sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Atenção: Defesa Civil de Santa Catarina emite ALERTA sobre fortes chuvas neste final de semana. Em Blumenau o volume maior de chuva deve ser no domingo. Há riscos de deslizamentos.

Atenção: Defesa Civil de Santa Catarina emite ALERTA sobre fortes chuvas neste final de semana. Em Blumenau o volume maior de chuva deve ser no domingo.
Foto de Jaime Batista da Silva


Atualização de Aviso Meteorológico:

Previsão de chuva forte e acumulados significativos em SC, entre sexta-feira e domingo (20 a 22)

Maré alta e vento dificultam o escoamento das chuvas no Litoral .
Fonte: Epagri-Ciram
*
Entre sexta-feira e domingo (20 a 22/09), a previsão é de tempo instável com muita chuva em SC, moderada a forte e persistente com acumulados de 100 a 200 mm em média, devido à formação e deslocamento de uma frente fria pelo Sul do Brasil.

Especialmente nas regiões Oeste, Sul e Norte do Estado podem ocorrer pontuais de 300 mm, quase o dobro do esperado o mês inteiro, com chance de quebra de recorde de 24h e mensal. Há risco de alagamentos, inundações e deslizamentos de encostas.

Previsão de acumulados de precipitação: 
Sexta-feira (20/09): 40 a 60 mm em média no Estado, podendo ocorrer pontuais maiores.

Sábado (21/09): chuva mais intensa do Oeste ao Litoral Sul, com acumulados de 80 a 140 mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores. Da Grande Florianópolis ao norte do Estado, 30 a 60 mm.
Domingo (22/09): 80 a 140 mm em média em todas as regiões, podendo ocorrer pontuais maiores.

No decorrer da segunda-feira (23/09), a chuva diminui em SC. Caso as previsões se confirmem, há risco de alagamentos, inundações e deslizamentos de encostas.

Maré: Nas regiões costeiras, os valores de marés elevados dificultam o escoamento das águas das chuvas para o mar. Podem ocorrer inundações pela maré astronômica de sizígia e chuvas, especialmente nas madrugadas e tardes de sexta e de sábado. Entre domingo e segunda-feira a maré astronômica diminui, mas o vento sul pode continuar dificultando o escoamento das águas.

Recomenda-se o acompanhamento das contínuas atualizações dos avisos meteorológicos e dos possíveis alertas emitidos pela Defesa Civil.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:
Tempestades com descargas elétricas e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. É aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
Inundações e Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

2 comentários:

Anônimo disse...

DEUS TENHA PIEDADE DE NÓS.

Anônimo disse...


Senhor Deus coloca A tua mão sobre a Nossa Cidade e tem misericórdia, e nos livre por favor.