segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Olimpíadas Universitárias em 2010 volta a ser realizada em Blumenau.

Blumenau volta a sediar as
Olimpíadas Universitárias em 2010

Blumenau será a sede das Olimpíadas Universitárias, em 2010. A cidade, que já recebeu o evento em 2007, sucederá Fortaleza que foi a anfitriã da edição de 2009. Inicialmente, a competição do próximo ano está agendada para o mês de novembro, ainda sem data definida. A edição encerrada no último sábado mobilizou mais de 4 mil pessoas, sendo 3.400 participantes (3.000 atletas), um recorde.
Sérgio Vieira Galdino, presidente da Fundação Municipal de Desportos de Blumenau, comemorou a escolha de Blumenau. “Passamos por dificuldades, mas a vida já voltou ao normal na cidade”, disse Galdino, lembrando da tragédia ocorrida em novembro do ano passado.
A equipe da Comissão Central Organizadora já começa a ser montada. Para Galdino, o retorno do esporte é sempre garantido: “É turismo de evento. Vira negócio. Tem que saber aproveitar o que tem”. Em 2007, Blumenau lotou sua rede hoteleira e gerou mais de R$ 20 milhões em mídia espontânea.

Balanço final do Jubs 2009
A mais importante competição universitária do Brasil contou com a presença de atletas olímpicos e pan-americanos em suas oito modalidades: quatro coletivas (basquete, futsal, handebol e vôlei) e quatro individuais (atletismo, judô, natação e xadrez. A Federação Universitária Paulista de Esportes foi a primeira colocada em termos de aproveitamento, somando 347 pontos; em segundo lugar ficou a Federação Catarinense de Desporto Universitário (FCDU), com 288 pontos, e, em terceiro, a Federação de Esportes Universitários do Rio de Janeiro (FEURJ), com 257.
"Além da presença de grandes atletas, o evento tem o compromisso de propagar os ideais olímpicos e colaborar com a formação do cidadão através de cultura, entretenimento e lazer", afirma Edgar 0Hubner, diretor das Olimpíadas Universitárias Jubs 2009. Outro motivo de satisfação para os organizadores é a adesão total dos estados em 2009. "A cada ano, aumenta o número de participantes. A presença de todos os estados e do Distrito Federal (27 delegações) neste começo de Ciclo demonstra que as Olimpíadas Universitárias estão no caminho certo. Sempre evoluindo. O objetivo de contribuir para o progresso do esporte acadêmico vem sendo alcançado", comemora Hubner. "Depois de duas edições nordestinas, Maceió 2008 e Fortaleza 2009, as Olimpíadas Universitárias voltam ao Sul do Brasil em 2010 (Blumenau), comprovando que o evento não tem barreiras regionais", completa.

Fonte: Giovani Vitória.

Nenhum comentário: