segunda-feira, 13 de maio de 2013

Pichação é crime. O autor está sujeito a prisão e multa. Blumenau sofre com este vandalismo. Veja as fotos:

Pichação é crime. 
O autor está sujeito a prisão e multa. 
Blumenau sofre com este vandalismo.
 Veja as fotos na Avenida Beira Rio no centro da cidade de Blumenau:

 Foto de Jaime Batista da Silva

Pichação é o ato de escrever ou rabiscar sobre muros, fachadas de edificações, asfalto de ruas ou monumentos
, usando tinta em spray aerossol, dificilmente removível, estêncil ou mesmo rolo de tinta.
No geral, são escritas frases de protesto ou insulto, assinaturas pessoais ou mesmo declarações de amor, embora a pichação seja também utilizada como forma de demarcação de territórios entre grupos – às vezes gangues rivais. Por isso difere-se do grafite, uma outra forma de inscrição ou desenho, tida no Brasil como artística, embora em línguas como alíngua inglesa o termo graffiti seja unificado e sirva para ambas as formas de expressão.
Já a pichação é considerada essencialmente transgressiva, predatória, visualmente agressiva, contribuindo para a degradação da paisagem,vandalismo desprovido de valor artístico ou comunicativo. Costumam ser enquadradas nessa categoria as inscrições repetitivas, bastante simplificadas e de execução rápida, basicamente símbolos ou caracteres um tanto hieroglíficos, de uma só cor, que recobrem os muros das cidades. A pichação é, por definição, feita em locais proibidos e à noite, em operações rápidas, sendo tratada como ataque ao patrimônio público ou privado, e portanto o seu autor está sujeito a prisão e multa. O grafite atualmente tende a ser feito em locais permitidos ou mesmo especialmente destinados à sua realização

Foto de Jaime Batista da Silva
Foto de Jaime Batista da Silva 

6 comentários:

koka disse...

É uma pena, mas tenho percebido que nossa cidade, antes tão limpa e bonita, está sendo pichada a cada dia mais. Sou professora e ouço comentários de alunos que participam destas pichações.... e fazem isso com " orgulho e desafio". Um deles já foi preso por isso e liberado horas depois, por ser menor e contar com a impunidade! E viva o ECA!!!!

Anônimo disse...

Esses mestiços vem aqui para pixar Blumenau e tudo fica por isso mesmo.

Alemao daqui de blumenau nao faz essas coisas. Nao tem tempo pra isso.

Anônimo disse...

o problema é pichar muros de casas,escolas...
se for em locais abandonados,ou em construçao,nao vejo tanto problema,já que de qualquer forma vai ter que ser restaurado(terminado).

Anônimo disse...

ficar chamando de mestiços,mostra claramente quanto o povo de Blumenau é xenofóbico,e xenofobia é crime.
Pichaçao é crime realmente,beber e dirijir tambem,homofobia tambem,entre tantos outros crimes,que sao cometido diariamente por todos vocês.
o mesmo cara que aponta o dedo para o pichador ''criminoso''
mtas vezes é um homem bem sucedido,bem vestido,que bate na mulher e nos filho..
e isso nao é crime?
mais ai vem o ditado em briga de marido e mulher nao se mete a colher..e mais uma vez um crime MUITO pior que a pichaçao passou em branco..
cada um preenche o seu ego da forma que achar melhor.
muitos jovens se afundão nas drogas,outros arrumao briga na rua só por diversao,e outros andao de madrugada pelas ruas.jogando tinta nas paredes ''pichando'' nao apenas por destruiçao,mais por gostar realmente.
que sociedade doente se criou em Blumenau,a cidade mais periférica do estado,em que jovens encontrao na destruiçao,uma forma de diversao,de lazer.
a resposta é o começo do meu comentario,essa sociedade,cheia de preconceitos,que estufa o peito pra dizer que vive na melhor cidade do estado,sabendo a realidade do outro lado dos morros Blumenauense..
Blumenau ta reajindo exatamente igual a cidades maiores como,curitiba,porto alegre,sao paulo..
com violencia,e cheia de preconceito,a tendencia é tomar o mesmo caminho dessas cidades..
AMO BLUMENAU,a Blumenau de verdade,das madrugadas,das ruas vazias,onde tudo aconteçe..
espero que esse comentario seja postado,todos merecem opinar,de preferencia com respeito um ao outro.

Anônimo disse...

Realmente, a sociedade escolhe focos sociais para apagar os "grandes focos" eu ninguém resolve, por exemplo, quem esta por ai criticando os 100 milhões desviados no antigo governo da cidade? Quem esta por ai apoiando a C.P.I neles? ´.... É muito fácil pegar um molde critico, e usa-lo pronto, sem vc mesmo criar sua opinião, ou apenas procurar mais de uma opinião, ver por ambos lados! Tem muito crime ai, que é cometido a tempo, só que a sociedade fecha os olhos, e tocam o pau em algo que acham que tão limpando a consiecia.. Descontar a raiva em pixadores, enquanto são desviados 100 MILHÕES, do seu dinheiro, do nosso dinheiro! Enquanto matam, roubam, traficam, o foco é apenas PIXAÇÃO, já pararam pra pensar, que o tal ato de vandalismo é uma forma de expressão sobre um povo MUDO.. E um povo é mudo, apenas por que decidi acreditar em tudo aquilo que lhes é apresentado!

Charles disse...

Jaime, grande postagem !
Merece ser aprofundada. O bairro Victor Konder está sofrendo com essa praga.