sábado, 4 de julho de 2009

Hoje comemora o Dia Internacional do Cooperativismo.

O Dia Internacional do Cooperativismo, instituído em 1923 no Congresso da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), é comemorado no primeiro sábado de julho de cada ano, dia da confraternização de todos os povos ligados pelo cooperativismo.
Foto de Jaime Batista da Silva
Cooperativa de Crédito Blucredi
A Blucredi (foto) foi constituída como Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo em 24 de março de 2000, por um grupo de 55 servidores públicos municipais que enxergaram a necessidade e a oportunidade de oferecer produtos e serviços financeiros para um público pouco valorizado pelos bancos.Desde então, a Cooperativa vem crescendo e ultrapassou a marca em 2007 de 16 mil associados. (Fonte: Site Blucredi)
Foto de Jaime Batista da Silva
Cooperativa de Crédito Viacredi
A Viacredi foi fundada em 26 de novembro de 1951 por 21 funcionários da Companhia Hering, liderados pelo Presidente da empresa, Ingo Hering, que não só foi o líder e cooperado número 1, como também ficou na presidência da Cooperativa por 16 anos.
A Cooperativa tem mais de 90 mil cooperados (maio/2009)e atualmente são 42 Postos de Atendimento no Vale do Itajaí. (Fonte: Site da Viacredi)
Cooperativas no Brasil
No Brasil, existem 5.700 cooperativas e 6 milhões de cooperados. As cooperativas geram cerca de 168 mil empregos diretos e estão presentes na agropecuária, saúde, trabalho, educação, habitação, crédito, consumo, serviços, eletrificação e telecomunicação. O cooperativismo de crédito soma mais de 1.000 cooperativas e mais de 1 milhão de associados.
História do Cooperativismo
No Brasil, a construção de um estado cooperativo surgiu com os jesuítas por volta de 1610. Por mais de 150 anos, esse modelo deu exemplo de sociedade solidária, fundamentada no trabalho coletivo, onde o bem-estar do indivíduo e da família no Brasil surgiu mesmo em 1847 nos sertões do Paraná seguindo modelos europeus.
A partir desta data cada cooperativa fez sua própria história. As cooperativas de crédito, esfaceladas desde meados dos anos 60 e durante a década de 70, buscam novamente seu espaço. Em 1902, no Rio Grande do Sul, um padre jesuíta implantou um modelo de cooperativismo baseado em experiências alemãs junto a pequenas comunidades rurais e vilas.
No final dos anos 20, um segundo modelo de cooperativa de crédito chegava ao Brasil. O terceiro e último modelo chegou ao País no final da década de 50 com Maria Thereza Rosália Teixeira Mendes, a Terezita, como carinhosamente era chamada. Ela organizou a constituição de dezenas de cooperativas de crédito mútuo em todo Brasil.

Fonte: http://www.mensagensvirtuais.com.br/mensagem-Dia-Internacional-do-Cooperativismo/

Nenhum comentário: