domingo, 10 de janeiro de 2016

E vem mudança para melhorar o trânsito de Blumenau na região da Alameda e da Nereu: A Rua Nereu Ramos será mão única sentido centro para o bairro e a Alameda Rio Branco será mão única com três vias sentido bairro para o centro. E a notícia boa é para os ciclistas que terão ciclovias nas duas ruas. A Prefeitura e a Secretaria de Planejamento Urbano estão trabalhando no local para melhorar a mobilidade urbana. O prazo para as mudanças é até fevereiro.

E vem mudança para melhorar o trânsito de Blumenau na região da Alameda e da Nereu: 
A Rua Nereu Ramos será mão única sentido centro para o bairro e a Alameda Rio Branco será mão única com três vias sentido bairro para o centro. E a notícia boa é para os ciclistas que terão ciclovias nas duas ruas.
A Prefeitura e a Secretaria de Planejamento Urbano estão trabalhando no local para melhorar a mobilidade urbana. O prazo para as mudanças é até fevereiro.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)




O projeto global prevê a alteração nos sentidos das vias, implantação de ciclovias, novas calçadas e Áreas Calmas. A proposta está compatibilizada com outras importantes obras viárias previstas para o município como, por exemplo, o Corredor Estrutural Sul.

Primeira etapa
A primeira etapa do projeto global é a mudança no trânsito da região central. A proposta é transformar a Alameda Rio Branco em mão única da rua Pastor Stutzer até a rua XV de Novembro, onde só será permitida conversão à esquerda. A mudança vai possibilitar que a via funcione com três faixas para fluxo de veículos, amenizando os congestionamentos em horário de pico. A rua Nereu Ramos, por sua vez, terá sentido invertido, com tráfego no sentido Centro/Bairro. As vias transversais também terão alterações.

O objetivo é simplificar a circulação de veículos e garantir mais segurança aos pedestres. As alterações serão realizadas com base em dados do Seterb sobre o número de acidentes registrados na região nos últimos cinco anos. As alterações serão executadas nos pontos com mais ocorrências.




De acordo com o projeto, conjuntos semafóricos serão reordenados atendendo as necessidades de quem trafega pela região. A sinalização será refeita e canteiros também serão removidos para viabilizar as mudanças propostas. Essas alterações já estão sendo executadas pela Secretaria de Serviços Urbanos. Os serviços serão intensificados no período de férias para evitar transtornos à comunidade e devem ser concluídos até o mês de fevereiro de 2016. Os trabalhos de sinalização somarão um investimento de cerca de R$ 140 mil.

Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)


O projeto é alinhado também com o Samae. A autarquia será responsável pela recuperação asfáltica das vias em virtude das obras de implantação da nova rede de água na região da Alameda Rio Branco e rua Nereu Ramos. Serão investidos aproximadamente R$ 3 milhões na localidade.
“Estamos criando uma cidade pensada para as pessoas e por isso é importante que todos compreendam que é um projeto macro e que será executado em várias etapas”, explica o secretário de Planejamento Urbano, Juliano Gonçalves, ao reiterar que a primeira fase dos trabalhos é a mudança de trânsito na região central.

As alterações nos sentidos das vias entrarão em funcionamento em uma data a ser divulgada após a conclusão das adequações necessárias. Os motoristas que trafegam pela região, bem como os moradores das respectivas vias começarão a receber orientações, por meio de flyers, para compreender as mudanças aplicadas. Faixas explicativas também serão implantadas na área central da cidade. A Guarda de Trânsito fará um trabalho explicativo junto aos motoristas.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime) 

Calçadas e Ciclovias
A rua Nereu Ramos e a Alameda Rio serão contempladas também com ciclovia em toda a área de intervenção. A obra, que compreende uma segunda etapa do projeto, será viabilizada por meio de recursos garantidos pela Prefeitura de Blumenau junto ao Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2 – Mobilidade Urbana Médias Cidades). Com a área exclusiva para ciclistas, a faixa de estacionamento das duas vias sofrerá mudanças em alguns trechos. Os recursos, na ordem de R$ 1,9 milhão, contemplarão também calçadas dentro dos padrões de acessibilidade, com rampa de acesso e piso tátil.

Áreas Calmas
A Secretaria de Planejamento Urbano prevê ainda a implantação na região central da cidade de Áreas Calmas – perímetro dentro do qual os veículos deverão circular a uma velocidade máxima de 30 quilômetros por hora. A redução de velocidade, já adotada com bons resultados em outras grandes cidades, será somada a outras medidas, como plantio de árvores, sinalização turística para pedestres e obras de melhoria da acessibilidade.

Uma das Áreas Calmas será na região da rua Pastor Stutzer, no bairro Jardim Blumenau e a outra, em fase de elaboração de projetos, será na rua Curt Hering, no Centro. O objetivo é humanizar o espaço público, criando um ambiente de melhor convivência no trânsito, priorizando as áreas de convivência por diferentes modais de transporte. “Isso aumenta a segurança para pedestres, ciclistas e motoristas, reduzindo o número de acidentes”, explica Gonçalves.
Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

4 comentários:

Anônimo disse...

Moro em um prédio onde a entrada e saída foi feita orientada para o sentido antigo. Não é só o meu caso, mas muitos prédios e residências da região. Como fazemos agora? Será que os gênios que fizeram a mudança pensaram nisso? Não tenho dúvidas que irá melhorar a trafegabilidade, mas como ficam as entradas e saídas antigas?

Roger Nack disse...

Espero que com essa mudança retirem também a ilha que fica na frente do Santander (perto de Grande Hotel) para que quem venha da Rua das Palmeiras tenha ao menos 2 pistas de acesso a Beira Rio, já que os guardas insistem em criar um "corredor de ônibus virtual" todo dia as 18:00h, bloqueando a pista da direita, transformando o já caótico trânsito na região em um caos completo.

Roger Nack disse...

Espero que com essa mudança retirem também a ilha que fica na frente do Santander (perto de Grande Hotel) para que quem venha da Rua das Palmeiras tenha ao menos 2 pistas de acesso a Beira Rio, já que os guardas insistem em criar um "corredor de ônibus virtual" todo dia as 18:00h bloqueando a pista da direita que seria de uso compartilhado, transformando o já caótico trânsito na região em um caos completo.

Unknown disse...

E qual caminho o ônibus do Emílio Tallmann fará? Se