Fanfarra da Escola Básica Municipal Anita Garibaldi do bairro Itoupava Central em Blumenau comemora 20 anos.
Dia 1º de maio se apresenta na Festa da Weg e dia 05 domingo haverá um almoço festivo e dia 06 segunda-feira às 21h apresentação na Igreja São José Operário.
Foto arquivo de Jaime Batista da Silva
No dia 5, a fanfarra da Escola Básica Municipal (EBM) Anita Garibaldi, localizada no bairro Itoupava Central, completa 20 anos. Para comemorar essa data tão importante, a coordenação da unidade preparou uma programação especial para o mês de maio.
Na quarta-feira, dia 1°, a apresentação será na Festa do Trabalhador da WEG, no bairro Itoupava Central. Na data do aniversário, domingo, dia 5, será realizado um almoço festivo com a presença de atuais e ex-integrantes da fanfarra, além de autoridades e pessoas da comunidade que contribuíram com a história da corporação.
Já na segunda-feira, dia 6, às 21h, o palco será a Igreja São José Operário, situada próximo ao Supermercado Top, na Itoupava Central. Durante o mês, também serão realizadas apresentações na Câmara de Vereadores e na Prefeitura Municipal.
Além da alegria de completar 20 anos, a fanfarra tem outro motivo para comemorar. A partir do mês de julho ela passará de fanfarra simples marcial para banda musical. A mudança proporcionará um repertório mais aprimorado e eclético, já que mudam os instrumentais utilizados.
A diretora da escola, Lucilene Raquel Schmitt, destaca a importância da fanfarra em todos os contextos. “São 20 anos construindo e trazendo a musicalização para a comunidade e tendo a honra de ver muitos dos nossos ex-alunos exercerem hoje a profissão de músico”, comemora.
Lucilene destaca ainda que realizar essa série de apresentações é uma forma de “comemorarmos com a comunidade esta conquista, principalmente em lugares tão significativos e que fizeram parte da nossa história”, afirma.
Sobre a fanfarra
A fanfarra simples marcial Anita Garibaldi foi fundada no dia 5 de maio de 1993, com o objetivo de incentivar a cultura e a música aos alunos. Ela pertence ao projeto de Bandas e Fanfarras da Secretaria de Educação, tem o apoio da Associação de Pais e Professores, e é regida pelo ex-aluno da fanfarra Marcos Melchioretto. Atualmente, a fanfarra possui 64 integrantes e tem repertório eclético que toca desde samba até música alemã.
Assessora de Comunicação: Talita Catie