segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Matrículas nas ESCOLAS E CRECHES DA REDE MUNICIPAL E ESTADUAL em Blumenau iniciam nesta segunda-feira dia 30 de novembro. Período vai de 2 a 6 de dezembro nas escolas municipais e até o dia 04 de dezembro nas escolas estaduais.

Matrículas nas ESCOLAS E CRECHES DA REDE MUNICIPAL E ESTADUAL em Blumenau iniciam nesta segunda-feira dia 30 
de novembro.
Período vai de 2 a 6 de dezembro nas escolas municipais e até o dia 04 de dezembro nas escolas estaduais.
 O horário de atendimento para efetuar a matrícula é o mesmo de funcionamento da secretaria de cada unidade.

Foto arquivo de Jaime Batista (Blog do Jaime)

Inicia na próxima segunda-feira, dia 2, e segue até sexta-feira, dia 6, o período de matrículas na rede municipal para o próximo ano letivo. No ensino fundamental haverá, ainda, uma segunda etapa entre os dias 3 e 7 de fevereiro de 2014. Vale lembrar que, nos CEIs, as intenções de vaga podem ser efetuadas durante todo o ano letivo.

O horário de atendimento para efetuar a matrícula é o mesmo de funcionamento da secretaria de cada unidade. Informações como documentação necessária, composição de turmas e os critérios para a matrícula constam nos editais disponíveis no site da Prefeitura, na página da Secretaria de Educação, no link “Editais, Normativas e Portarias”.

O ensino fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) será oferecido nas Escolas Básicas Municipais Professora Adelaide Starke (rua São Bernardo, no bairro Itoupava Norte) e Alberto Stein (rua General Osório, no bairro da Velha). As aulas serão realizadas no período noturno e os interessados devem procurar a secretaria da unidade onde deseja estudar para obter mais informações sobre a matrícula. A idade mínima para ingresso é de 15 anos na data da matrícula.

Fila única – educação infantil
É importante destacar que em 2014 entra em vigor o programa Fila Única. Nele, o cadastro de intenções de vaga para a educação infantil será organizado por ordem cronológica de inscrição, considerando a data e a hora em que ela foi efetivada. Com o Fila Única, os 77 CEIs foram divididos em 12 regiões.
Cada criança poderá ser inscrita em até duas regiões de intenção de matrícula, optando por um local próximo à residência onde ela mora ou perto do local de trabalho dos pais. Ela poderá ocupar uma colocação na lista de espera de uma unidade e outra colocação em outra unidade, podendo estar cadastrada em vários CEIs das duas regiões indicadas.

Outra novidade para o próximo ano será a forma de acompanhamento da posição da criança na lista de espera. A partir de 2014, os pais poderão consultar através da internet a colocação de seu filho na lista de espera. Para isso, bastará ter em mãos o número de protocolo que será entregue no ato da inscrição no programa.
Assessora de Comunicação: Talita Catie

********************************

ESCOLAS DA REDE ESTADUAL

As escolas da rede estadual de ensino vão iniciar nesta segunda-feira, 30, o processo de matrícula de novos alunos para o ano letivo de 2016.

Alunos que forem realizar a matrícula pela primeira vez terão de 30 de novembro a 04 de dezembro para irem até uma das 1.091 unidades de ensino e efetuarem as inscrições. Caso não consigam neste período, terão uma nova oportunidade entre os dias 01 a 05 de fevereiro de 2016.

Entre os principais critérios para a matrícula na rede estadual está o zoneamento, em que o aluno deve ser inscrito na escola mais próxima da sua residência ou do trabalho dos pais.

Como documentação, além da certidão de nascimento ou documento de identidade e histórico escolar, a Secretaria da escola deve solicitar atestado de vacina ou declaração dos pais/responsáveis do aluno assegurando estar em dia com a vacinação. Em caso de transferência, atestado de frequência do estudante. Para alunos do ensino médio, técnicos EMIEP, Técnicos Subsequente e Concomitante e Educação de Jovens e Adultos, será necessário também uma cópia do CPF.

Requisitos para ingresso na rede pública estadual
Ensino Fundamental
Criança com 6 anos a completar até 31 de março de 2016.

Ensino Médio e Educação Profissional.
Ensino Médio e Cursos Técnicos Concomitantes ao Ensino Médio: alunos egressos do Ensino Fundamental.
Curso de Magistério: 1ª série: alunos egressos do Ensino Fundamental e 3ª série: alunos com 2ª série do Ensino Médio completo ou egressos do Ensino Médio.
Curso Técnico Subsequente (pós-médio): alunos egressos do Ensino Médio ou matriculados na 3ª série do Ensino Médio.

Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Ensino Fundamental: 15 anos completos no ato da matrícula.
Ensino Médio: 18 anos completos no ato da matrícula.

Calendário Escolar 2016
Início do ano letivo: 11 de fevereiro de 2016
Recesso escolar: 16 a 31 de julho de 2016
Término do ano letivo: 15 de dezembro de 2016

O calendário escolar estadual completo está disponível no portal da Secretaria de Estado da Educação (http://goo.gl/6viGrW).

Um comentário:

Anderson R. Buss disse...

As aulas na rede municipal começam dia 03 de fevereiro de 2016