quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Prefeito determina afastamento temporário de servidoras grávidas que trabalham no atendimento ao público, para prevenir contágio da Gripe A

Prefeito determina afastamento/remanejamento temporário de servidoras grávidas que trabalham no atendimento ao público Foto de Jaime Batista da Silva

O prefeito João Paulo Kleinübing assina, nesta sexta-feira, dia 7, uma determinação para garantir o afastamento ou remanejamento, por três semanas, das servidoras públicas grávidas que trabalhem no atendimento ao público.
A medida é preventiva para evitar possíveis contágios pela gripe A e abrange profissionais das unidades escolares e de saúde do município, da Secretaria de Assistência Social, Praça do Cidadão, bem como educadores sociais das moradias provisórias e das unidades coletivas de atendimento social. Funcionários de empresas terceirizadas também estão incluídos na medida.

A providência foi adotada pelo município de Blumenau com base na determinação do Estado de Santa Catarina que tomou, recentemente, uma medida similar nas unidades escolares da rede estadual de ensino. Além disso, mulheres grávidas são consideradas um grupo de risco para a doença no momento. Tem-se confirmado a vulnerabilidade das gestantes em relação à gripe A. No que for possível protegê-las de situações favoráveis ao contágio, tomaremos medidas preventivas. Esta última ação nos parece a mais acertada atualmente, explica o secretário municipal de Saúde, Marcelo Schaefer.

O secretário explica que a gripe A, assim como a gripe comum, é uma doença sazonal, que passa por um pico momentâneo por causa do clima atual. “Caso tenhamos melhora nessa condição nas próximas semanas, o quadro de risco de contágio para as gestantes tende a melhorar”, complementa.

A medida será válida por 21 dias, com data de início a partir de segunda-feira, dia 10, de agosto, e poderá ser prorrogada de acordo com a avaliação das autoridades municipais. As gestantes abrangidas pelo decreto devem apresentar atestado de gravidez na sua unidade de trabalho.

Fonte: Prefeitura

Nenhum comentário: