Samae de Blumenau solicita economia de água em função das altas temperaturas.
O forte calor deve permanecer até domingo.
Foto de Jaime Batista da Silva
O país está vivendo a maior onda de calor dos últimos 90 anos e, em virtude das altas temperaturas registradas desde o início do ano, especialmente nas últimas três semanas, quando a temperatura alcançou a marca dos 40 graus, além da falta de chuvas significativas, o Samae solicita à população economia de água neste período. Segundo previsão do Alertablu para os próximos 15 dias, as altas temperaturas vão permanecer, com muito sol, calor e pancadas muito isoladas de chuvas com trovoadas nos finais de tardes. Esta situação segue até o dia 9 de fevereiro.
Foto de Jaime Batista da Silva
Este comportamento é resultado da influência de um bloqueio atmosférico posicionado no Oceano Pacífico, que mantém a presença de uma massa de ar seco e quente nas proximidades do Sul do Brasil, impedindo assim, o avanço de frentes frias. A precipitação esperada tem por característica apresentar má distribuição espacial. Em muitos casos ocorre chuva em um bairro do município e em outro não. Nestas ocasiões também é bastante comum a ocorrência de temporais com descargas elétricas, rajadas fortes de vento e granizo, ambos com curta duração.
Depois deste período, até dia 17 de fevereiro, a configuração atmosférica se modifica um pouco, mas ainda não é propícia à ocorrência de chuva significativa e persistente em Blumenau. Ocorre uma "quebra" do bloqueio atmosférico, que perdura por apenas dois dias e em seguida um novo bloqueio se configura mantendo a escassez de chuva em Santa Catarina. Este período, se comparado ao anterior, será um pouco mais favorável à ocorrência das pancadas de chuva no final dos dias, mas que apresentam por característica curta duração e distribuição espacial muito irregular.
Fonte: Valdair José Matias, diretor-presidente do Samae
César Luiz Dalri,diretor do Alertablu
Assessor de Comunicação: Joni César
Nenhum comentário:
Postar um comentário