segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Mais de 63 mil mesários contribuíram para o sucesso do 1º turno em Santa Catarina.

Mais de 63 mil mesários contribuíram para o sucesso do 1º turno em Santa Catarina.
Foto de Jaime Batista da Silva (mesários em Blumenau)


 Dar todo o suporte ao eleitor, desde a sua chegada ao local de votação até a sua saída, e conferir se ele está na seção eleitoral correta e se levou um documento oficial com foto, necessário para a votação. Assim foi parte do trabalho realizado pelos 63.473 mesários convocados para trabalhar no 1° turno das Eleições 2012 em Santa Catarina. Desse total, 14.438 participaram de forma voluntária e 8.311 inscreveram-se pela internet.

O trabalho dos mesários no dia das eleições começa cedo. Eles são os responsáveis por receber as urnas dos delegados de prédio e levá-las para as seções eleitorais. Após a chegada das urnas nas seções, ocorre a ligação delas e a impressão da zerésima às 7h30. Com o término da votação, às 17h, o mesário deve devolver a urna ao delegado de prédio, que a encaminha para o local de totalização.

Para que o mesário esteja preparado para exercer a sua função no dia da votação, é realizado um treinamento conforme determinação do cartório de cada zona eleitoral. Geralmente são treinados o presidente da mesa, que é o responsável pela seção, e o primeiro mesário, que é o seu substituto. Em todo o estado, aproximadamente 26 mil pessoas receberam o treinamento para as eleições deste ano. Em Florianópolis, a capacitação foi entre 3 e 24 de setembro, com carga horária de duas horas cada turma.

Além do privilégio de poderem participar diretamente do processo eleitoral, os mesários têm direito a dois dias de folga, tanto no serviço público quanto no privado, para cada dia que forem convocados pela Justiça Eleitoral, seja para trabalhar nas eleições ou para o treinamento, conforme estabelece a Lei n° 9.504/1997 (Lei das Eleições).

Eles também tiveram direito a um vale-alimentação no valor de R$ 22,00 na data do pleito e podem ser beneficiados em concursos públicos que utilizem a participação no dia das eleições como critério de desempate.

Por Stefany Alves / Paula Gabiatti / Rodrigo Brüning Schmitt
Assessoria de Imprensa do TRESC

Nenhum comentário: