segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Importante: O Ministro das Cidades adiou, por 90 dias, a obrigatoriedade dos extintores de incêndio veicular com carga ABC. Em Blumenau os postos e lojas estão com os estoques zerados. Não haverá multa para quem não tiver o extintor ABC, mas o bom é se preparar e não deixar para a última hora.

Importante: O Ministro das Cidades adiou, por 90 dias, a obrigatoriedade dos extintores de incêndio veicular com carga ABC. 
Em Blumenau os postos e lojas estão com os estoques zerados. 
Não haverá multa para quem não tiver o extintor ABC, mas o bom é se preparar e não deixar para a última hora.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)


Obrigatoriedade de uso de extintor veicular ABC será prorrogada por 90 dias.
O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, em acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), determinou nessa segunda-feira (05/01) adiar por 90 dias a obrigatoriedade dos extintores de incêndio veicular com carga ABC. O último prazo estabelecido pela resolução n° 333/2009 para os motoristas se adequarem a norma foi 1º de janeiro de 2015.
O adiamento será contado após a publicação de uma nova resolução que revogará o prazo.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério das Cidades

Resolução n° 333/2009: Extintor ABC deverá ser usado em carros de passeio, utilitários, caminhonetes, caminhão, micro-ônibus, trator, ônibus e triciclo automotor de cabine fechada. Circular sem o equipamento será infração grave com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação. Carros novos desde 2005 já tem o novo extintor ABC.

8 comentários:

Anônimo disse...

Mesmo assim, se você comprou o extintor de incêndio BC em Novembro e ele tenha validade de 1 ano (como tem), a obrigatoriedade do novo será só em Novembro de 2015.
Verifique a base legal no tópico anterior. Faça valer o seu direito de Consumidor e principalmente, de Cidadão.
"Base legal: Resolução 333 de 06/11/2009(CONTRAN) restabelece o efeito do artigo 8º da Resolução 157/2004(CONTRAN) que diz: O extintor de incêndio com carga BC deverá ser substituído ATÉ O VENCIMENTO da validade do teste hidrostático por um novo extintor com carga ABC.".

Anônimo disse...

Ontem um apresentador da rede TVCOM, canal fechado em Florianópolis, botou a culpa no condutor que sempre deixa pra última hora como todo Brasileiro o não cumprimento da nova lei a respeito do extintor de incêndio. Ele sugeriu que a nova lei fosse aplicada de imediato e que o condutor se danasse. Se esquece o tal repórter de que para que uma lei seja aplicada ela deve ser amplamente divulgada como não aconteceu com essa que foi escondida de propósito.
Eu gostaria de que fosse possível dar um soco pela TV, eu daria no tal sujeito que se julga jornalista. Ele tem um programa diário no horário das 22 horas na TVCOM.
Extintor de incêndio automotivo não é obrigatório em país nenhum. Quem apaga incêndio é o Corpo de Bombeiros.
O que me choca é que os canais de TV local, aqui de Blumenau, não comentam o caso e tem gente que se manifesta contra a posição deste Blog quando ele leva a notícia a todos de uma forma gratuita e que alguns julgam o blogueiro parcialista.
O Brasil é o verdadeiro país BANANAS de Woody Allen. Jamais será um Chile.

Anônimo disse...

Muito bacana o comentário e a gozação sobre o uso desta porcaria por parte do apresentador da RIC Record.
Esse apresentador deveria ser o diretor do SETERB.

Anônimo disse...

Isso é que nem a palhaçada das normas do capacete dos motociclistas que tem que ter o selo do Inmetro, faixa refletiva e outras bagulhadas.
Nos U.S.A. o capacete não é obrigatório, nem o uso do cinto de segurança, muito menos o extintor de incêndio. Só no Brasil que essas palhaçadas são exigidas.
Sabiam que no Brasil o suicídio é considerado crime? É, se você se matar vai preso.

Anônimo disse...

Show a reportagem da RIC Record, mas mesmo assim, se seu carro pegar fogo saia correndo, como bem salientou um entrevistado.
Não arrisque a sua vida por um bem material como o carro.

Anônimo disse...

O novo extintor de incêndio é descartável? Quando expirar o prazo de validade posso jogar ele no lixo comum? Qual o destino dos milhões de novos extintores que agora são descartáveis e não admitem recarga?
Os responsáveis pela nova lei deveriam aparecer na TV e dizer o que fazer.
Irresponsabilidade total desses carinhas.

Anônimo disse...

Tens razão em relação ao programa da TVCOM. O nome do programa é CONVERSAS CRUZADAS que vai ao ar todos os dias às 22 horas.
Trocaram o antigo apresentador, um sujeito muito inteligente e com grande conhecimento por um outro que é totalmente o oposto.

Anônimo disse...

Jaime, você que conhece esse pessoal da imprensa e do corpo de bombeiros.
Peça orientação desse pessoal e que seja amplamente divulgado o que fazer com os milhões de extintores de incêndio do tipo BC que não tem mais validade e os ABC que tem validade de 5 anos e que também são descartáveis.
Tenho certeza de que irão parar no lixo comum e que passarão pela prensa dos caminhões coletores de lixo. Os extintores tem material submetido à pressão e terão suas válvulas esmagadas. Já notou o perigo a que estarão submetidos os que trabalham na coleta do lixo?
Por enquanto a gente tem reclamado e a mudança foi parar na gozação, mas a coisa é séria e perigosa.
Sei lá, mas me parece que a gente tá brincando com o pino da granada.