segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Conheça a história deste jovem mineiro que adotou Blumenau e se apaixonou pela Oktoberfest. Entrevista com Roberto Vitoi Alves Ramalho.

Conheça a história deste jovem mineiro que adotou Blumenau e se apaixonou pela Oktoberfest. Entrevista com Roberto Vitoi Alves Ramalho.

Foto de Jaime Batista da Silva 

"A Oktoberfest de Blumenau mudou. Está nova. Tem muito mais tradição e cultura. Ela é única"
Foto de Jaime Batista da Silva 

Ele diz que sua trajetória dentro do fantástico mundo do Chopp e da Oktoberfest em Blumenau foi amor a primeira vista. Roberto Vitoi Alves Ramalho, o "Beto" como é conhecido, tem 25 anos, e nasceu na cidade de Varginha/MG. Aos 13 anos veio para Blumenau.
Foto de Jaime Batista da Silva 

Em entrevista para o Blog do Jaime e para o Blog Duna Blumenau, "Beto" falou, ao som de música alemã, da alegria que sente nas apresentações no Grupo de Danças Alemãs da Furb, como de sua paixão em desfilar na Oktoberfest em Blumenau.
Foto de Jaime Batista da Silva 

Quem entra em seu apartamento, não tem dúvida, ele é realmente apaixonado pela tradição alemã, por Blumenau e pela Oktoberfest. Expostos na prateleira da sala, os canecos das primeiras edições da Oktoberfest nos remetem a maior festa alemã do Brasil. E não param por ai, sua paixão faz com que este "novo alemão" tenha diversos modelos de canecos, inclusive, alguns originais da Alemanha.
Foto de Jaime Batista da Silva 

Outra parte da casa que demonstra este "mineirinho alemão" ser louco pela tradição alemã e a Oktoberfest é sua Bandeira da Alemanha como decoração e o cartaz de divulgação da primeira Oktoberfest em Blumenau do ano de 1984, ambos pendurados como "relíquias impenhoráveis" na parede de seu refúgio.
Roberto contou que sua história em Blumenau, se fez a partir dos passeios com seu pai, para apreciar os desfiles da Oktoberfest, como também, passeavam nos "antigos Pavilhões da Proeb". A partir dali, com 14 anos, entrou no Clube 25 de Julho, onde sentiu seus primeiros batimentos do coração acelerar. Nascia então, uma paixão pela tradição alemã que não morreu mais.
Foto de Jaime Batista da Silva 

Seu primeiro desfile foi no Jeep Clube de Blumenau, após três anos consecutivos, migrou para o "Original Freund Kameraden", onde desfilava em uma bicicleta adaptada para dois lugares, porém, queria mais, e não apenas nos 17 dias de Oktoberfest. Então recebeu um convite de amigos para fazer parte do Grupo de Danças Alemãs da Furb e no Grupo Folclórico Grünes Tal.

"Meu sonho é aprender a língua alemã, e poder visitar a Alemanha. 
Mais ainda maior que meu sonho é meu desejo de poder estar na Oktoberfest deMunique"
No ano de 2010, a trajetória de Roberto mudou, após conhecer Cléber Maçaneiro, o criador do brinquedo "Fantástica Fábrica de Chopp". Num convite singelo, para acompanhar o brinquedo nos desfiles de 2011, teve sua oportunidade de subir no brinquedo que é um carro de gangorras, e ali, pretende ficar por muitos e muitos desfiles. Também, continua dançando junto com o Grupo da Furb.
Foto de Jaime Batista da Silva 

A PAIXÃO QUE ENCONTROU NA OKTOBER
Estudante de Publicidade e Propaganda na Furb e Gerente de Marketing na empresa da Família, Roberto não esperava que a Oktoberfest fosse palco de uma de suas mais importantes conquistas: seu namoro. Conheceu a Blumenauense Deise Raiser de 22 anos na Oktoberfest 2011, mais deram o primeiro beijo na SommerFest 2012, em janeiro, quando iniciaram o namoro. 
Foto de Jaime Batista da Silva 

"Desde quando a conheci, senti que seria um amor de verdade"
Ele, como forma de amor sincero, deu para ela a flor Edelweiss, que é exemplo de uma história linda de amor no País da Áustria. Ela, reciprocamente o presenteou também com uma Edelweiss, como forma de amor eterno. 
*
A MÃE
"Meu filho me emociona com sua paixão pela Oktoberfest e pela tradição alemã. Ele não tem motivo para amar a festa e a cidade, pois não é daqui. Mais paixão é assim, não se escolhe, apenas se vive", contou orgulhosa Dona Graça, Mãe de Roberto. 
Foto de Jaime Batista da Silva 

Roberto já participou de comerciais, desfiles, festas, concursos danças, Cruzeiros da Oktoberfest. Também já participou de Shows das Bandas Os Montanari, Vox 3 e Banda Cavalinho. Em meio de tanta paixão, suas férias são programadas para outubro, afim de que não perca nenhum momento da maior festa alemã do Brasil, a Oktoberfest de Blumenau. 

"Alguns me chamaram de louco quando nas enchentes, me disponibilizei para limpar os setores do Parque Vila Germânica. Se minha minha casa não é atingida pela enchente, eu posso e devo ajudar a cidade que tanto amo, ajudar o lugar que tenho uma paixão incondicional. Enquanto estou ajudando na Vila Germânica, outros funcionários da Prefeitura ficam livres para ajudarem em outros pontos da cidade".
Roberto Vitoi Alves Ramalho é Blumenauense de coração, que ama a cidade em que adotou para morar, que ama o povo desta cidade e que tem, sem dúvida, uma grande paixão pela Oktoberfest. 
Então, marcamos este grande nome, "Roberto", porque certamente veremos este rosto vinculado em muitas histórias da Oktoberfest e de Blumenau.
*
Esta entrevista teve a participação de Jaime Batista da Silva (Blog do Jaime) e do blogueiro André Cunha (www.dunablumenau.blogspot.com)

4 comentários:

LMM disse...

Parabéns Betinho pela entrevista. Assim como vc tb não sou nascida em Blumenau, mas sou Blumenauense de coração. *-* Quem mora aqui a ama, quem não mora, a admira.

Giovanni Silva disse...

Show meu grande amigo desde que conheci esta figura! Esse á é blumenauense só esqueceu de nascer aqui.

Anônimo disse...

Que história bacana! Gosto muito dessas 'paixões por lugares', seja pelo local de nascimento ou por locais adotados.
Parabéns ao Roberto, o "Blumineiro" ;-)

Ana Claudia Mistura disse...

Betoooooo!!!


Parabéns pela entrevista vc merece muito ser reconhecido, afinal és looooucoooo por isso! haha

Fica com DEUS!