terça-feira, 22 de junho de 2010

Teatro Carlos Gomes de Blumenau comemora 150 anos nesta quinta dia 24 de junho.

Teatro Carlos Gomes de Blumenau comemora 150 anos.

Foto Teatro Carlos Gomes, arquivo de Jaime Batista da Silva
O Teatro Carlos Gomes completa 150 anos nesta quinta, dia 24 de junho. Para marcar a data, será promovida uma noite cultural especial, com apresentações de música, teatro e dança das três escolas do Teatro Carlos Gomes. O objetivo é mostrar, em um espetáculo único e exclusivo, os trabalhos artísticos desenvolvidos na entidade.

A programação foi planejada com dedicação especial pelo vice-presidente administrativo, Conrado Odebrecht Filho, pela diretora geral do Teatro, Elisete Beck, e representantes da Carona Escola de Teatro, do Pró-Dança e da Escola de Música.

“A apresentação do dia 24 de junho será um evento tecido com o prazer e a emoção de um espetáculo que apresenta uma pequena parte do extenso trabalho da tradição do TCG, que em 150 anos, por meio de suas escolas, oferece arte e cultura a Blumenau e região. Para o público, o significado estará expresso na emoção em participar e constatar a beleza e a excelência do espetáculo preparado especialmente para a plateia que faz parte das comemorações”, comenta a diretora artístico pedagógica da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes, Noemi Kellermann.

“Fazer parte da SDM Carlos Gomes e estar em suas festividades de 150 anos é uma grande alegria, mas, acima de tudo, uma grande responsabilidade com toda a comunidade de Blumenau e região”, destaca o diretor administrativo da Escola de Música, Everaldo de Souza.

As festividades se estendem até junho de 2011, com uma programação marcante para sócios, funcionários, visitantes e comunidade em geral.

Homenagem

Em homenagem ao grande compositor Antônio Carlos Gomes, que empresta seu nome ao Teatro Carlos Gomes, a entidade irá depositar no dia 24 de junho uma coroa de flores no monumento-túmulo do músico, em Campinas (SP), sua terra natal, na Praça Antônio Pompeu. A duas quadras dali está o Museu Carlos Gomes, que reúne objetos e partituras do compositor. Acompanham as flores a frase “Homenagem ao grande mestre da música brasileira, da Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes – Blumenau (SC)”.

Carlos Gomes foi o mais importante compositor de ópera brasileiro. Destacou-se pelo estilo romântico, com o qual obteve carreira de destaque na Europa. Foi o primeiro compositor brasileiro a ter suas obras apresentadas no Teatro alla Scala. É o autor da ópera O Guarani.

150 anos de história
A história do Teatro Carlos Gomes está ligada à história de Blumenau, fundada em 2 de setembro de 1850. Entre os primeiros alemães vindos com Dr. Blumenau, fundador da cidade, já se formavam, aos domingos, pequenos grupos dedicados à arte dramática e ao canto. Dessa forma, em 24 de junho de 1860, foi instituída a Sociedade Teatral de Blumenau, que só passou a configurar-se como sociedade em 18 de abril de 1895, quando adotou o nome de Sociedade Teatral Froshsinn.

Sua primeira sede própria foi na então Rua das Palmeiras (hoje Alameda Duque de Caxias). Somente em 1935, a Sociedade Teatral Frohsinn lançou a pedra fundamental da construção do novo teatro, na Rua 15 de Novembro.

A primeira parte das obras foi concluída em 1939. Neste ano, a Sociedade Teatral Frohsinn alterou definitivamente seu nome para Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes. O novo teatro foi inaugurado dia 1º de julho de 1939.
Atualmente, o Teatro Carlos Gomes conta com aproximadamente 800 alunos em suas três escolas - de dança, música e teatro -, além de manter a Orquestra Prelúdio, projetos de inclusão social, como bolsas de estudo, Coro Infanto-Juvenil e Grupo de Percussão. O TCG também é sede de uma média de 600 eventos ao ano, com a participação de 200 mil pessoas.

Para receber os mais variados tipos de eventos, o Teatro Carlos Gomes conta com dois auditórios, dois salões e cinco salas de apoio, com estrutura para abrigar desde pequenas reuniões até grandes eventos para até 1.500 pessoas.
Saiba mais sobre a história do Teatro Carlos Gomes no endereço
http://www.teatrocarlosgomes.com.br/historico.asp

MAIS INFORMAÇÕES:
[Presse] Comunicação Empresarial

2 comentários:

Anônimo disse...

gostaria de sager mais sobre a vida de carlos gomes.

obrigado.

Anônimo disse...

gostaria de saber mais sobre a vida e as histórias de CARLOS GOMES.


OBRIGADO