Foto de Jaime Batista da Silva
Este é o 6º ano em que o Dia Mundial do Rim será lembrado em Blumenau. Em todas as edições a temática sempre é diferente, como por exemplo, a hipertensão e diabetes. Que segundo o Nefrologista, Itamar Thomé Vieira, são as doenças que mais causam problemas renais. Neste ano o tema será “proteja seus rins, salve o seu coração.”Onde se faz uma relação também com as doenças cardíacas. O especialista lembra que não é apenas neste dia que a população deve se preocupar com o órgão. Conforme Vieira, na maioria das vezes a doença renal pode passar despercebida.
Foto de Jaime Batista da Silva
Segundo o Nefrologista, os dados quanto as doenças renais são alarmantes. O número de pacientes aumentou com o passar do tempo. Hoje, de 3% a 10% da população tem alguma disfunção renal. Se compararmos com Blumenau, que possui 300 mil habitantes, quase 30 mil teriam algum problema nos órgãos. O especialista informa que a doença renal crônica, que reduz a capacidade de filtragem do sangue, é a que mais atinge a população. O funcionamento dos rins cai em média 40%. Ele afirma que o tratamento existe, mas é necessário que o paciente tenha o acompanhamento de um médico.
Foto de Jaime Batista da Silva
Para comemorar o Dia Mundial do Rim, será disponibilizado em Blumenau à população atendimento de graça. A iniciativa é da Associação Renal Vida, juntamente com a Liga Renal da Furb. Serão oferecidos serviços como medição de pressão arterial, índice de massa corporal, além de avaliações gerais de saúde. Os interessados podem comparecer na praça do Teatro Carlos Gomes, das 7h30 às 17h30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário