sábado, 21 de setembro de 2013

Nível do Rio Itajaí-Açu está baixando. Agora às 17h é de 6,02m. Não chove na cidade. Veja a nota oficial da Prefeitura de Blumenau. Ainda tem previsão de chuva para esta noite e domingo.

Nível do Rio Itajaí-Açu está baixando. 
Agora às 17h é de 6,02m. Não chove na cidade. 
Veja a nota oficial da Prefeitura de Blumenau. Ainda tem previsão de chuva para esta noite e domingo.
*
TENDÊNCIA DE CHUVA DIMINUI, EM BLUMENAU.
Foto de Jaime Batista da Silva

Na reunião do colegiado do secretariado municipal de Blumenau, o prefeito Napoleão Bernardes trouxe uma notícia agradável: a previsão de 100mm de chuva para as próximas 48h caiu para 80mm, 40mm neste sábado e outros 40mm no domingo. A queda na expectativa da precipitação pluviométrica, no entanto, ainda não afasta a possibilidade de uma enchente. Uma coisa é certa. Ela não acontece nas próximas horas.
Secretários também fizeram um resumo de ações de suas pastas. Blumenau está em alerta, mas a situação é de normalidade no momento.
Napoleão iniciou a reunião comentando que a situação atual é bem diferente das enchentes de 2008 e 2011. Na primeira, a chuva castigava o solo há 14 semanas, o que provocou graves deslizamentos de terra. Na de 2011, quando começou a chover forte as barragens do Alto Vale já estavam com alto nível de armazenamento de água. Desta vez, nem uma nem outra coisa aconteceu. Até mesmo a maré cheia que se apresentava na foz do rio Itajaí Açu está diminuindo. 

Prefeitura mobilizada
Os vários setores da Prefeitura que agem durante eventos desta natureza fizeram uma rápida explanação de sua estrutura preventiva.

Educação: escolas que são atingidas por enchentes menores já tiveram seus móveis levantados ou removidos. Os Jogos da Primavera prosseguem normalmente hoje, no Sesi, mas as competições de amanhã estão canceladas. Nova data será marcada. Se a enchente não acontecer, o calendário escolar prossegue normalmente na segunda-feira.

Saúde: além dos quatro ambulatórios gerais (AGs) que estarão abertos a partir de amanhã das 7h às 24h nos bairros Garcia, Velha, escola Agrícola e Itoupavas, foi confirmado na reunião que o Ambulatório do Hospital Universitário, na região Norte da cidade, também estará funcionando neste esquema emergencial preventivo.

Samae: O abastecimento de água é normal em Blumenau. Em alguns momentos, e por pouco tempo, os captadores flutuantes são desligados em razão do aumento da turbidez da água. Porém, quem tem reservatório (caixa d´água) em casa não sentirá qualquer diferença. Na rede a água pode perder força por alguns minutos, mas não afetará a população. A autarquia garante abastecimento normal enquanto não houver enchente com mais de 14 metros.

Seterb: está em plantão normal de final de semana e com os agentes de sobreaviso. Caso as águas realmente venham a subir, toda a equipe será acionada para controlar e organizar o tráfego de veículos. Neste caso, a solicitação é de que as pessoas não saiam de casa com seus veículos, deixando as ruas para quem necessita trabalhar no socorro às vítimas.


Transparência nas informações
De hora em hora os veículos oficiais de informação da Prefeitura de Blumenau (site, tweeter e facebook) mostram para a população o nível do rio Itajaí Açu e as expectativas para as próximas horas. A informação é oficial do CEOPS/Furb, que faz este monitoramento e medição (coletadas na Ponte do salto) com equipamentos de ponta. A régua instalada na ponte Aldo Pereira de Andrade pode mostrar nível diferente, por se tratar de outro ponto do rio e visualmente constatar ondulações da correnteza do rio Itajaí Açu. Boletins são enviados com as informações oficiais para toda a imprensa.
A Prefeitura de Blumenau, como é de costume na atual administração municipal, informará exatamente aquilo que está ocorrendo e o que se prevê para as próximas horas dentro do que é possível tecnicamente prospectar, como forma de manter a população bem informada, atenta e com reação preventiva a possíveis momentos difíceis. "Temos responsabilidade com a comunidade e não negaremos a informação exata, porém não queremos fazer de uma possível enchente um espetáculo", concluiu.

2 comentários:

ESTELA disse...

GRAÇAS Á DEUS UMA ÓTIMA NOTÍCIA,NÃO ESTÁ CHOVENDO E O NÍVEL DO RIO ESTÁ BAIXANDO!!!!!!

Elaine disse...

Legal seu trabalho, tenho acompanhado as noticias pelo seu blog sempre atualizado.Confio em suas postagens e veracidade dos fatos.