sexta-feira, 20 de setembro de 2013

NOTA OFICIAL DE FALECIMENTO DO SR. HERBERT HOLETZ de 78 anos. Ele era apaixonado por cinema e trabalhou por mais de 40 anos no antigo CINE BUSCH.

NOTA OFICIAL DE FALECIMENTO DO SR. HERBERT HOLETZ de 78 anos.
Ele era apaixonado por cinema e trabalhou por mais de 40 anos no antigo CINE BUSCH.
Foto divulgação Prefeitura de Blumenau.

A Prefeitura Municipal de Blumenau, por determinação do prefeito Napoleão Bernardes, declara luto oficial de três dias por ocasião do falecimento do senhor Herbert Holetz, em nome da comunidade blumenauense, consternada com o desaparecimento de figura tão conhecida no meio cinéfilo. O decreto foi assinado na tarde desta quinta-feira, dia 19, pelo prefeito Napoleão Bernardes. A bandeira do município, na praça da Prefeitura, está a meio mastro e assim ficará por três dias.
*
HOMENAGEM A HERBERT HOLETZ, DEFENSOR DO CINEMA BLUMENAUENSE.

Faleceu nesta madrugada o cinéfilo blumenauense Herbert Holetz. Apaixonado pela sétima arte, foi um dos maiores defensores do cinema em Blumenau, atuando durante toda a sua vida para nutrir e divulgar a paixão da cidade pela cultura. Holetz faleceu esta madrugada, dia 19 de setembro, aos 78 anos.
Ainda criança, descobriu sua paixão ao assistir, acompanhado de sua mãe e seus irmãos, sessões de “O Gordo e o Magro”, “Tarzan” e os desenhos animados de Walt Disney. Já na adolescência, conheceu Reynaldo Olegário, gerente do Cine Garcia, que lhe ensinou os segredos da sétima arte. Para poder assistir ao máximo de filmes possível, fez uma parceria com o cinema: auxiliava o púbico para situá-los em suas poltronas e, em troca, assistia ao longa-metragem.

Esta paixão cresceu, se desenvolveu, e se refletiu diretamente em sua vida profissional. De lanterninha, Holetz passou à gerência do Cine Busch, onde atuou por mais de 40 anos. Após o fechamento do cinema, passou a colaborar como voluntário na Fundação Cultural de Blumenau. Doou filmes em película, cartazes, filmadoras e projetores. Para organizá-los, trabalhou voluntariamente no arquivo histórico durante sete anos, até que passou a ser contratado para iniciar o projeto Cine Arte da Fundação Cultural. O projeto segue firme há 10 anos, ainda mantendo a programação idealizada por Herbert Holetz.

Em sua despedida, a Prefeitura de Blumenau e a Fundação Cultural relembram a bela trajetória do querido senhor Holetz, cuja vida foi permeada pelas histórias da grande tela. Fica a lembrança e o agradecimento a este homem que sempre colocou a generosidade e a gentileza em cada pequeno gesto, deixando sua marca na história de Blumenau e compartilhando seu patrimônio mais precioso: a cultura.
Gerente de Jornalismo: Fábio Ricardo
Prefeitura Municipal de Blumenau

Nenhum comentário: