quinta-feira, 3 de março de 2011

Samae de Blumenau implanta novo sistema para medição do consumo de água. Decreto prevê alteração na cobrança da fatura de março.

Samae e a Foz do Brasil de Blumenau implantam novo sistema para medição do consumo de água. Decreto prevê alteração na cobrança da fatura de março. Foto arquivo de Jaime Batista da Silva (Foz do Brasil em Blumenau)
Samae implanta novo sistema para medição do consumo de água.
Em março, o Samae e a Foz do Brasil começam a utilizar um novo sistema para efetuar a medição do consumo de água. Atualmente, o procedimento inicia com a leitura do hidrômetro, depois a empresa emite a fatura, que é entregue pelo leiturista na medição do mês seguinte. A partir de agora, por meio de um coletor de dados com impressão simultânea, a fatura será emitida no ato da leitura.
Com a mudança do sistema, haverá mais agilidade com as informações e uma conseqüente diminuição no tempo do processo. Com isso, a população sairá beneficiada, pois se há algum problema no abastecimento - como, por exemplo, vazamentos - será possível detectar logo no início. No procedimento antigo só é possível verificar que algo está errado dois meses depois, já que se passam cerca de 60 dias desde a leitura feita no imóvel e a entrega da 'conta'. Além de gerar um benefício para a comunidade, a adequação no sistema de medição e cobrança permitirá que as empresas modernizem a gestão comercial, já que a leitura e a emissão da fatura serão imediatas e o seu pagamento ocorrerá em um prazo de até 10 dias após a entrega.
*
Decreto prevê alteração na cobrança da fatura de março.
No início de abril, as pessoas receberiam as faturas de março e de abril, além de alguns dias a mais somados ao mês de março para ajustar o novo cronograma. No entanto, com a assinatura do Decreto 9352, que prevê o parcelamento automático da fatura relativa ao mês de março, será emitida apenas uma fatura. Nela, o consumidor receberá o consumo relativo ao mês de abril, já dentro do novo cronograma, e a parcela relacionada a março. Ou seja, além da cobrança da tarifa normal, para que o consumidor não precise pagar duas faturas no mesmo mês, a tarifa do mês anterior, que de acordo com as novas regras ficaria em aberto, será automaticamente parcelada. O parcelamento será feito em nove vezes, sem nenhum acréscimo, tendo como última parcela o mês de dezembro de 2011. Para minimizar o impacto financeiro à população, o cálculo pra pagamento da fatura será realizado sobre o valor da taxa mínima. Isso significa que se o usuário registrar um consumo superior a 10m³, ele vai continuar pagando R$ 1,85 por m³ excedente.
Assessora de Comunicação: Sabini da Silva

Nenhum comentário: