quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Blumenau comemorou o Dia Internacional da Animação nesta quinta dia 28/10/10.

Blumenau comemorou o Dia Internacional da Animação. Veja as fotos:

Foto de Jaime Batista da Silva (Foto na Moradia Provisória do Garcia em Blumenau).
É o maior evento do gênero do mundo. Blumenau também comemorou nesta quinta-feira, dia 28 este dia especial. O filme foi exibido em dois locais simultaneamente.

Foto de Jaime Batista da Silva (Foto na FUNDAÇÃO CULTURAL DE BLUMENAU NO CINE TEATRO EDITH GAERTNER )
Pelo sétimo ano consecutivo, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma mostra, simultânea e gratuita, de curtas-metragens nacionais e internacionais e que envolve mais de 400 cidades de todo o país. Hoje quinta-feira, dia 28, em Blumenau o evento aconteceu pelo quarto ano seguido. O evento foi da Liquidificador Comunicação e Arte, em parceria com a Jec-Lac e apoio do Sesc. A FCblu, a Semascri e a Prefeitura apenas cederam os espaços (edith Gaertner e Abrigo provisório) para as exibições.

Foto de Jaime Batista da Silva (Foto na Moradia Provisória do Garcia em Blumenau).

Foi feita uma exibição na moradia provisória do Garcia (foto acima e embaixo), que abriga vítimas e desabrigados do desastre, que ocorreu em Blumenau, em novembro de 2008. A data já faz parte do calendário oficial da FCB. A Mostra tem programação também no Cine Teatro Edith Gaertner da FCB (ver tabela)

Foto de Jaime Batista da Silva (Foto na Moradia Provisória do Garcia em Blumenau).

A promoção foi aberta ao público, com entrada gratuita. Este é o maior evento simultâneo do gênero do mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica. O Dia Internacional da Animação também acontece em 30 países como França, Estados Unidos, África do Sul, China e Austrália, que fazem intercâmbio de suas mostras.

Foto de Jaime Batista da Silva (Foto na Moradia Provisória do Garcia em Blumenau).

A mostra foi criada em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) para comemorar o Dia Internacional da Animação. Foi nesta data que Émile Reynaud, em 1892, realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo. A organização nacional do evento contará novamente com o apoio, na divulgação, da Globo Filmes, TV Rá-Tim-Bum, TV Brasil, TV Cultura, Canal Futura, Espaço Z, Rain, Movie Mobz, Sesc TV, MTV, HSBC Belas Artes e Cine Brasil TV, Cinemateca Brasileira, com o apoio do CTAV - Centro Técnico do Audiovisual, do Conselho Nacional de Cineclubes e do Fórum dos Festivais.

História
Foi nesta data que, em 1892 que Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo. Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. O "Dia Internacional da Animação" também acontece em 30 países, como França, Estados Unidos, África do Sul, China e Austrália, que fazem intercâmbio de suas mostras. .

Onde aconteceu?
HORÁRIO: 19h30min - MOSTRA NACIONAL E INTERNACIONAL
LOCAL: FUNDAÇÃO CULTURAL NO CINE TEATRO EDITH GAERTNER
Rua XV de Novembro, 161 - Centro

*
LOCAL: NA MORADIA PROVISÓRIA DO GARCIA.
Rua Capitão Santos, 145 - Garcia (Próximo ao Terminal da Fonte, antiga CESBLU)

Um comentário:

Ali Assumpção disse...

bem bacana, apenas um correção, a organização e concepção do evento em blumenau não foi por conta da FCBLU, e sim da Liquidificador Comunicação e Arte, em parceria com a Jec-Lac e apoio do Sesc. A FCblu, a Semascri e a Prefeitura apenas cederam os espaços (edith Gaertner e Abrigo provisório) para as exibições.

Muito obrigada pela cobertura e pelas ótimas fotos!
Abs