quinta-feira, 16 de maio de 2013

Administrador do Cemitério São José em Blumenau esteve no Chile fazendo intercâmbio cultural e buscando conhecimentos administrativos.

Administrador do Cemitério São José em Blumenau esteve no Chile fazendo intercâmbio cultural e buscando conhecimentos administrativos.
Foto de João Paulo Taumaturgo Silva

O administrador do Cemitério São José, João Paulo Taumaturgo Silva,
 esteve em Santiago no Chile visitando os cemitérios para um intercâmbio cultural e de conhecimento administrativo. 
*
Veja o que fiz o administrador:
"Os Cemitérios de Santiago no Chile tem seus pontos positivos e negativos, de grandes proporções e na sua grande maioria no estilo parque, os cemitérios da capital chilena tem grandes áreas e são geridos por profissionais paisagísticos que deixam com inveja qualquer Cemitério Parque do Brasil. O Cemitério de menor área visitado possui 25 hectares de terra e está localizado longe do centro, assim como a grande maioria. Dentro de 2 cemitérios dos 5 visitados existem crematórios, isto mostra que a concepção chilena de funcionamento de crematórios não foge do que julgamos o futuro no Brasil, os crematórios devem ser instalados nos cemitérios. Crematórios fora de cemitérios em Santiago não existe. O costume de espargir as cinzas em áreas como, mar, montanha, jardim não é incentivado aqui e também não é uma tendência, a população prefere guarda-las junto aos seus entes queridos sepultados ou em casa, para que nunca se perca a prova física de existência do parente falecido. A capital chilena reserva belezas naturais que podem ser vistas de seus cemitérios, a Cordilheira dos Andes que está no horizonte é uma delas. Uma cidade muito organizada e com conceitos europeus fortes na América Latina, esta é Santiago, até mesmo no que diz respeito a seus cemitérios".

Um comentário:

Anônimo disse...

Vão importar a Cordilheira dos Andes?
Próxima visita será no cemitério implantado pelo General Jorge Rafael Videla na Argentina.
Não tem jeito de fazer turismo mais barato?
Dinheiro público para ficar fazendo visitas a cemitérios.