sábado, 21 de setembro de 2013

Veja a nota oficial da reunião agora à noite na Prefeitura de Blumenau sobre as fortes chuvas que estão previstas pela Defesa Civil para este domingo.

Veja a nota oficial da reunião agora à noite na Prefeitura de Blumenau sobre as fortes chuvas que estão previstas pela Defesa Civil para este domingo.  
*
Foto de Jaime Batista da Silva

RIO DESCE, MAS ALERTA CONTINUA.

Na reunião do GRAC, o Grupo de Ação Coordenada de Blumenau que atua durante eventos de intempéries climáticas, realizada agora à noite, a Defesa civil de Blumenau anunciou que mantém o "estado de alerta" embora o nível do rio tenha baixado dos 6 metros. A razão de não recuar para o estado de atenção é devido à quantidade de chuva que está prevista para a madrugada deste domingo: 40mm. Outros 40mm podem cair durante o dia de domingo. Foram registradas 55 ocorrências sem gravidade até o momento. "Às 23 horas diremos se a comunidade pode dormir tranquila, com a certeza de que não terá enchente até acordar", acentuou o secretário de Defesa do Cidadão Marcelo Schrubbe. Os boletins são divulgados de hora em hora pela Defesa Civil através da Secretaria de Comunicação, porém o das 23 horas terá recomendações específicas em relação à situação da madrugada.

O prefeito Napoleão Bernardes abriu a reunião explanando a situação geral do evento. A previsão é de mais chuva, mas o cenário já é melhor do que o anunciado pelos meteorologistas no meio da semana. Ele falou sobre as barragens do Alto Vale. Disse que a de Taió tem 60% de ocupação e está com as sete comportas fechadas. Em Ituporanga, 57% de ocupação, com duas comportas abertas e três fechadas. Já na maior delas, a barragem de José Boiteux, apenas 22% de ocupação com água represada e as duas comportas estão fechadas.

Lembrou que durante este domingo, quatro ambulatórios gerais do município estarão abertos das 7h às 24h nos bairros Garcia, Velha, Escola Agrícola e Itoupava Central, além do ambulatório do Hospital Universitário. Máquinas da Secretaria de Serviços Urbanos e URB foram descentralizadas e colocadas em pontos estratégicos para evitar que tenham dificuldade de transpor alagamentos para atender ocorrências. Além disso, 19 abrigos estão abertos em regiões consideradas de alto risco geológico. Ao reforçar o que o prefeito comunicou, Schrubbe ressaltou que "o poder público tomou todas as medidas para enfrentar a situação que já se colocava mais grave".

2 comentários:

Raul Bretzke disse...

Obrigadoordem todas as informações.

Anônimo disse...

OBRIGADA;POR NOS DEIXAR BEM INFORMADOS PELA AS SITUAÇÕES DAS CHEIAS.