domingo, 19 de junho de 2011

Assembleias de Deus completam 100 anos no Brasil. Em Blumenau a Assembleia chegou no ano de 1930.

Assembleias de Deus completam 100 anos no Brasil.

Em Blumenau a Assembleia chegou no ano de 1930. Foto de Jaime Batista da Silva
As Assembleias de Deus estão completando 100 anos no Brasil. Tudo começou com a vinda de dois missionários suecos que antes de chegarem ao Brasil visitaram o movimento de despertamento e avivamento espiritual da Rua Azuza em Los Angeles, EUA. Daniel Berg e Gunnar Vingren atenderam a chamada missionária ao receberem uma revelação de Deus acerca do Pará. Porém, ambos não sabiam onde ficava. Ao pesquisarem no mapa descobriram que se tratava da região norte de nosso país. Obedecendo ao “ide” chegaram a terras brasileiras em 19 de novembro de 1910.
A princípio reuniram-se com as igrejas batistas aqui já instaladas, mas como traziam na bagagem a doutrina pentecostal do batismo no Espírito Santo com a evidência do falar em línguas e a atualidade da concessão de dons espirituais como nos tempos apostólicos, não demorou para que o Senhor Jesus começasse a batizar os membros daquela igreja que, não aceitando a nova doutrina, decidiram desligar da comunhão os crentes que se uniram aos missionários.


Em 18 de janeiro de 1918, registrou-se a igreja Assembleia de Deus, nome que traz até hoje. Tendo origem no movimento pentecostal do início do século XX na América, as Assembleias de Deus do Brasil, cresceram nos moldes da igreja do Novo Testamento, onde os discípulos cheios do Espírito Santo levaram o Evangelho a todo o mundo.
As Assembleias de Deus chegam ao seu centenário como uma igreja forte, crescente e saudável, mantendo a pureza da doutrina pentecostal e, desafiando os especialistas em crescimento de igreja, continua expandindo-se desta feita para além das fronteiras, realizando um extraordinário trabalho missionário, tendo obreiros em quase todos os países do globo.
Fonte: http://www.assembleia.org.br/site/100-anos-das-assembleias-de-deus-no-brasil/
*

Assembleia de Deus em Blumenau.
No final da década de vinte chegou em Blumenau/SC um crente que emigrara da Alemanha, Wilhelm Dreffurt, que logo iniciou um trabalho de evangelismo entre seus colegas. Não demorou muito para que um pequeno grupo estivesse formado.
Três anos mais tarde, em 1931, o grupo de irmãos de Blumenau foi apoiado pelo então Pastor André Bernardino de Itajaí/SC. A congregação estava estabelecida numa residência familiar na Rua João Pessoa, no Bairro da Velha.
No final de 1932, o Pastor Antônio Lemos, vindo da cidade de Joinville/SC foi separado ao Diaconato, enquanto que Ananias Castellain, um dos primeiros crentes, foi nomeado o Primeiro Presbítero da Assembléia de Deus Blumenauense.
No ano de 1934, o Pastor André Bernardino assumiu a liderança dos trabalhos em Blumenau. Neste mesmo ano, a congregação que se localizava na residência da família Wagner, sofreu uma das piores perseguições aos assembleianos na cidade de Blumenau.
Em 1936, o missionário J.P. Kolenda foi quem prestou assistência espiritual e administrativa a Assembléia de Deus de Blumenau.
Em 1938 foi alugado um galpão na Rua São Paulo, de propriedade do Pastor Telfrid Herbst, que mais tarde se converteria a Cristo. No culto do dia 10 de Setembro de 1944 foi quitada a compra do terreno, como também foi fundada a Banda Musical Louvores Celestes, que por mais de 60 anos vem louvando ao nome do Senhor.
Cerca de oito meses após o início da construção, estava sendo inaugurado o primeiro Templo da Assembléia de Deus Blumenauense com capacidade para mil pessoas, o que foi um marco para aquela época.
Sob a administração do Pastor Nirton dos Santos um dos grandes ícones da Assembléia de Deus, em outubro de 1992 foi inaugurado em Blumenau um dos mais belos templos evangélicos do sul do país (Veja a foto no blog).
A IeadBlu segue crescendo até os dias de hoje espalhando a boa semente na nossa linda cidade. Hoje pastoreada pelo Pastor Nilton dos Santos a igreja possui mais de 78 congregações com mais de 9500 membros que sabem exatamente onde é o lugar de gente feliz.

http://www.ieadblu.com/historia

Nenhum comentário: