apiúna-SC, estão suspensos por tempo indeterminado, devendo passar por algumas adequações na linha, ou seja, a retificação de alguns trechos, alguns deles danificados em decorrência da queda de barreira ocorrido no ano passado em virtude de fortes chuvas ocorridas na Subida, onde a grande barreira nos causou grandes prejuízos, inclusive bloqueando a entrada do túnel ali existente, impossibilitando os passeios.

2 – Deverá ser efetivado com contrato em que se celebram as parceiras entre ABPF, NURVi, e Tremtur, sendo que ambas as partes possam se entender e aceitar, ou acatar as decissões a serem tomadas.

3 – Em 21 de Dezembro, o NuRVI realizou amplo levantamento do trecho ferroviário revitalizado de Subida, objetivando a elaboração de um orçamento para que o trecho possa ser adequado as exigências das normas da ANTT. Este levantamento foi feito gratuitamente pelo paciente e renomado mestre de linha GILBERTO SOUZA de Mafra-SC. Que também presta serviços a ALL.

Do resultado deste levantamento será elaborado em orçamento priorizando o nivelamento da linha, troca de trilhos, melhoria do raio de algumas curvas, reconstrução do trecho afetado pela queda de barreira em Setembro, e a construção de dois desvios para a reversão da locomotiva, item exigido pela ANTT, sendo que o local destes desvios já foi escolhido e medido. Deverá ser construído uma estação com banheiros e com adaptaçãoes para pessoas com necessidade especial.

3 – Aproveitando a ocassião informo-lhes que mesmo os passeios encontram-se suspensos, as atividades normais na Gare continuam, inclusive com o acendimento da locomotiva para efetuar testes com os membros, objetivando a manutenção e lubrificação, evitando-se paradas muito prolongadas prejudiciais ao equipamento.

4 – No dia 14 de Janeiro, ao chegar a Gare, fomos surpreendidos por uma nova queda de barreira desta vez em grande proporção quase atingindo a locomotiva, sendo que tivemos que retroceder ela, para que se possam entrar com maquinas para retirar esta barreira, sendo que esta deverá ser feita pela Usina Salto Pilão, devido estar ela na sua propriedade.

Lembramos também que no ano de 2012 será um ano de muito trabalho, tanto no âmbito burocrático como técnico para que efetivamente a EFSC possa contar sua historia.

No dia 28 de janeiro será efetivada a nova eleição da Diretoria da ABPF, como também será definida a formação de cargos no NuRVI (Nucleo Regional Vale do Itajai). Sendo que será a mim incumbido a nossa missão perante o Núcleo, estando assim responsável sobre comunicados OFICIAIS da Locomotiva 232, e demais comunicados relativos aos seus trabalhos.

Gostaríamos de contar com a compreensão de todos no sentido de não efetuar mais comentários, e demais assuntos relativos a nossa EFSC, sem antes for comunicada oficialmente por nós.
Estando assim de uma vez por todas esclarecidas do porque da parada do trem, e nada tem haver com que alguns tenham dito ou insinuados, devendo ao menos observar e entender antes de efetuar comentários sem que antes seja entendido. E de forma educada sem fazer comentários ofensivos!

Contamos com a colaboração e o entendimento deste comunicado a todos, aproveitamos para desejar a todos um feliz e profícuo ano de 2012.

Johnny S. Henschel (NuRVI)

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Estrada de Ferro Vale do Itajaí (TREMTUR) suspendeu os Passeios de Trem Maria Fumaça na localidade de Subida em Apiúna-SC.

SEM PASSEIO DE TREM EM APIÚNA.

Estrada de Ferro Vale do Itajaí (TREMTUR) suspendeu os Passeios de Trem Maria Fumaça na localidade de Subida em Apiúna-SC. Este lindo passeio era feito sempre no segundo domingo de cada mês e quem trabalhava nos vagões eram todos voluntários.Foto de Jaime Batista da Silva

Seguem informações referentes à paralisação temporária dos passeios de Maria Fumaça, realizados na localidade de Subida, em Apiúna. A decisão foi tomada pela Diretoria da Fundação Estrada de Ferro Vale do Itajaí - TREMTUR, realizada no dia 14 de outubro, visando a reestrutração da linha férrea em operação, que foi atingida pelas chuvas de setembro, bem como, planejar questões técnicas e operacionais. Foto de Jaime Batista da Silva

O propósito da TREMTUR é garantir maior segurança ao público, aos parceiros e equipe de trabalho. Para isso, está empenhada em reativar os passeios, tão logo, as necessidades estiverem encaminhadas e solucionadas.

Foto de Jaime Batista da Silva


COMUNICADO OFICIAL
A Fundação Estrada de Ferro Vale do Itajaí (TREMTUR) comunica que estão suspensos até o início de 2012 os passeios de Maria Fumaça na localidade de Subida, em Apiúna, SC.
A suspensão temporária visa tão somente criar condições para que sejam executados os serviços de recuperação dos pontos da linha que foram danificados pelos deslizamentos de barreiras ocorridos em função das fortes chuvas do mês de setembro no Alto Vale, garantindo assim a segurança do público, dos parceiros e da equipe que atua no projeto.
A TREMTUR está empenhada em devolver logo aos turistas e amantes da Maria Fumaça este encantador trecho da "Ferrovia das Bromélias".
Frank Dieter Schulze Presidente Fundação TREMTUR
*
Veja as fotos deste lindo passeio, onde o Blog do Jaime tirou algumas fotos no início deste ano:
http://jaimebatistadasilva.blogspot.com/2011/04/blog-turismo-fotos-do-passeio-de-trem.html

Fotos do Trenzinho do Papai Noel que é uma das novidades da Vila Noel no Parque Vila Germânica.

Fotos do Trenzinho do Papai Noel que é uma das novidades da Vila Noel no Parque Vila Germânica. O passeio é gratuito para a criançada. Foto de Jaime Batista da Silva
Foto de Jaime Batista da Silva

Foto de Jaime Batista da Silva
Foto de Jaime Batista da Silva

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Fotos: A Macuca - Locomotiva que está na praça da Prefeitura de Blumenau recebe nova restauração.

Macuca - Locomotiva que está na praça da Prefeitura de Blumenau recebe nova restauração.

Foto de Jaime Batista da Silva

A Macuca é uma locomotiva construída na Alemanha, ponto turístico da cidade de Blumenau. A locomotiva chegou a cidade junto aos primeiros acessórios que iniciaram às obras de implantação da linha férrea Blumenau Hansa, no século passado. Nos últimos tempos, foi restaurada e está exposta na Praça Victor Konder, em frente à Prefeitura Municipal da cidade.
Fonte deste texto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Macuca

Foto de Jaime Batista da Silva


Foto de Jaime Batista da Silva
Foto de Jaime Batista da Silva

Foto de Jaime Batista da Silva

quarta-feira, 6 de julho de 2011

O Passeio de Trem de Maria Fumaça em Apíuna-SC será neste domingo dia 10 de julho.

O Passeio de Trem de Maria Fumaça em Apíuna-SC será neste domingo dia 10 de julho.

Veja a programação:

9h. Saída da 1ª. Viagem de Maria Fumaça. R$ 15,00 por pessoa.

Os passeios são de hora em hora até as 17h - Duração do passeio 50 min. aprox. (tempo do embarque e do passeio) - percurso de 3,2 km (com entrada no pátio da Usina Salto Pilão ) Fotos de Jaime Batista da Silva

PASSEIO HISTÓRICO CULTURAL DE MARIA FUMAÇA COM DELICIOSO ALMOÇO COLONIAL SUBIDA-APIÚNA
Realização: Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, NuRV, Fundação TREMTUR - Dia 10 de julho de 2011. (Passeio acontece sempre no 2º sábado de cada mês).

*
Durante o almoço haverá apresentação do Grupo de Dança de Rua ENERGIA, de Presidente Getúlio.
E também: Decoração especial de São João na Villa Franzói.
Das 8h às 17:30 h - Delicioso Café com bolos confeitados, bolo de pasta americana, cucas, bolo inglês - tortas: limão, napolitana, alemã, ricota, nega maluca.
Bolos e cucas vendidos por pedaço a R$ 2,00 e R$ 4,00 cada e café: R$ 1,00 a xícara
Local: Villa Franzói - Centro de Subida

*
Reservas: TREMTUR : (47) 3521-9972 no horário comercial (2ª a 6ª feira)
11:00h as 14:00 h - Almoço Colonial Especial a R$ 12,00 . (Polenta, macarrão caseiro, arroz, polenta frita, frango, queijo, salame, carne ensopada, farofa, saladas diversas...) . Buffet livre...... Crianças até 5 anos não pagam, de 6 a 10 anos pagam metade.
Local: Villa Franzói - Centro de Subida
17h. Última viagem de Maria Fumaça deste dia.
17h: sorteio de 2 raftings da Ativa Rafting de Apiuna
Local: Villa Franzói

Os organizadores do passeio de trem se reservam o direito de cancelar os passeios sem aviso prévio por razão de segurança e força maior sem prejuízo a si e aos passageiros.

Obs.: atualmente no restaurante e artesanato não são aceitos cheques nem cartões de crédito.

E mais: estacionamento seguro e GRÁTIS no pátio do restaurante a partir das 7:00 hs ‘as 18:30 hs , venda de souvenirs do trem, artesanato local , produtos coloniais,(tangerina, Mel,vinho,suco de uva,pão de milho,doces,geléias ...) parquinho GRÁTIS para as crianças até 10 anos (escorregador e balanço de madeira), temos também Brinquedos infláveis onde você pode comprar passaporte para a criança passear o dia brincando, fraldário, espaços adaptados para cadeirantes, pastel , bolinho,espetinho, trufas, buffet de sorvetes da Kibon, bebidas, pesque - pague, produtos da JEQUITI e NATURA , mudas de citronela o repelente natural ecológico (R$ 2,50 potes com duas mudas).
*Próximos passeios: 14 de agosto, 11 de setembro , 08 e 09 de outubro....
sempre no segundo domingo de cada mês*
*
Trem :
Reservas e informações:
http://www.efsc.com.br/ ou por e mail: ferrovia.efsc@gmail.com
(47)3521 99 72 no horário comercial (2ª a 6ª feira)
ABPF (47) 3333-1762 com Luiz Carlos Henkels (informações histórico cultural/trafego)
*
Almoço e Café (Villa Franzói):
47 8861 34 61 Josefina ou 47 8861 3454 Lourdes
Artesanato e produtos coloniais (venda ou consignação)
Jaqueline: 47 8861 34 53
Coordenadora de Comunicação da Villa Franzói :
Marileusa : (marileusa@franzoi.ind.br)
www.tremapiuna.blogspot.com

domingo, 10 de abril de 2011

Blog Turismo: Fotos do passeio de Trem de Maria Fumaça na cidade de Apiúna - SC. Veja a programação e o preço deste passeio perto de Blumenau.

Blog Turismo: Fotos do passeio de Trem de Maria Fumaça na cidade de Apiúna - SC.

É o TREMTUR Ferrovia das Bromélias. O blog convida vc a fazer este passeio.

Veja a programação e o preço deste passeio perto de Blumenau. Foto de Jaime Batista da Silva O passeio de trem em Apiúna acontece sempre no 2º Domingo de cada mês:

Veja a agenda de 2011:

08/05/2011 - 12/06/11 - 10/07/11 - 14/08/11 - 11/09/11 - 08 e 09/10/11 - 13/11/11 - 11/12/11. Foto de Jaime Batista da Silva Horário e Ingresso:

8:30h - Início da venda de passagens para o passeio do trem que custa = R$ 15,00 (crianças de até 5 anos que viajarem no colo não pagam)

9h - Saída da primeira viagem (as saídas são de hora em hora, trecho de 3,2 km com duração de 50 minutos cada);

17h - é a última viagem do dia.

Foto de Jaime Batista da Silva O Blog sugere que vc faça sua reserva com antecedência para não enfretar filas no dia: Ligue para RESERVAS: TREMTUR (47) 3521-9972 com Janaína. E-mail: ferrovia.efsc@gmail.com Site: www.efsc.com.br
Foto de Jaime Batista da Silva

Informações: * Reserva de 50% da lotação (pagamento 100% antecipado)

* Vendas na bilheteria de 50% da lotação* Crianças até 05 anos de idade não pagam* Estudante com carteirinha de estudante tem desconto de 50% * Motorista e guias não pagam* Estacionamento no local gratuito.

A contribuição do passeio é de R$ 15,00.
Foto de Jaime Batista da Silva


Todas as pessoas que trabalham no Trem de Apiúna são VOLUNTÁRIOS, isto mesmo, amor ao turismo e a história do município.Foto de Jaime Batista da Silva

Próximo passeio dia 08/05/2011.Foto de Jaime Batista da Silva

No restaurante Villa Franzoi da Marileusa Franzoi, tem além de almoço apresentações artísticas e até artesanato, além de brindes.

Você pode reservar o almoço pelo fone (47) 8861-3445.

Na foto abaixo garotos cantaram durante o almoço para os turistas.

Foto de Jaime Batista da Silva

Grupo folclórico de Pomerode se apresentou durante o almoço.


Foto de Jaime Batista da Silva

ALIMENTAÇÃO:

11h às 14h - Almoço Colonial Especial na Villa Franzói.

Buffet livre no restaurante parceiro do Projeto TREMTUR = R$ 12,00 (polenta, macarrão caseiro, arroz, frango, carne bovina ensopada e saladas diversas). Crianças de até 5 anos não pagam; Crianças de 6 até 10 anos pagam R$ 6,00.

Estacionamento gratuito no pátio do restaurante.

17:30h: Sorteio de DUAS descidas de Rafting e DOIS Vales Presente da Loja Brandili no Restaurante da Villa Franzói.

Foto de Jaime Batista da Silva

Conheça o Blog do Trem http://www.tremapiuna.blogspot.com/
Foto de Jaime Batista da Silva

* Mesmo com chuva o evento acontece.

*Serviços: venda de souvenirs do trem , artesanato, produtos coloniais (mel,vinho, pães) diversão para as crianças, pastel caseiro, buffet de sorvetes, bebidas, churros, algodão doce, crepe, maçã do amor, pesque-pague, trekking, camping...

Foto de Jaime Batista da Silva

COMO CHEGAR NO TREM DE APIÚNA-SC?

Vindos de Blumenau: passando pelo centro de Apiúna, siga pela BR 470 por cerca de 12 km. Vire a esquerda antes da ponte que cruza o rio Itajaí-Açú. Siga por mais 500 m. De Blumenau até o trem de Apiúna vc roda 70 km.

Vindos de Rio do Sul: passando o trevo de Ibirama, siga pela BR 470 por cerca de 6 km. Vire à direita após a ponte que cruza o rio Itajaí-Açú. Siga por mais 500 m.

Foto de Jaime Batista da Silva

O trem passa pela Usina Salto Pilão em Apiúna. Toda a estrutura para a volta deste trem em Apiúna foi patrocidade pela Usina Salto Pilão e com ajuda de empresas. As pessoas que trabalham no trem são todos voluntários.
Foto de Jaime Batista da Silva

O trem passa viaduto, túnel e pontes. Uma linda paisagem para ser apreciada.Foto de Jaime Batista da Silva
Foto de Jaime Batista da Silva
Foto de Jaime Batista da Silva
Foto de Jaime Batista da Silva

Foto de Jaime Batista da Silva
Foto de Jaime Batista da Silva

Veja a fila das pessoas que deixaram para comprar os ingressos na hora. O blog sugere que vc reserve antes pelo telefone (47) 3521-9972 com Janaína.Foto de Jaime Batista da Silva
Foto de Jaime Batista da Silva
Foto de Jaime Batista da Silva
Foto de Jaime Batista da Silva
Foto de Jaime Batista da Silva

O estacionamento é totalmente gratuito neste passeio de trem em Apiúna.
Foto de Jaime Batista da Silva

PASSEIO HISTÓRICO DE MARIA FUMAÇA (Trem) - Subida-Apiúna/SC. Realização: Fundação TREMTUR e ABPF - Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.

O Blog agradece o apoio recebido pela Janaína e pela Marileusa.

domingo, 11 de julho de 2010

Passeio de Trem com a Maria Fumaça na subida de Apiúna. Será dia 18/07 domingo.

Passeio de Trem com a Maria Fumaça na subida de Apiúna. Será dia 18/07 domingo.PROGRAMAÇÃO
8:30 às 10:00h . Delicioso Café com bolo confeitado,bolo de pasta americana,cucas,bolo Inglês, tortas:limão, napolitana,alemã,ricota,nega maluca, brigadeiro gigante, pastelão,pão picante , pão de milho caseiro,pamonha,geléias
Local: Retaurante Parceiro do Trem, no antigo refeitório Camargo Correa-Centro de Subida

9h15min: Início da venda de Passagens (R$ 15,00) para o passeio do trem. Crianças até 5 anos que viajam no colo não pagam

10h. Saída da 1ª. Viagem de trem.
Os passeios são de hora em hora -Duração do passeio 50 min. aprox. percurso de 3,2 km (inclusive entra no pátio da Usina Salto Pilão )

11:00h às 14:00h Almoço colonial R$ 10,00 (Polenta,macarrão caseiro,arroz,frango, carne bovina ensopada,saladas diversas) .
Local: Retaurante Parceiro do Trem, no antigo refeitório Camargo Correa-Centro de Subida
14h30min até às 17:30h: Café ( igual o das 8:00 às 10:00)
16h. Último passeio do dia.
* Mesmo chovendo o evento acontece *
E mais: venda de souvenirs do trem , artesanato, exposição de obras de arte, produtos coloniais,(Mel,tangerina,vinho,pão de milho...) diversão para as crianças, pastel caseiro, buffet de Sorvetes, bebidas, churros,algodão doce, crepe,maçã do amor,pinhão,Rafting, Rappel, trekking,canyoning,camping, pesque pague,
Informações: Trem - TREMTUR
47 3521 27 00 com Lena ou Ramiro (horário comercial)
Almoço, café e outros: 47 8861 34 61 Josefina ou 47 8861 3454 Lourdes
Artesanato e produtos coloniais (venda,consignação) Jaqueline: 47 8861 34 53
Coordenadora de Comunicação TREMTUR/Subida: Marileusa : 47 8861 34 45(
marileusa@franzoi.ind.br)