sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Polícia Civil de Blumenau prende quadrilha que clonava cartões bancários da Cooperativa Viacredi em Blumenau. Eles sacaram o valor aproximado de R$ 500 mil reais de vários clientes. A Viacredi informou que vai ressarcir o cooperado que foi lesado.

Polícia Civil de Blumenau prende quadrilha que clonava cartões bancários da Cooperativa Viacredi em Blumenau. Eles sacaram o valor aproximado de R$ 500 mil reais de vários clientes. 
A Viacredi informou que vai ressarcir o cooperado que foi lesado.
Foto divulgação Facebook DIC Blumenau https://www.facebook.com/DicBlumenau?fref=ts

A Polícia Civil, através da Divisão de Investigação Criminal/DIC e do Núcleo de Inteligência/NINT03 de Blumenau, na manhã de ontem (05/09), cumpriu mandados de prisão preventiva expedidos em regime de plantão contra OSVALDO SOUSA OLIVEIRA (27 anos), ARLYSON DOS SANTOS BATISTA (30 anos), MAURICIO SOARES ARAUJO (30 anos), SILVIO BARBIERI (41 anos) e VALDELINO DE MESQUITA SOUSA (30 anos) pelos crimes de Furto Qualificado e Formação de Quadrilha praticados em continuidade delitiva em diversos dias do mês de agosto do corrente ano, na Cooperativa de Crédito Viacredi localizada em Blumenau/SC.
Em síntese, os golpistas faziam uso do equipamento eletrônico vulgarmente conhecido como “chupa-cabras”, que consiste em um clonador de cartões (ATM Card Skimming) instalado por cima do terminal original do caixa eletrônico e possui de 3 a 5 microcâmeras, que registram imagens do teclado e do monitor do caixa no momento em que o cliente digita a senha de acesso ao cartão, cujos dados eram copiados e arquivados em um dispositivo eletrônico (chip). Ato contínuo, após a desinstalação do “chupa-cabras”, os dados sigilosos captados eram gravados em cartões eletrônicos e depois utilizados para sacar dinheiro da conta bancária das vítimas.
Conforme investigações preliminares, nos dias 24 e 25/08, os investigados, mediante concurso de pessoas e utilizando do mesmo modus operandi, após clonarem os cartões dos clientes com as informações copiadas pelo “chupa-cabras”, anteriormente instalados em caixas eletrônicos da Viacredi situados em supermercados, efetuaram diversos saques nos Postos de Atendimento da região no valor aproximado de 500 mil reais.
A quadrilha foi presa nesta quinta-feira enquanto se hospedava em hotéis da região aguardando nova oportunidade para realizar outros saques fraudulentos com cartões clonados. Na posse da quadrilha foi encontrada grande quantidade de cartões magnéticos, bem como equipamentos eletrônicos destinados à clonagem.
Todos os presos já foram autuados em flagrante em outros Estados pelo mesmo delito, bem como três integrantes possuíam mandados de prisão expedidos em seu desfavor por outras Comarcas (Goiânia/GO, Barra Velha/ES e Belém/PA).
Os presos foram encaminhados ao Presídio Regional de Blumenau.
*
Nota Oficial da Viacredi
Estão sendo veiculadas na imprensa notícias referentes a casos de clonagem de cartões magnéticos objetivando o roubo de informações para a realização de fraudes financeiras. As informações ainda apontam a Cooperativa de Crédito Viacredi como uma das instituições Financeiras vítimas das ações.
Assim que detectado o problema, a Viacredi adotou tempestivamente todas as medidas necessárias para coibir e inibir novas ocorrências.
A Viacredi informa que possui dispositivos tecnológicos e equipe especializada de segurança e que trabalha na prevenção e monitoramento das transações de seus cooperados. Informa ainda que, no caso da confirmação de alguma fraude na conta do cooperado, a cooperativa ressarcirá integralmente o valor fraudado, não ocasionando qualquer prejuízo ao cooperado.
Atenciosamente,
Equipes de Segurança e Comunicação - VIACREDI/CECRED

Um comentário:

Anônimo disse...

A Viacredi vai ressarcir os lesados, mas depois deveria processar o Estado para ressarcimento do seu prejuízo, afinal de contas todos esses aí eram para estar presos. Se o Estado os liberou, é pq é conivente com as malandragens deles.

Enquanto as pessoas que forem lesadas por criminosos soltos não começarem a processar, vai ficar nisso.