Teatro Biriba de Luto:
Morre em Ibirama Cidinha Passos, uma das administradoras do Circo Teatro Biriba.
O velório acontece no Cemitério São José no centro de Blumenau e o sepultamento será hoje domingo ao meio dia.
Foto site Teatro Biriba
Cidinha Passos está com os anjos, o céu está em festa, quanto a nós resta superar a tristeza de ter que continuar sem ela, mas no conforto de saber que valeu a pena, que os dias em que estivemos com ela sorrimos, nos divertimos, compartilhamos a alegria desta guerreira. Mãe de família, filha devota que deu continuidade ao trabalho dos pais, Cidinha alegrou Blumenau e região com sua família e sua "trupe". Estamos de pé a aplaudir o último ato de uma vida dedicada ao teatro, ao humor, ao fazer feliz a todos.
O Teatro Biriba, mesmo de luto, haverá de não perder o brilho de sua diretora maior e continuará a fazer rir a todos nós. (texto de Alcione Alvim Da Silva)
"Nasci em Abril, sou uma ariana de família tradicional de circo teatro, tenho cinco filhos, amo minha vida e minha profissão, que em minha opinião é uma profissão privilegiada pela chance de levar alegria e cultura aos mais distantes recantos." (Texto tirado do Site do Biriba)
O documentário
O Teatro Biriba surgiu na cidade de Tangará - SC em 1970, fundado por Geraldo Passos, o Biriba. Com a esposa Suzi, os filhos Geraldo Júnior e Cidinha, a companhia iniciou suas atividades e cumpriu temporadas de espetáculos nas cidades da região oeste de Santa Catarina. Com o passar dos anos a figura do palhaço Biriba se tornou conhecida em várias praças e o grupo explorou novos espaços, expandindo as temporadas para outras regiões de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Com a morte de Geraldo Passos em 1991, a companhia dividiu-se em duas, cada qual comandada por um de seus filhos. Geraldo Júnior é o palhaço Biriba, em sua unidade e Cidinha Passos na outra unidade traz seu filho Franco Adriano na pele do palhaço Biribinha. Ambos os palhaços herdaram da tradição familiar o desafio de perpetuar o personagem criado pelo avô.
Atualmente as duas companhias contam com aproximadamente 30 pessoas cada, que vivem diretamente envolvidas no dia-a-dia dos grupos. Divididas entre as funções administrativas e/ou artísticas, estas pessoas constituem famílias, criam seus filhos, vivem e trabalham no espaço criado para receber um público cada vez mais numeroso e atento ao repertório de mais de 70 peças, encenadas por estas companhias itinerantes, diariamente, há 40 anos.
Em sua longa história, o Teatro Biriba atuou em cidades e regiões do Estado que não têm outra oportunidade de contato com manifestações culturais, que não as de caráter folclórico. Em muitas cidades, os artistas do Circo-Teatro Biriba ensinam o público a aplaudir, a ver teatro, a conviver com artistas, exercendo enorme influência na formação de platéias e no cotidiano das cidades do interior catarinense, transformadas com a chegada do grupo.
Fonte site : www.ricatarina.com.br
3 comentários:
ola eu tive meu pai que trabalhou no teatro biriba nos anos 70 eu não conheço ele só sei que ele trabalhou ai no teatro pela minha mãe estou a procura dele pra conhecer ele se alquem souber o o paradeiro dele oconhecer ele o nome dele é percival mendes...ele tinha uma irmão que se chamava neri mendes ou mare mendes se alquem souber meu email é ferreiradossantos.luciano2yahoo.com.br
ola eu tive meu pai que trabalhou no teatro biriba nos anos 70 eu não conheço ele só sei que ele trabalhou ai no teatro pela minha mãe estou a procura dele pra conhecer ele se alquem souber o o paradeiro dele oconhecer ele o nome dele é percival mendes...ele tinha uma irmão que se chamava neri mendes ou mare mendes se alquem souber meu email é ferreiradossantos.luciano@yahoo.com.br
ola eu tive meu pai que trabalhou no teatro biriba nos anos 70 eu não conheço ele só sei que ele trabalhou ai no teatro pela minha mãe estou a procura dele pra conhecer ele se alquem souber o o paradeiro dele oconhecer ele o nome dele é percival mendes...ele tinha uma irmão que se chamava neri mendes ou mare mendes se alquem souber meu email é ferreiradossantos.luciano@yahoo.com.br
Postar um comentário