terça-feira, 10 de junho de 2014

Prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, juntamento com o GRAC - Grupo de Resposta e Ações Coordenadas, avaliam a enchente deste final de semana. O pico da enchente foi de 10,18m às 6h desta segunda-feira onde 93 ruas foram atingidas.

Prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, juntamento com o GRAC - Grupo de Resposta e Ações Coordenadas, avaliam a enchente deste final de semana. 
O pico da enchente foi de 10,18m às 6h desta segunda-feira onde 93 ruas foram atingidas.
*
GRAC avalia situação da enchente durante a segunda-feira.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime) (tirada no domingo)

Na noite desta segunda-feira, dia 9 de junho, o prefeito Napoleão Bernardes coordenou mais uma reunião do GRAC - Grupo de Resposta e Ações Coordenadas. Durante o encontro, que teve cerca de uma hora e meia de duração, representantes da área de segurança e secretarias municipais apresentaram um panorama da situação da cidade. 
Com o nível do rio Itajaí-Açu baixando, com 8,61 metros às 21h, muitos serviços são restabelecidos à população. Napoleão fez um levantamento dos trabalhos desenvolvidos pelo GRAC diante da possibilidade de enchente e destacou as perspectivas para os próximos dias. Segundo previsão da Defesa Civil, o nível do rio estará em 8 metros às 6h de terça-feira.

O secretário de Defesa Cidadão, Telmo Duarte, explicou que a baixa do rio será gradativa durante todo o dia de amanhã e que, com isso, o município sai da situação de enchente para o estado de atenção. Ainda assim, ressaltou que ainda é necessário o empenho das corporações para garantir a segurança e tranquilidade da população. Telmo destacou também que a situação da barragem de José Boiteux não traz preocupações para Blumenau. Isso porque mesmo com a abertura das comportas, que será aberta uma hoje e outra amanhã, o nível do rio Itajaí-Açu na cidade não vai aumentar. "A interferência será mínima e seu reflexo será visto apenas pelo fato de que o nível do rio vai diminuir mais lentamente", disse ao frisar a importância das comportas serem abertas para que em caso de novas chuvas ele não esteja cheio e cumpra o papel de reter a água acumulada na região norte.

Desde sábado, dia 7 de junho, a Defesa Civil atendeu 93 ocorrências, como deslizamentos e quedas de árvores. Com o pico da enchente em 10,18 metros, registrado às 6h desta segunda-feira, um total de 93 ruas foram atingidas pelas águas. Com isso, a Secretaria de Desenvolvimento Social ativou onze abrigos. Agora, são apenas dois, onde estão 23 desabrigados, que totalizam cinco famílias. Para o secretário Telmo Duarte, a enchente é considerada relativamente grande, mas que, devido aos esforços de todos os segmentos integrantes do GRAC, a comunidade não sentiu tanto os impactos.

Ainda durante a reunião, Napoleão destacou as visitas realizadas hoje em obras que visam diminuir os impactos de enchentes e enxurradas na cidade. Juntamente com o secretário de Obras, Carlos César Leite, e de Defesa do Cidadão, Telmo Duarte, o prefeito vistoriou o andamento dos trabalhos de macrodrenagem, desassoreamento e contenção das encostas dos ribeirões da Velha e do Garcia. Segundo ele, já é possível observar os reflexos positivos destas medidas que dão mais tranquilidade às famílias que residem próximas destes ribeirões. Lembrou também que os mesmo serviços são executados nos ribeirões da Fortaleza e da Itoupava. Juntas, as obras totalizam um investimento de cerca de R$ 60 milhões.

Retomando os trabalhos
Para garantir a volta da normalidade, durante todo o dia de hoje, a Secretaria de Serviços Urbanos intensificou os trabalhos de recuperação da cidade. Foram realizadas mais de oitenta intervenções em todo o município. Os serviços se concentraram na remoção de entulhos, lavação de vias e a remoção de barreiras, que por sua vez permitiram a liberação de vias públicas para tráfego. Para atender as demandas oriundas da enchente, amanhã as equipes de manutenção iniciam os trabalhos às 5h. O primeiro ponto a receber atenção será a rua Nereu Ramos. Na rua Araranguá, no bairro Garcia, profissionais vão atuar na retirada do grande volume de entulhos acumulado nas margens das ruas.

Na área da saúde, a segunda-feira começou com 22 unidades fechadas, mas até o final do dia cinco unidades foram ativadas, permanecendo suspensas as atividades em apenas 17. A Policlínica e o Centro de Saúde Rosania Machado estão atendendo normalmente. Na educação, as escolas básicas municipais e os centros de educação infantil, que hoje não funcionaram, voltam ao atendimento normal a partir de amanhã, mas em virtude do movimento paredista, algumas unidades - tanto de ensino quanto de saúde - podem permanecer fechadas. Para evitar maiores transtornos à população, um levantamento está sendo realizado pela Prefeitura e será divulgado no início da manhã apontando a situação de atendimento de escolas, creches e postos de saúde da rede pública.

Considerando a previsão de que o rio Itajaí-Açu chegue aos 8 metros às 6h de amanhã, permanecendo em situação de enchente, o prefeito Napoleão Bernardes convocou uma nova reunião do GRAC. O encontro acontece às 7h, no Salão Nobre da Prefeitura. Na oportunidade, será apresentado um balanço da situação registrada na noite de hoje e definidas as ações para a terça-feira.

Fonte: Napoleão Bernardes, prefeito
Assessora de Comunicação: Talita Catie

Um comentário:

Anônimo disse...

Jaime, belas fotos, excelente cobertura da enchente, informações atualizadas.
Não tem blog igual. Teu blog é referência.
Devias é receber algum mérito ou até mais das autoridades de Blumenau. Alguém deveria te financiar.
Durante a enchente tive oportunidade de ver quase 800 pessoas ao mesmo tempo no teu blog.
Múltiplos parabéns.