quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Magia de Natal de Blumenau começa dia 14 de novembro (sexta-feira) com a chegada do Papai Noel pelo Rio Itajaí-Açu e depois a entrega da chave da cidade na Praça da Prefeitura. Dia 15/11 começa o Weihnachtsdorf na Vila Germânica. Dia 18/11 Natal nos Bairros. Dia 29/11 acontece o 1º desfile de Natal. Dia 30/11 acontece o 1º Advento de Natal no Parque Ramiro.

Magia de Natal de Blumenau começa dia 14 de novembro (sexta-feira) com a chegada do Papai Noel pelo Rio Itajaí-Açu e depois a entrega da chave da cidade na Praça da Prefeitura.
 
Dia 15/11 começa o Weihnachtsdorf na Vila Germânica. Dia 18/11 Natal nos Bairros. Dia 29/11 acontece o 1º desfile de Natal. Dia 30/11 acontece o 1º Advento de Natal no Parque Ramiro.
Foto arquivo de Jaime Batista (Blog do Jaime)

Dias mais longos, horário de verão, as cigarras cantando ao entardecer. No Brasil, esses são indícios do fim do ano se aproximando, do natal chegando. Em Blumenau, juntamente com sinais tão tropicais, chegam outros tantos muito europeus. A partir do dia 14 de novembro, a Magia de Natal se instala no município, resgatando as tradições natalinas trazidas pelos colonizadores e despertando sentimentos de força e união, tão inerentes ao povo blumenauense.

O evento que celebra o natal em Blumenau nasceu em 2008 e, assim como a Oktoberfest, veio celebrar a capacidade de união e reconstrução que as pessoas que vivem na cidade demonstram após uma tragédia envolvendo as cheias. Em 2014 o natal chega novamente pelas águas do Rio Itajaí-Açu, mas de maneira feliz. O papai noel chegará de barco pelo rio às 20h30 do dia 14, aportando em frente à prefeitura municipal, para receber a chave do município.

A partir deste momento, tem início oficial a Magia de Natal de Blumenau. O evento se espalha se cidade, com atrações contemplativas, culturais, religiosas e sociais. 
Já no dia 15 de novembro, acontece a abertura oficial da Weihnachtsdorf, que transforma o Parque Vila Germânica na Vila de Natal de Blumenau. O papai noel monta sua morada na vila, onde receberá os visitantes até o fim do mês de dezembro. São mais de dez atrações, interativas e contemplativas, oferecidas gratuitamente a população local e turistas.

No dia 18 de novembro, o bairro Ponta Aguda é a primeira das seis comunidades blumenauenses que receberão o itinerante Natal nos Bairros. O projeto leva o papai noel e outras apresentações culturais a outras regiões que não as centrais do município, possibilitando que o espírito natalino toque a todos. 
No dia 29, acontece o primeiro desfile natalino de 2014, este ano com o tema "Alegria de Natal". A primeira celebração do Advento ocorre no dia seguinte, 30, no Parque Ramiro Ruediger.

A Magia de Natal é um projeto gratuito ao público e acontece de 14 de novembro de 2014 a 6 de janeiro de 2015. Organizado pela Câmara de Dirigentes Logistas de Blumenau em parceria com a Prefeitura Municipal e com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte com o Funturismo. Confira a programação completa no site oficial do evento, www.magiadenatal.com.br.

Fonte: Ivone Lemke, Diretora de Eventos e Operações do Parque Vila Germânica ; Assessora de Comunicação: Ana Matesco

Nenhum comentário: