domingo, 28 de abril de 2013

Teatro Biriba de Luto: Morre em Ibirama Cidinha Passos, uma das administradoras do Circo Teatro Biriba. O velório acontece no Cemitério São José no centro de Blumenau e o sepultamento será hoje domingo.

Teatro Biriba de Luto: 
Morre em Ibirama Cidinha Passos, uma das administradoras do Circo Teatro Biriba. 
O velório acontece no Cemitério São José no centro de Blumenau e o sepultamento será hoje domingo ao meio dia.  
Foto site Teatro Biriba

Cidinha Passos está com os anjos, o céu está em festa, quanto a nós resta superar a tristeza de ter que continuar sem ela, mas no conforto de saber que valeu a pena, que os dias em que estivemos com ela sorrimos, nos divertimos, compartilhamos a alegria desta guerreira. Mãe de família, filha devota que deu continuidade ao trabalho dos pais, Cidinha alegrou Blumenau e região com sua família e sua "trupe". Estamos de pé a aplaudir o último ato de uma vida dedicada ao teatro, ao humor, ao fazer feliz a todos.
O Teatro Biriba, mesmo de luto, haverá de não perder o brilho de sua diretora maior e continuará a fazer rir a todos nós. (texto de Alcione Alvim Da Silva)

"Nasci em Abril, sou uma ariana de família tradicional de circo teatro, tenho cinco filhos, amo minha vida e minha profissão, que em minha opinião é uma profissão privilegiada pela chance de levar alegria e cultura aos mais distantes recantos." (Texto tirado do Site do Biriba)


O documentário
O Teatro Biriba surgiu na cidade de Tangará - SC em 1970, fundado por Geraldo Passos, o Biriba. Com a esposa Suzi, os filhos Geraldo Júnior e Cidinha, a companhia iniciou suas atividades e cumpriu temporadas de espetáculos nas cidades da região oeste de Santa Catarina. Com o passar dos anos a figura do palhaço Biriba se tornou conhecida em várias praças e o grupo explorou novos espaços, expandindo as temporadas para outras regiões de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Com a morte de Geraldo Passos em 1991, a companhia dividiu-se em duas, cada qual comandada por um de seus filhos. Geraldo Júnior é o palhaço Biriba, em sua unidade e Cidinha Passos na outra unidade traz seu filho Franco Adriano na pele do palhaço Biribinha. Ambos os palhaços herdaram da tradição familiar o desafio de perpetuar o personagem criado pelo avô. 

Atualmente as duas companhias contam com aproximadamente 30 pessoas cada, que vivem diretamente envolvidas no dia-a-dia dos grupos. Divididas entre as funções administrativas e/ou artísticas, estas pessoas constituem famílias, criam seus filhos, vivem e trabalham no espaço criado para receber um público cada vez mais numeroso e atento ao repertório de mais de 70 peças, encenadas por estas companhias itinerantes, diariamente, há 40 anos. 

Em sua longa história, o Teatro Biriba atuou em cidades e regiões do Estado que não têm outra oportunidade de contato com manifestações culturais, que não as de caráter folclórico. Em muitas cidades, os artistas do Circo-Teatro Biriba ensinam o público a aplaudir, a ver teatro, a conviver com artistas, exercendo enorme influência na formação de platéias e no cotidiano das cidades do interior catarinense, transformadas com a chegada do grupo.

Fonte site : www.ricatarina.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

ola eu tive meu pai que trabalhou no teatro biriba nos anos 70 eu não conheço ele só sei que ele trabalhou ai no teatro pela minha mãe estou a procura dele pra conhecer ele se alquem souber o o paradeiro dele oconhecer ele o nome dele é percival mendes...ele tinha uma irmão que se chamava neri mendes ou mare mendes se alquem souber meu email é ferreiradossantos.luciano2yahoo.com.br

Anônimo disse...

ola eu tive meu pai que trabalhou no teatro biriba nos anos 70 eu não conheço ele só sei que ele trabalhou ai no teatro pela minha mãe estou a procura dele pra conhecer ele se alquem souber o o paradeiro dele oconhecer ele o nome dele é percival mendes...ele tinha uma irmão que se chamava neri mendes ou mare mendes se alquem souber meu email é ferreiradossantos.luciano@yahoo.com.br

luciano disse...

ola eu tive meu pai que trabalhou no teatro biriba nos anos 70 eu não conheço ele só sei que ele trabalhou ai no teatro pela minha mãe estou a procura dele pra conhecer ele se alquem souber o o paradeiro dele oconhecer ele o nome dele é percival mendes...ele tinha uma irmão que se chamava neri mendes ou mare mendes se alquem souber meu email é ferreiradossantos.luciano@yahoo.com.br