terça-feira, 24 de março de 2015

Pichações: Veja até onde os pichadores chegam. Foto do prédio do Edifício Brasília na Beira Rio. Pichação é CRIME e deve ser denunciado no 190.

Pichações: Veja até onde os pichadores chegam. Foto do prédio do Edifício Brasília na Beira Rio em Blumenau. 
Pichação é CRIME e deve ser denunciado no 190.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)


Pichação ou Pixação é o ato de escrever ou rabiscar sobre muros, fachadas de edificações, asfalto de ruas ou monumentos, usando tinta em spray aerossol, dificilmente removível, estêncil ou mesmo rolo de tinta.
No geral, são escritas frases de protesto ou insulto, assinaturas pessoais ou mesmo declarações de amor, embora a pichação seja também utilizada como forma de demarcação de territórios entre grupos – às vezes gangues rivais. Por isso difere-se do grafite, uma outra forma de inscrição ou desenho, tida como artística.
*
Moradores desta casa na Rua Militão Schneider no bairro Ponta Aguda, perto do Anel Viário Norte, pedem mais segurança, pois tem gente pichando o muro e o portão, além de fazer ameaças.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

CRIME!
No Brasil, a pichação é considerada vandalismo e crime ambiental, nos termos do artigo 65 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), que estipula pena de detenção de 3 meses a 1 ano, e multa, para quem pichar, grafitar ou por qualquer meio conspurcar edificação ou monumento urbano.
Todavia, os juízes vêm adotando a aplicação de penas alternativas, como o fornecimento de cestas básicas a entidades filantrópicas ou a prestação de serviços comunitários pelo infrator.

Um comentário:

Anônimo disse...

A cidade de Blumenau esta toda pichada, até quando vão PERMITIR isso? levando em conta ainda, que muitos morados já repintaram seus muros, vergonha!