quarta-feira, 24 de junho de 2015

CONFIRMADO: PAPA ACABA DE DIVULGAR NO SITE DO VATICANO O NOVO BISPO PARA BLUMENAU - SC. É o Monsenhor Rafael Biernaski, 60 anos, de Curitiba e de origem Polonesa.

CONFIRMADO: PAPA ACABA DE DIVULGAR NO SITE DO VATICANO O NOVO BISPO PARA BLUMENAU - SC. 
É o Monsenhor Rafael Biernaski, 60 anos, de Curitiba e de origem Polonesa.



Nomeação do Bispo de Blumenau (Brasil) O Santo Padre nomeou Bispo da Diocese de Blumenau (Brasil) SE Mons. Rafael Biernaski, até agora bispo titular de raspadores e Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba. S.E. Mons. Rafael Biernaski S.E. 
Mons. Rafael Biernaski nasceu em 1 de Novembro de 1955, em Curitiba, na Arquidiocese de mesmo nome, no Estado do Paraná. Em 1968 ele entrou para o seminário menor arquidiocesano São José e, em seguida, era um estudante no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos (1975-1981). 
Ele completou seus estudos de filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e teologia no Studium Theologicum Claretianum de Curitiba. Ela frequentou o curso para formadores de seminaristas no México (1986) e, como estudante na Pontifícia Pio Colégio Brasileiro de Roma, ele obteve uma licenciatura (1990) e doutorado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana (2007). Ele foi ordenado sacerdote 13 de dezembro de 1981 e foi incardinado na Arquidiocese de Curitiba, onde ocupou cargos como: Vice-Coordenador do Arquidiocesano Liturgia (1982); Professor e diretor espiritual do Seminário São José (1982-1988). Ele é um membro da União dos presbíteros de Schoenstatt (Schoenstatt-Priesterbund) do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Além disso, era um funcionário da Congregação para os Bispos (1995-2010). 
 Em 10 de fevereiro de 2010, ele foi nomeado Bispo titular de raspadores e Auxiliar de Curitiba e recebeu a ordenação episcopal em 15 de Abril seguinte. Foi Secretário da Conferência Episcopal Regional Em 2 do Brasil (2011-2015). [01102-IT.01]





VEJA NO SITE DA DIOCESE DE BLUMENAU :
Comunicamos a todos que o Santo Padre Francisco nomeou nesta quarta-feira, 24 de maio do ano da graça de 2015, sua Excelência Reverendíssima, Dom Rafael Biernaski, até então Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, como Bispo da Diocese de Blumenau. Dom Rafael assume o pastoreio da Diocese de Blumenau deixado por Dom José Negri, PIME, em 29 de novembro de 2014, quando este foi nomeado Bispo coadjutor de Santo Amaro(SP).

Dom Rafael Biernaski(60), filho de Ignácio e de Bernardina (in memoriam) Biernaski, nasceu no dia 01 de novembro de 1955, em Campo Comprido, bairro de Curitiba, Paraná.

Dom Pedro Antônio Marchetti Fedalto, Arcebispo de Curitiba, o ordenou Presbítero a 13 de dezembro de 1981 na igreja Matriz de Santa Teresinha do Menino Jesus, hoje Santuário. É membro da “União dos Presbíteros de Schoenstatt”.

Foi cooperador do Santuário de Santa Terezinha do Menino Jesus e no início do ano escolar de 1988 ingressou na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, Itália, fazendo o Mestrado de Teologia Dogmática.

Aos 12 de novembro de 1999, recebeu o título de Monsenhor. Aos 30 de outubro de 2007 concluiu o Doutorado em Teologia Dogmática.

No dia 10 de fevereiro de 2010 foi nomeado Bispo Titular de Ruspe e Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, sendo sua ordenação Episcopal e Posse no dia 15 de abril de 2010.

Foi eleito pelo Colégio de Consultores Administrador Arquidiocesano no dia 1º de julho de 2014 após o falecimento do arcebispo Dom Moacyr José Vitti em 26 de junho do mesmo ano.

Seu lema episcopal é EVANGELIZARE MISIT ME – “Enviou-me para Evangelizar”.

A Diocese de Blumenau manifesta sua profunda alegria com o anúncio de seu novo pastor, desejando-lhe as boas-vindas e aguardando sua posse com as orações de todos desta parcela do Povo de Deus.
Diocese de Blumenau

Dom Rafael Biernaski será o terceiro bispo da Diocese de Blumenau, e assumirá, em data ainda não definida, uma Diocese que completa 15 anos de criação neste mês de junho de 2015. Ela é formada por 40 paróquias divididas em 5 Comarcas Pastorais distribuídas em 13 municípios.

É sufragânea da Arquidiocese de Florianópolis (SC), seu patrono é São Paulo Apóstolo e tem como Sé a Catedral São Paulo Apóstolo de Blumenau.

A Diocese pertence ao Conselho Episcopal Regional Sul IV da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abrange as dioceses de Blumenau, Caçador, Chapecó, Criciúma, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, Tubarão e a Arquidiocese de Florianópolis.

Mais Informações
Pe. Raul Kestring: (47) 9924-1613
Cúria Diocesana de Blumenau: (47) 3322-4435

Nenhum comentário: