domingo, 11 de setembro de 2011

ENCHENTE: Blumenau declarou Situação de Emergência e Rio do Sul e mais 7 cidades de SC declararam Estado de Calamidade Pública. O que significa isso?

ENCHENTE em SC: Blumenau declarou Situação de Emergência e Rio do Sul e mais 7 cidades de SC declararam Estado de Calamidade Pública.

O que significa isso? Foto de Jaime Batista da Silva (Enchente em Blumenau dia 09/09/2011.

Estado de Calamidade Pública: Aurora, Agronômica, Brusque, ituporanga, Presidente Getúlio, Rio do Sul, Laurentino e Lontras.


03 Óbitos em SC: Guabiruba, Itajaí e Laurentino.
(atualizado às 15h do dia 11/09/11)
*
O que é SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA.
O que é situação de emergência em caso de desastres? É o reconhecimento legal pelo poder público de situação anormal provocada por desastres, causando danos suportáveis e superáveis pela comunidade afetada.

*
ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA
O que é um estado de calamidade pública em caso de desastres? É o reconhecimento legal pelo poder público de situação anormal provocada por desastres, causando sérios danos à comunidade afetada, inclusive à incolumidade e à vida de seus integrantes.

Desastre - Resultado de eventos adversos, naturais ou provocados pelo homem, sobre um ecossistema vulnerável, causando danos humanos, materiais e ambientais e conseqüentes prejuízos econômicos e sociais.

*
A decretação de situação de emergência ou de estado de calamidade pública não é e não deve ser feita com o objetivo único de recorrer aos cofres do Estado ou da União, para solicitar recursos financeiros.

*
Antes da declaração de situação de emergência, deve ser feita alguma coisa?
Sim, antes da decretação de situação de anormalidade, o Prefeito Municipal deverá comunicar a ocorrência do evento adverso ou desastre, simultaneamente, ao Órgão Estadual de Defesa Civil e à Secretaria Nacional de Defesa Civil, em Brasília-DF.

Nenhum comentário: